cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2014: “Senhora do Socorro”, “Senhora da Guia” e “Diana” venceram a Prova de Botes Baleeiros - Casa do Pessoal da RTP

Na Vela, os 3 primeiros prémios ficaram no Faial, assim como na Prova de Remo Masculino, embora o bote das Feteira tenha sido usado por uma tripulação do Pico. Em Remo Feminino, a Taça foi para as Lajes do Pico.

A Prova de Botes Baleeiros - Casa do Pessoal da RTP: Regatas de Remo Feminino e Masculino, decorreu na tarde deste sábado, dia 9, na Baía da Horta, integrada no Festival Náutico da Semana do Mar 2014.

De acordo com Eduardo Sarmento da Comissão de Regatas, “o vento estava no limite”. Participaram 19 botes na Prova de Vela, 8 na de Remo Feminino e 9 na de Remo Masculino. “A ondulação pesada fez com que 6 botes tenham baixado as velas, por razões de segurança, tendo mesmo havido um mastro partido”, revela a mesma fonte.


As condições atmosféricas impediram a presença de mais 10 botes nesta prova, nomeadamente das Ribeiras e da Calheta de Nesquim que só vieram até às Lajes, e de São Jorge. Ainda assim participaram botes do Faial, do Pico e das Flores.

A Comissão de Regatas foi presidida por João Carlos Pinheiro, de New Bedford, integrando a mesma Jorge Macedo, Eduardo Sarmento e António João.

Refira-se que João Carlos Pinheiro, fundador da Azorean Maritime Heritage Society, em New Bedford, é a “alma” das regatas internacionais e que em Setembro do ano passado convidou o Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH), José Decq Mota, para fazer parte do júri desta Regata realizada no outro lado do Atlântico e em que participaram tripulações faialenses. José Decq Mota elogia sempre a forma como os faialenses e açorianos são recebidos em New Bedford, considerando que a Regata Internacional de Botes Baleeiros, que se realiza no Faial em 2015, é “uma forma de aproximação entre os EUA e os Açores”.

A Entrega de Prémios decorreu na noite deste sábado, na Tenda do CNH, após o jantar, da responsabilidade do Restaurante Barão Palace. Refira-se que esta Cerimónia serviu também para entregar os Prémios aos vencedores da Vela Ligeira Sénior, Pólo Aquático e Xadrez.

O Presidente do Clube Naval da Horta, José Decq Mota, começou por saudar os presentes, agradecendo a presença e participação de todos nas provas. O agradecimento foi extensivo às entidades presentes, as quais sublimam a inter-ligação existente com a instituição organizadora do Festival Náutico (CNH), possibilitando a realização de todo este manancial de actividades.

Este Dirigente agradeceu de forma especial à Comissão de Regatas e a todas as tripulações presentes, lamentando que as condições meteorológicas instáveis tenham alterado os planos iniciais, que previam a participação de um número de botes bastante mais elevado. Referindo-se concretamente às tripulações da Calheta e das Ribeiras do Pico, revelou que sabe que sentiram pena de não terem estado presentes tal como deste lado também foi sentida a sua ausência. Por isso, o pedido foi feito a São Pedro para que colabore com condições climatéricas mais favoráveis à realização do restante calendário de provas.

Tendo em conta que uma tripulação da Calheta já se encontrava no Faial, a mesma participou com o bote das Feteira, pelo que o Oficial ao receber o prémio fez questão de dizer que ele ficava no Faial.

Dentro do momento destinado aos agradecimentos, houve ainda umas palavras dirigidas aos atletas das Classes Standard e Laser (Vela Ligeira) que apoiaram no mar os Botes Baleeiros, e que neste sábado, dia 9, tiveram a sua prova regional, promovida pela Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA), cuja concretização contou com o cunho organizativo do CNH.

Eugénio Vargas fez questão de oferecer ao Clube Naval da Horta a maquete da lancha baleeira “Walkiria”, que ele próprio fez. Antes de emigrar, este faialense morava no Varadouro e recorda que durante o Verão via muitas vezes a “Walkiria” e o “Cetáceo”, embarcações que ficaram para sempre retidas na sua memória. O facto de há 4 anos ter dado uns passeios nesta lancha, foram decisivos para levar adiante uma obra que, no dizer de José Decq Mota, “é bem demonstrativa das profundas raízes que os botes e as lanchas têm na nossa história e cultura baleeira”.

Wulf H. Koehler, amigo de José Decq Mota, aproveitou a Cerimónia de Entrega de Prémios dos Botes Baleeiros para lhe oferecer o seu livro, intitulado “Desde a caça da baleia até à sua observação”. O autor da obra, que fez uma dedicatória no exemplar oferecido a José Decq Mota, estudou o fim da caça à baleia e o início do whale watching. Na mesma altura, Wulf H. Koehler também ofereceu um exemplar ao picoense João Tavares, construtor de botes baleeiros. O Presidente da Direcção do CNH referiu a parceria existente entre a Casa do Pessoal da RTP no que toca a esta Regata e, como tal, convidou o seu Responsável, Osvaldo Rodrigues, a proferir umas palavras, bem como a participar na Entrega de Prémios aos vencedores da Regata de Botes Baleeiros.

A emoção tomou conta de Osvaldo Rodrigues que apenas disse serem já 10 anos à frente deste organismo.

Dentro das parcerias estabelecidas, José Decq Mota destacou a Câmara Municipal da Horta, que apoia na manutenção do património baleeiro no Faial, “o qual reflecte a nossa história”. Dirigindo-se a todos os convidados – mais de 400 – este Dirigente agradeceu o apoio das diversas instituições e realçou: “É por vocês que todos os anos investimos neste Festival. E agora já só pensamos em 2015, para que se faça mais um grande Festival Náutico dentro da Semana do Mar”.

O Secretário dos Assuntos do Mar, Fausto Brito e Abreu, na sua curta intervenção evidenciou 3 razões únicas para vir à Semana do Mar, com a qual está bem familiarizado tendo em conta que é de São Miguel e que já cá veio várias vezes: 1ª, a impecável organização do Festival Náutico, a cargo do Clube Naval da Horta; 2ª, a hospitalidade faialense e 3ª, a vibração da participação das pessoas. Por isso, garantiu que “o Governo Regional dos Açores vai continuar a apoiar este Festival, com gosto”.

A animação da noite esteve a cargo do grupo terceirense “Só Forró”, cujo vocalista saudou os presentes e disse que este era o 8º ano consecutivo que a festa estava a cargo do grupo. E acrescentou: “Tirando a Terceira, o Faial é a ilha onde o “Só Forró” conta com mais animações”.







CLASSIFICAÇÃO


Vela:

“Senhora do Socorro” – Oficial: Pedro Garcia – Junta de Freguesia do Salão
“Senhora de Fátima” – Oficial: António Luís – Junta de Freguesia de Castelo Branco
“Capelinhos” – Oficial: Luís Decq Mota – Junta de Freguesia do Capelo
“São João Baptista” – Mário Bettencourt – Clube Naval de São Roque do Pico
“Senhora da Guia” – Rute Matos – Junta de Freguesia da Feteira
“Nossa Senhora da Conceição” – Oficial: Rui Maciel – Clube Naval S. Roque Pico
“Ester” – Oficial: José Leal – Clube Naval das Lajes do Pico
“Nossa Senhora das Angústias” – Oficial: Nuno Silva – Junta Freguesia Angústias
“Santo Cristo” – Oficial: Lídio Rosa – Junta de Freguesia São João do Pico
10º “Claudina” – Oficial: Susana Salema – Clube Naval da Horta
11º “Maria da Conceição” – Oficial: Luís Alves – Clube Naval da Horta
12º “Maria Pequena” – Oficial: Bento Silva – Clube Naval de São Mateus do Pico
13º “Castelete” – Oficial: Guilherme Alvernaz – Clube Naval de São Roque do Pico
14º ”Liberdade” – Oficial: Paulo Alves – Clube Naval das Lajes do Pico - DNF
15º “São José” – Oficial: Vítor Mota – Junta de Freguesia do Capelo - DNF
16º “Diana” – Oficial: Igor Azevedo – Clube Naval das Lajes do Pico - DNF
17º “Formosa” – Oficial: Luís Inácio – Clube Naval das Lajes das Flores - DNF
18º “São Pedro” – Oficial: Miguel Maciel – Clube Naval das Lajes das Flores - DNF
19º “Nossa Senhora Santana” – Oficial: Rui Machado – Piedade - DNF

Remo Feminino:

“Diana” – Oficial: Sandra Azevedo – Clube Naval das Lajes do Pico
“Senhora da Guia” – Oficial: Andrea Mota – Junta de Freguesia da Feteira
“Santo Cristo” – Oficial: Margarida Neves – Junta de Freguesia de São João do Pico
“Maria Pequena” – Oficial: Sara Goulart – Clube Naval de São Mateus do Pico
“Nossa Senhora da Conceição” – Oficial: Margarida Goulart – Clube Naval de São Roque do Pico
“São João Baptista” – Oficial: Cláudia Ávila – Clube Naval de São Roque do Pico
“Formosa” – Oficial: Sónia – Clube Naval das Lajes das Flores
“Ester” – Oficial: Filipa Brinca – Clube Naval das Lajes do Pico

Remo Masculino

“Senhora da Guia” – Oficial: Daniel Freitas – Clube Naval Aliança Calhetense
“Diana” – Oficial: Igor Azevedo – Clube Naval das Lajes do Pico
“São João Baptista” – Oficial: Manuel Ávila – Clube Naval de São Roque do Pico
“Capelinhos” – Oficial: Paulo Correia – Junta de Freguesia do Capelo
“Ester” – Oficial: José Leal – Clube Naval das Lajes do Pico
“Santo Cristo” – Oficial: Lídio Rosa – Junta de Freguesia de São João do Pico
“Maria Pequena” – Oficial: Carlos Pinheiro – Clube Naval de São Mateus do Pico
“São Pedro” – Oficial: Luís Inácio – Clube Naval das Lajes das Flores
Liberdade” – Oficial: Francisco Ávila – Clube Naval das Lajes do Pico

Mais detalhes consulte a Classificação Final em Vela, Remo Feminino e Remo Masculino

Veja as fotos do evento no site CNH/Arquivo/Galeria ou no Google+ do CNH