cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico: IX Encontro Internacional de Vela Ligeira realiza-se nos dias 4, 5 e 6 de Agosto, no Faial – Inscritos 86 velejadores de 12 clubes



No âmbito do Festival Náutico da Semana do Mar 2014, realiza-se nos dias 4, 5 e 6 do corrente (segunda, terça e quarta-feira), o IX Encontro Internacional de Vela Ligeira (EIVL), destinado a barcos das Classes Optimist, 420, Laser 4.7 e Access (esta última: Vela para pessoas com mobilidade reduzida). Está prevista a realização de 9 regatas por cada Classe no campo de regatas da Baía da Horta.

Este evento é organizado pelo Clube Naval da Horta (CNH) e promovido pela Federação Portuguesa de Vela (FPV), contando com o apoio da Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA).



Estão inscritos 86 velejadores de 12 clubes, designadamente: Clube Naval da Horta, Clube Naval da Madalena, Clube Naval de São Roque do Pico, Clube Náutico das Lajes do Pico, Clube Naval das Lajes das Flores, Associação Naval da Gafanha da Encarnação, Clube Naval Povoense, Sport Clube do Porto, Clube Naval de Ponta Delgada, Clube Naval de Vila Franca do Campo, Clube Náutico da Lagoa e Ginásio Clube Naval de Faro. Entre Técnicos e Velejadores, este evento envolve 105 pessoas.

Para o Treinador de Vela Ligeira do CNH, Duarte Araújo, “o IX Encontro Internacional de Vela Ligeira tem muita importância no calendário de Vela dos Açores”. E salienta: “Estamos a falar de um evento que reúne todos os velejadores da Região numa prova de competição, ao mesmo tempo que recebe atletas do estrangeiro e do Continente português, os quais trazem sempre um aumento de qualidade”.

“Ao tratar-se de uma prova incluída no Festival Náutico da Semana do Mar envolve um acréscimo de responsabilidade e atenção por parte de toda a comunidade náutica faialense e do Arquipélago”, sublinha Duarte Araújo, garantindo que “a motivação dos velejadores é sempre muito alta”.

Este Treinador refere que o IX Encontro Internacional de Vela Ligeira “permite a confraternização entre velejadores e treinadores de outros clubes e países, sem a pressão dos resultados de apuramentos, o que é perfeito para a comparação de técnicas e capacidades dos velejadores, bem como o intercâmbio entre as diferentes culturas”. E remata: “Em relação aos resultados, espero que os velejadores se apliquem e se mostrem competitivos, reflectindo o treino efectuado até agora”.

Os velejadores de fora ficam instalados no Centro de Estágio do Serviço de Desporto da Ilha do Faial.

Os prémios serão atribuídos da seguinte forma:

Optimist: 3 prémios
Laser 4.7: 3 prémios
420: 3 prémios
Access: 3 prémios

A Cerimónia da Entrega de Prémios do EIVL está marcada para as 20 horas desta quarta-feira, dia 6, nas instalações do clube anfitrião.

O Clube Naval da Horta conta com o apoio dos seguintes parceiros na realização deste evento internacional: Direcção Regional do Turismo, Pró-Convergência e Continente Modelo.