cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Balanço feito pelo Presidente do Clube Naval da Horta: “O Festival Náutico é uma festa que envolve centenas de pessoas e projecta a ilha do Faial”

Natação, Canoagem, Vela, Pesca, Mini-Veleiros, Botes Baleeiros, Pólo Aquático, Apneia, Mergulho e Xadrez, foram as modalidades em destaque no Festival Náutico da Semana do Mar 2014, que decorreu de 2 a 10 de Agosto na ilha do Faial, organizado pelo Clube Naval da Horta. Participaram cerca de 900 atletas em mais de meia centena de actividades, com o apoio de perto de 50 voluntários.




Terminou este domingo, dia 10, mais um Festival Náutico, integrado na Semana do Mar, o maior cartaz turístico da ilha do Faial, que este ano completou a sua 39ª edição.

Na hora do encerramento e perante vários governantes, funcionários, atletas, sócios, colaboradores e amigos do Clube Naval da Horta (CNH), o Presidente da Direcção desta instituição, José Decq Mota, chamou a atenção para o facto de o Festival Náutico da Semana do Mar não ser “uma festa para meia dúzia de iatistas mas, sim, uma festa que envolve centenas de pessoas, projecta o nome da ilha do Faial e perspectiva a sua continuidade”.

Este Dirigente realçou o envolvimento de muitas pessoas nas diversas actividades, “o que acontece por se encontrarem de férias ou, então, por dispensas de trabalho”. E acrescenta que “é essencial sublinhar o papel dos funcionários do Clube”. Neste âmbito, referiu que “esta casa mantém relações de trabalho com muitos outros colaboradores, os quais dão ideias que levam à concretização de actividades”. Também foram lembrados os apoios e patrocinadores oficiais, onde se incluem o Turismo, o Governo Regional e a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. De forma muito especial, José Decq Mota referiu o apoio dado pela Câmara Municipal da Horta não só no que diz respeito a este Festival em concreto, mas ao longo de todo o ano dentro das diversas actividades levadas a cabo pelo CNH.

O Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta enfatizou o apoio que é dado pela Portos dos Açores SA, classificando-o como “absolutamente essencial”.

O Festival Náutico foi sinónimo, também, de 9 dias de muito trabalho, o qual já vinha sendo bastante intenso desde o mês de Julho, tendo em conta a organização e realização do Campeonato Nacional da Classe Access, as Regatas de Botes Baleeiros e a chegada da Regata Les Sables/Les Açores/Les Sables. “Portanto, esta é a 6ª semana consecutiva de intensa actividade no Clube Naval da Horta”, frisou José Decq Mota.

Este Dirigente considera que o balanço é “extremamente positivo” e faz votos para que o programa de 2015 seja “ainda melhor e mais ambicioso”.

Participaram cerca de 900 atletas
O Festival Náutico da Semana do Mar 2014 decorreu de 2 a 10 de Agosto na ilha do Faial e envolveu cerca de 900 atletas, mais de 50 voluntários e perto de meia centena de actividades. Foi um programa de 9 dias, homenageando o mar e os desportos náuticos, onde não faltaram os sempre apreciados passeios à Vela nos Botes Baleeiros, que este ano foram procurados por mais de 200 pessoas. Tradição, participação, diversão, convívio e alguma emoção foram condimentos desta festa, realizada no mar e em terra.

Travessia a nado do Canal Pico-Faial por 9 nadadores da Terceira, São Miguel e Faial, 1ª Expedição de Kayak de Mar, 1ª Prova Regional de Natação em Águas Abertas na ilha do Faial, IX Encontro Internacional de Vela Ligeira, Cerimónia de Entrega de Prémios da 26ª edição da Atlantis Cup - Regata da Autonomia e da 1ª etapa da Regata Les Sables/Les Açores/Les Sables, Evento de Promoção da Classe Access, Prova Regional de Vela Ligeira Sénior, IX Troféu Cidade da Horta - Escolas de Vela, Baptismos de Mergulho, Torneio Individual de Semi-Rápidas de Xadrez e Prova de Botes Baleeiros - Casa do Pessoal da RTP foram marcos deste Festival Náutico, da responsabilidade do Clube Naval da Horta.

O Caldo de Peixe, evocativo das raízes da Semana do Mar, foi um dos pontos altos deste programa, que contou com a presença de centenas de pessoas, incluindo muitos dos iatistas aportados, que fazem da Horta a Capital Oceânica do Iatismo.

A edição deste ano espelhou bem a inter-ligação e as boas relações existentes entre as várias entidades que tornam possível o maior Festival Náutico de Portugal. Sinal disso foi a presença quase diária, nas Cerimónias de Entrega de Prémios, do Secretário e Director do Mar, Ciência e Tecnologia, do Director da Associação Regional de Vela, do Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores SA, do Presidente, Vice-Presidente e alguns Vereadores da Câmara Municipal da Horta e do Capitão do Porto da Horta. Estes convívios, que decorreram à volta da mesa na Tenda do Clube Naval da Horta, juntaram centenas e centenas de pessoas, entre convidados, atletas, dirigentes, treinadores, técnicos, colaboradores, sócios, voluntários e amigos desta instituição, uma verdadeira embaixadora no mundo da Cidade-Mar dos Açores: a Horta!

O Festival Náutico, nas suas diversas actividades, juntou gente dos Açores, Madeira, Continente português, Hong Kong, EUA, França, Itália e outras nacionalidades, se tivermos em conta os participantes na Regata Les Sables/Les Açores/Les Sables.

Paralelamente às parcerias institucionais, indispensáveis a um evento desta dimensão, é de salientar o papel fundamental do voluntariado, aspecto sempre muito evidente no Clube Naval da Horta. E neste contexto falamos de antigos dirigentes, elementos que integraram as Comissões de Regata e de Protesto, os Juízes de Prova, os que colaboraram no Caldo de Peixe, os que deram apoio de mar e em terra às variadas actividades e outros, onde não faltou o fotógrafo de serviço: José Macedo.