Projecto “School at Sea”: Mariana Rosa em Cabo Verde

Mariana Rosa com o seu novo amigo, no mercado da ilha de São Vicente, em Cabo Verde

Mariana Rosa,  velejadora do Clube Naval da Horta (CNH), que se encontra no “School at Sea” – Projecto educativo holandês que reúne alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades entre os 14 e os 17 anos – manda-nos um postal de Cabo Verde, local da última paragem do “Thalassa”.

Na rápida conversa que manteve com a mãe na tarde desta segunda-feira, dia 4 – dificultada pelas deficitárias condições de comunicação – referiu que na manhã deste dia os alunos deram a volta à ilha de São Vicente, tendo, também, ido a um mercado.

As fotografias enviadas por Mariana Rosa são relativas a Cabo Verde, ilha de São Vicente e cidade do Mindelo.

school sea mariana rosa cabo verde 3 2017

A velejadora do CNH partilha connosco algumas das maravilhas naturais

Susana Rosa (mãe da velejadora faialense) explica que a viagem sofreu um atraso relativamente ao que estava previsto, pelo facto de ter havido pouco vento entre Tenerife e Cabo Verde. Como consequência disso, a partida de Cabo Verde acontece hoje, dia 5, com um dia de atraso, rumo a Dominica, nas Caraíbas. Nesta grande travessia do Atlântico, o “Thalassa” vai navegar durante cerca de 15 dias.

school sea mariana rosa cabo verde 5 2017

Para a velejadora do Clube Naval da Horta, haverá sempre um antes e um depois deste Projecto, único e enriquecedor

school sea mariana rosa cabo verde 6 2017

Cabo Verde e as suas maravilhas!

Fotografias cedidas por: Susana Rosa

No seu blog, Mariana Rosa descreve como foi a viagem entre Tenerife e Cabo Verde:

“Subida ao El Teide + Exchange com a escola

23.11.2017

A subida ao El Teide foi provavelmente uma das melhores coisas até agora! Demorámos cerca de 3h e meia a subir à casa onde íamos passar a noite e o caminho não foi nada fácil. À medida que íamos parando para descansar, o frio aumentava, sendo que quando chegamos à casa estavam 7 graus. Por volta das 7h tivemos o nosso jantar bem merecido e logo depois disso fomos dormir.

Acordamos às 3:45 para mais uma subida, o Pico do Teide, demorámos cerca de 2h e desta vez o percurso foi mais fácil, mas quando chegámos lá cima estava muito frio, até as pedras tinham gelo! Vimos o lindíssimo nascer do sol e voltamos para baixo.
Quando paramos na casa, para reunir o grupo, marcava -2 graus, ou seja, lá em cima devia estar -5 graus. Mais 2 horas a descer e quando finalmente acabámos não podíamos estar mais contentes por saber que conseguimos! Foi um longo percurso, com muitas quedas e muito frio, mas todos nós concretizámos o nosso objetivo.

Mais uma coisa boa que aconteceu foi o intercâmbio com a escola em Tenerife. Em grupos, tivemos 1h a fazer diversas atividades, como o jogo das cadeiras, basket, pintar um quadro, etc. Às 11h tivemos um grande lanche preparado pelos alunos da escola. Depois disso, eles puseram música espanhola e tivemos todos a dançar e foi a parte que mais gostei. Estávamos todos felizes, sem querer saber se estávamos a dançar bem ou mal, isso não importava. Passadas 2h a dançar tivemos de ir embora para preparar a nossa parte da recepção aos alunos.

Mal chegamos ao barco começámos logo a pensar em tudo o que podíamos fazer e então decidimos fazer 4 atividades: subir ao mastro, ensinar um pouco de holandês, jogar futebol e aprender coisas básicas de navegação. Eles chegaram por volta das 16:30h e começámos por fazer uma visita guiada ao barco e depois iniciámos as atividades. Tudo estava a correr bem até que a polícia chegou e disse que eles não podiam estar a jogar futebol e então tivemos de trocar os planos e escolhemos jogar à mímica, o que acabou por ser muito divertido.

Passado um bom tempo juntos, fomos jantar uma refeição preparada por nós: burritos, salmão com melancia e carne com queijo e batatas. Tivemos mais um bom tempo juntos a falar e a rir, mas às 20 eles foram embora.

Foi um dia muito divertido, com pessoas muito simpáticas!”

Esta viagem de sonho tem a duração de 6 meses: de 21 de Outubro de 2017 a 21 de Abril de 2018.

Uma das paragens obrigatórias será, como habitualmente no “School at Sea”, na ilha do Faial, de 25 e Março a 1 de Abril de 2018.

Mariana Rosa, de 15 anos de idade, iniciou agora o 10º ano de escolaridade e tem como colega de aventura a amiga Miriam Pinto, de 17 anos, que se encontra no 12º ano, ambas na Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta.

À excepção de Mariana e Miriam, que são portuguesas, os restantes alunos são todos holandeses.

Recorde-se que do Faial, já participaram neste projecto Júlia Vieira Branco, Bartolomeu Ribeiro, Emília Vieira Branco, Carolina Salema e Jorge Medeiros, com a particularidade de todos terem frequentado a Escola de Vela do Clube Naval da Horta.

Itinerário da viagem:

De 25 a 29 de Dezembro de 2017: Navegação

De 30 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2018: Curaçao

De 7 a 12 de Janeiro de 2018: Navegação

De 13 a 18 de Janeiro de 2018: San Blas Eilanden (Panamá)

De 19 a 20 de Janeiro de 2018: Navegação

De 21 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2018: Costa Rica

De 2 a 12 de Fevereiro de 2018: Navegação

De 13 a 24 de Fevereiro de 2018: Cuba

De 25 de Fevereiro a 4 de Março de 2018: Navegação

De 5 a 10 de Março de 2018: Bermuda

De 11 a 24 de Março de 2018: Navegação

De 25 de Março a 1 de Abril de 2018: Açores (Ilha do Faial)

De 2 a 17 de Abril de 2018: Navegação

De 18 a 21 de Abril de 2018: Ijmuiden (Holanda)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.