cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Diogo Vieira, nadador do Clube Naval da Horta: “É preciso aumentar o nível de dificuldade para evoluirmos”

 

Diogo Vieira - 1 resize

Diogo Vieira: “A exigência é algo de positivo porque nos incentiva a atingirmos os nossos objectivos, aprendendo e evoluindo sempre mais”

Praticante de Natação no Clube Naval da Horta (CNH) desde os 6 anos de idade, Diogo Vieira defende que “é preciso não só treinar mais como fazer exercícios mais longos e duros, aumentando o nível de dificuldade, pois só assim se evolui”. A opinião de quem leva a modalidade a sério, tendo como ambição ir aos Regionais, ganhar medalhas, ter um bom desempenho e orgulhar o Clube que representa e os pais que sempre o apoiaram.

Diogo Luís Silveira Vieira é nadador do Clube Naval da Horta (CNH) desde os 6 anos de idade. Actualmente com 13, no Escalão Infantil, explica que começou nesta modalidade porque os pais gostavam que ele aprendesse a nadar melhor. O gosto pelo desporto foi aumentando e hoje ele pertence à Competição, turma onde se encontra há 2 anos.

Roque Soares, David Castro, Fábio Fernandes, Lúcio Rodrigues e Hélder Gandarez constituem os Treinadores desde o início até agora. Demonstrando um gosto igual por todos, sublinha Lúcio Rodrigues como sendo “o mais exigente”. E afirma, a propósito: “A exigência é algo de positivo porque nos incentiva a atingirmos os nossos objectivos, aprendendo e evoluindo sempre mais”.

Há treinos todos os dias, de segunda a sexta, durante 90 minutos diários, aos quais Diogo só falta quando os deveres escolares do 8º ano assim o ditam. No entanto, adianta que ao sábado vai ao ginásio onde faz passadeira, bicicleta, passando também pelas máquinas de braços e pernas. “Isto é importante porque me ajuda a preparar para as provas e a manter uma boa forma física”, explica.

Nas vésperas das provas, os treinos incidem sobre velocidade, sprint e os exercícios adequados às provas em que irão competir. Nos treinos, trabalham-se as técnicas, sendo colocadas dúvidas ao treinador e acatados os seus conselhos e sugestões.

Questionado sobre as suas ambições como nadador, este jovem atleta responde que “gostava de conseguir atingir os mínimos para ir aos Regionais, ganhar uma medalha e fazer boa figura” tanto a nível pessoal como em termos do Clube que representa. E prossegue: “Gosto de competir contra os nadadores de outras ilhas que estejam ao meu nível ou num superior, porque isso me ajuda a melhorar os meus tempos”. Para ele, as deslocações fora da ilha além de constituírem um passeio também proporcionam momentos de convívio e de conhecimento de novas realidades.

Na sua opinião “há um bom grupo de nadadores”, mas admite que “seria bom haver mais”, considerando que são poucos.

Quanto ao CNH, classifica-o como sendo “um bom clube”, afirmando que “há provas em número suficiente”.

E quando a pergunta é: o que é que está a faltar? este atleta não hesita em responder “mais exigência”, salientando: “É preciso não só treinar mais como fazer exercícios mais longos e duros, aumentando o nível de dificuldade o que nos deixa mais preparados para enfrentar os Regionais”.

A concentração é outro aspecto que Diogo considera muito importante neste desporto quando se pretende conseguir bons resultados, o que deixa “os pais orgulhosos”.

O apoio dos pais e encarregados de educação é uma vertente evidenciada por este atleta, que, tal como os colegas, gosta que estejam presentes nas provas, puxando por eles. “Quando estamos a nadar nem sequer os vemos, mas sabemos que estão lá a torcer por nós e isso é muito importante”, frisa.

E porque a competição é saudável, este atleta afirma que todos se apoiam e puxam uns pelos outros. “Quando acabo uma prova e vejo que há um nadador num ritmo mais lento, tento sempre apoiá-lo para que acabe no menor tempo possível”, confessa Diogo Vieira, que quer ser “um bom nadador”, mas não seguir uma carreira profissional na modalidade, apesar de ainda não saber o que quer ser quando for grande.

Livres é o estilo em que todos são melhores, mas no trio: Mariposa, Costas e Bruços, este nadador destaca-se no estilo Bruços.

Diogo Vieira - 2 - resize

“Gosto de competir contra os nadadores de outras ilhas que estejam ao meu nível ou num superior, porque isso ajuda-me a melhorar os meus tempos”

Futebol escolar, andebol e ténis foram desportos praticados por Diogo Vieira, que se considera “um bom aluno”, tendo como disciplinas preferidas Cidadania e Educação Física.

Uma boa maneira de dar valor a tudo o que tem e que é proporcionado pelos pais é precisamente fazer uma boa gestão do tempo e conseguir bons resultados tanto na Escola como na Natação, uma realidade de que Diogo está consciente até, porque, sabe que nem todos têm as mesmas oportunidades.

Os tempos livres são preenchidos com videojogos com referência para a praia e parques aquáticos em tempo de férias.

 

Fotografias de: Cristina Silveira