cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Promovida pela Fundação de Vela Andrew Simpson: Clube Naval da Horta associa-se à Maior Competição de Vela do Mundo que será realizada no dia 21 de Setembro, em mais de 40 países



Bash’s de Bart é uma competição de vela a nível global que tem como objectivo perpetuar a memória e o legado deixado pelo velejador Andrew “Bart” Simpson, angariando fundos para a Fundação com o seu nome a qual tem como missão transformar a vida dos jovens através da Vela. A organização propõe-se fazer desta a Maior Competição de Vela do Mundo em memória de Bart e estabelecer um novo Recorde Mundial do Guinness.




“Bart” acreditava no poder da Vela para transformar vidas e alcançar o sucesso

Fonte da fotografia:
google

A 10 de Maio de 2013, com 36 anos de idade, perdia a vida de forma trágica, Andrew “Bart” Simpson, um velejador que conquistou o Ouro Olímpico e a Medalha de Prata. “Bart”, como era conhecido entre os velejadores, ficou preso debaixo da água quando o AC 72 capotou durante os treinos para a 34ª America's Cup, em São Francisco. Andrew estava a poucos centímetros de distância de Iain Percy na plataforma do catamarã e caiu à água, ficando mais de 15 minutos submerso sob a rede do trampolim e dos cascos destruídos.

Desaparecia, assim, um homem abnegado que tocou a vida de muitas pessoas, dedicando muito do seu tempo a ajudar e aconselhar qualquer pessoa que solicitasse a sua atenção. No entanto, a sua obra e memória continuam bem vivas, através da acção da instituição criada para o perpetuar: a Fundação de Vela Andrew Simpson (Andrew Simpson Sailing Foundation).

Para lidar com a perda do amigo e companheiro de equipa olímpica, os velejadores ingleses Ben Ainslie e Iain Percy, juntamente com a esposa de Bart, Leah, criaram esta Fundação, em Junho de 2013. Trata-se de uma instituição de caridade, com base no Reino Unido, que pretende inspirar a próxima geração de jovens através da Vela neste país e em todo o mundo. O objectivo é fazer com que a Vela ajude os jovens a desenvolver as capacidades e habilidades pessoais com vista a uma vida de sucesso, melhorando o acesso a empregos e carreiras no sector marítimo.

Andrew “Bart” Simpson era um velejador de talento excepcional e um homem que conhecia bem a importância da Vela no desenvolvimento pessoal e na realização dos jovens.

De acordo com os fundadores desta instituição, a Fundação trabalha para honrar a vida e o legado de Andrew, promovendo a Vela entre os jovens que não têm possibilidade de praticar este desporto. Um dos grandes objectivos de “Bart” era acabar com a ideia generalizada de que a Vela é um desporto elitista.

Homenageando este campeão olímpico, que se preocupava com os outros, em especial com as camadas mais jovens, a Fundação organizou uma iniciativa para o próximo dia 21, intitulada Bart's Bash. Trata-se de uma série de regatas sincronizadas no mundo todo, iniciativa que se repetirá todos os anos para encorajar mais pessoas a velejar. Será um evento para constar no livro de recordes (Guinness Book) com o maior número de participantes em regata e também uma forma de manter viva a memória de Andrew Simpson. Este é o maior evento de angariação de fundos para a Fundação Andrew “Bart” Simpson, pelo que todos aqueles que se inscreverem são convidados a doar, pelo menos, 5 libras, cuja receita reverterá a favor das várias actividades de caridade em curso.

O parceiro desta corrida é o Justgiving.com, um site de angariação de fundos de caridade, encarregue de recolher o dinheiro que vai sendo doado em todo o mundo.

No início de Maio deste ano, foi inaugurado o Centro de Vela Andrew Simpson, na Weymouth and Portland National Sailing Academy, como resultado dos esforços e apoios daqueles que criaram a Andrew Simpson Sailing Foundation, especialmente Percy e Ainslie, velejadores olímpicos internacionais. Este novo Centro, o último passo para manter o programa de ajuda às crianças carentes no Reino Unido, também pretende levar aos jovens oportunidades de trabalho na indústria náutica.

O Centro de Vela Andrew Simpson, além de constituir uma homenagem ao marido, pai, velejador, amigo e companheiro, é sem dúvida um mecanismo de defesa para todos aqueles que sentem intensamente a falta de Andrew Simpson.

Mais do que tudo, a principal preocupação de Ainslie e Percy é apoiar Leah e os seus filhos (Freddie, de 3 anos, e Hamish, de1 ano de idade).

O Clube Naval da Horta também se associou a este projecto e desde o passado mês de Junho que dispõe do site correspondente a este evento (http://www.bartsbash.co.uk/club/clube-naval-da-horta).

Fonte das fotografias:
http://andrewsimpsonfoundation.co.uk/