Dias 1 e 2 de Dezembro: Campeonato Nacional Indoor de Apneia 2017 realiza-se no Faial

Esta é a competição mais importante de Apneia desportiva do ano em Portugal

A mais importante Competição Portuguesa de Apneia Desportiva de 2017 terá como palco a cidade da Horta, na ilha do Faial. Trata-se do Campeonato Nacional Indoor de Apneia, que se realizará nos dias 1 e 2 (sexta e sábado) de Dezembro próximo, sendo organizado pelo Clube Naval da Horta (CNH).

De acordo com Paulo Nóbrega, o rosto mais visível desta modalidade no Faial, sendo detentor de alguns recordes nacionais, o Campeonato Nacional de Apneia em Piscina realiza-se pela segunda vez no Faial. A primeira aconteceu em 2015, na Piscina Municipal da Horta.

Questionado sobre as expectativas para esta competição de âmbito nacional, Paulo Nóbrega diz: “Tal como em anteriores edições, há sempre a expectativa de quebra de algum dos recordes nacionais nas disciplinas da competição: Apneia Estática e Apneia Dinâmica com e sem Barbatanas”.

De realçar que o actual Recorde Nacional Feminino de Apneia Dinâmica Sem Barbatanas pertence a Simone Martins, atleta do CNH, com a distância de 85 metros. Em prova estará, também, Paulo Nóbrega, igualmente atleta do CNH e actual Campeão Nacional de Dinâmica com Barbatanas.

São esperados cerca de 15 atletas locais, assim como apneístas de São Miguel, Graciosa, Pico, Madeira e Continente português.

A Prova Nacional contará com 2 juízes da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS).

Os interessados podem inscrever-se nesta ligação até ao dia 27 de Novembro.

Todos os atletas nacionais que pretendam participar neste evento devem ter mais de 18 anos e ser federados na FPAS.

Treinos tri-semanais

Paulo Nóbrega explica que “a Secção de Apneia do CNH está activa, realizando 3 treinos semanais – segundas, quartas e sextas-feiras – na piscina da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), salientando que “o número de atletas locais tem aumentado um pouco ao longo do ano”.

Este ano a Secção de Apneia realizou apenas a prova de Distância com Barbatanas, por altura do Festival Náutico da Semana do Mar, estando “todos os esforços centrados na promoção e organização do Campeonato Nacional Indoor de Apneia 2017”.

Nesta organização, o Clube Naval da Horta conta com o patrocínio da Mares, “Click - Saúde & Bem-Estar” e “Aerohorta - Agência de Viagens e Turismo”.

A parceria da “Aerohorta” está directamente relacionada com o pacote promocional preparado para o evento que pode consultar clicando aqui. Neste caso, as inscrições devem ser feitas e liquidado o respectivo montante até ao dia 26 deste mês.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.