cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Os 71 Anos do CNH foram comemorados com um mega-Jantar que reuniu mais de 500 pessoas

José Decq Mota: “O CNH tem vindo a reforçar a sua actividade, que já era muitíssima”

Mais de 500 pessoas – Dirigentes, Funcionários, Colaboradores, Sócios, Atletas e Famílias, Treinadores, Convidados e Representantes dos Órgãos de Comunicação Social (OCS) locais – lotaram por completo o Pavilhão da Igreja das Angústias (e ainda algumas mesas colocadas debaixo do alpendre no recinto antecedente) no mega-Jantar destinado a assinalar os 71 Anos do Clube Naval da Horta (CNH), data que ocorreu no dia 26 de Setembro último.

“Um ex-Presidente do CNH, presente neste Pavilhão (João Corvelo) disse, numa Entrevista publicada muito recentemente, que “o Faial sem o Clube Naval da Horta era como um veleiro sem mastro”. Essa frase retrata bem o papel que o Clube tem e desenvolve no Faial e nos Açores”, sublinhou José Decq Mota, Presidente da Direcção desta “casa”, depois de ter dado as boas-vindas às centenas de pessoas que participaram na grandiosa festa do 71º Aniversário da única instituição náutica faialense.

O mais alto responsável pelos destinos do CNH – nestas funções desde há 6 anos consecutivos, mas com um vasto passado como Dirigente deste Clube – referiu que esta “casa” tem uma diversificada panóplia de actividades, que têm vindo a ser reforçadas. E recordou a reactivação da Secção de Motonáutica, o que aconteceu no decorrer deste ano.

Esta instituição está envolvida nas mais diversas questões marítimas, integrando a Comissão Náutica Municipal e a Comissão dos Assuntos do Mar, sendo co-organizadora na vinda e recepção de regatas internacionais à Horta.

Outra das acções do Clube Naval da Horta é o “apoio empenhado” no Projecto Olimpico do Velejador de Alta Competição, Rui Silveira, tendo esta instituição apoiado o Projecto “Rumo ao Mundial”, em que a equipa de Armando Castro participou no Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80, que teve como cenário a baía de Les Sables D’Olonne, na França, no passado mês de Julho.

jantar 71 aniv 2 2018

O bolo (gigante) fez parte da (animada) festa dos 71 Anos do CNH

O maior Festival Náutico de Portugal – sustentáculo da Semana do Mar – cada vez mais granjeador de “grandes sucessos”, é um dos grandes marcos do Clube Naval da Horta e que contribui, em larga escala, para a divulgação desta Terra.

“Todos os Sócios têm obrigação de pensar nas eleições de Dezembro próximo”

Na sua intervenção inicial, José Decq Mota alertou para o facto de a actual Direcção cessar as suas funções brevemente, havendo eleições em Dezembro próximo. “Embora este não seja um dia para abordar esta questão é, no entanto, uma excelente ocasião para lembrar aos Sócios que é obrigação de todos pensar em soluções adequadas no sentido de encontrar dirigentes para o novo mandato à frente do CNH”, frisou.

Este Dirigente aproveitou a noite festiva e o facto de estarem reunidas várias Entidades, Sócios, Parceiros e Colaboradores do CNH para, publicamente, fazer alguns agradecimentos. Neste contexto, a maior referência foi para a “Portos dos Açores, S.A”, ainda representada por Fernando Nascimento.

José Decq Mota evidenciou a postura que esta empresa tem tido para com o CNH, funcionando como “o principal parceiro quotidiano em todas as operações feitas há anos”.

jantar 71 aniv 3 2018

Reconhecendo e agradecendo a postura da “Portos dos Açores, S.A” para com o CNH, José Decq Mota convidou Fernando Nascimento a apagar as velas dos 71 Anos do CNH

Neste âmbito é, ainda, de assinalar, o apoio que a “Portos dos Açores S.A.” tem dado à “Atlantis Cup”, contribuindo “decisivamente para o sucesso da Regata da Autonomia”. O Presidente da Direcção do CNH ressaltou a forma como sempre esta empresa se relacionou com o CNH, fazendo votos para que “esta herança transite para o Presidente do novo Conselho de Administração da empresa”.

E num gesto de confirmação destas palavras, José Decq Mota convidou o Engenheiro Fernando Nascimento a apagar as velas do bolo de Aniversário do CNH e a parti-lo, ao som dos Parabéns e com muitas palmas e bons desejos à mistura.

Outro grande parceiro do CNH tem sido a Câmara Municipal da Horta, a quem este Dirigente deixou um “forte agradecimento”, tendo em conta “a estreita e saudável relação existente”.

jantar 71 aniv 4 2018

Sob o olhar atento de Olga Marques, Vice-Presidente da Direcção do CNH, Fernando Nascimento fez as honras, no que ao bolo diz respeito

Dentro do associativismo, o parceiro grandemente elogiado foi a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), com quem o CNH desenvolve o Projecto “Vela Para Todos - Faial Sem Limites”, ao abrigo do qual se encontram “alguns dos melhores velejadores de Vela Adaptada do país”.

A Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA) – de que o Clube Naval da Horta é sócio – representada pelo seu Presidente, Jorge Macedo, antigo Vice-Presidente do CNH, foi outro dos parceiros elogiados, assim como a Associação de Natação da Região Açores (ANARA), a Associação Regional de Canoagem dos Açores (ARCA) e o Serviço de Desporto do Faial (SDF), representado pelo seu Director, Bruno Leonardo, “também um parceiro diário do CNH”.

Referenciada, foi, igualmente, a Direcção Regional do Turismo (DRT), “entidade financiadora de muitas actividades do CNH”, que têm um peso determinante na divulgação dos Açores no Mundo.

jantar 71 aniv 1 2018

José Decq Mota agradeceu aos Parceiros e Colaboradores que permitem que o CNH continue e até reforce a sua crescente actividade

A Direcção Regional da Cultura (DRC) e concretamente a área do Património Baleeiro receberam palavras de reconhecimento sincero. José Decq Mota fez questão de ressaltar e agradecer o trabalho do Arquitecto Nuno Lopes, que deixou de ser Director Regional da Cultura, o qual teve, neste contexto, “uma prática extremamente positiva e actualizada relativamente à conservação, manutenção e utilização do Património Baleeiro nos Açores”.

Ainda neste sector, o Presidente da Direcção do CNH enfantizou a parceria com as Juntas de Freguesia detentoras de Botes Baleeiros – Angústias, Feteira, Castelo Branco, Capelo e Salão – que se fizeram representar nesta festa.

Foram lembradas as Escolas Básica Integrada António José de Ávila e a Secundária Manuel de Arriaga, ambas da Horta, em que, através dos projectos desenvolvidos com o CNH “tem sido possível recriar o acesso ao mar”.

As exíguas, desajustadas e degradadas instalações do Clube aniversariante constituem, desde há muito, uma grande dor de cabeça para os dirigente desta instituição, pelo que só com a boa vontade de alguns tem sido possível desenvolver grande parte da actividade em causa. Por isso, foi dirigido um efusivo agradecimento “à Administração da “Cofaco” pela cedência, a título gratuito, de um armazém de segunda linha muito importante para o Clube Naval da Horta, e que são as antigas instalações da fábrica do peixe, no Pasteleiro”. Neste sector, “o agradecimento é extensivo à Dra. Manuela Bairos que, igualmente de forma graciosa, tem cedido um espaço da antiga firma “Teófilo Garcia, S.A.”, que funciona como armazém”.

A Autoridade Marítima – representada por Miguel Martins, Adjunto do Capitão do Porto da Horta para a Ilha do Pico – tem sido “um parceiro fundamental em tudo o que se passa no mar”, pelo que a sua acção foi reconhecida.

Afirmando sempre que corria o risco de deixar (involuntariamente) alguém de fora de extensa lista de entidades parceiras, José Decq Mota ressaltou a colaboração da Paróquia das Angústias, na pessoa do pároco, Pe. Paulo Silva – para quem pediu uma salva de palmas – que se reveste “de grande importância”, rematando com um “muito obrigado, Sr. Pe.!”

O jantar esteve, novamente este ano, a cargo de José Matos, do Restaurante “O Barão”, que mereceu elogiosas palavras não só pelo repasto – abundante e variado – como pelo “bom serviço que vem sendo prestado desde há anos”.

José Decq Mota notou que a instituição a que preside aderiu à Campanha “Lixo Zero no Mar dos Açores”, o que faz com que, desde há algum tempo, as festas e convívios do CNH estejam isentos de material descartável, numa atitude pioneira e de exemplo da preservação e sustentabilidade do meio marinho. Os copos utilizados na festa foram emprestados pela Câmara Municipal da Horta, pelo que o Presidente da Direcção do CNH apelou a que fossem deixados nas mesas.

José Leonardo: “Um Clube com esta dimensão, merece ser acarinhado”

jantar 71 aniv 6 2018

Gui Menezes, Secretário do Mar, José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH; e José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta

Convidado a intervir, José Leonardo, Presidente da Autarquia Faialense, cumprimentou  a vasta assistência, referindo que era uma “enorme honra” participar em mais um Aniversário do Clube que “mais projecta o Faial e os Açores a nível nacional e internacional: o Clube Naval da Horta!”

O governante acentuou a parceria “muito forte” existente entre a Câmara e o CNH, “instituições presentes e indispensáveis em tudo o que esteja relacionado com as temáticas do mar, da formação e da divulgação fora de portas”.

O edil dirigiu uma palavra especial à Direcção do Clube aniversariante, ao seu Presidente e a todos os Voluntários que, no decorrer do Festival Náutico e de muitas outras actividades, “dão o seu imprescindível contributo”. “Para todos eles, peço uma grande salva de palmas e agradeço o magnífico e grande trabalho que levam a cabo em prol do nosso concelho e da nossa ilha”, exaltou o autarca, que prosseguiu: “Deixo os meus Parabéns de Amizade e chamo a atenção para o facto de um Clube com esta dimensão merecer ser acarinhado. É isso que a Câmara Municipal tem vindo a fazer e vai manter numa perspectiva de melhorar sempre”.

O programa desta longa noite festiva, que juntou convivas habituais e outros mais arredados, foi sendo entrecortado por momentos de intervenções e Entregas de Prémios à medida que o jantar e a sobremesa foram decorrendo.

Foram entregues centenas de Prémios, Menções Honrosas, Distinções a Atletas e Dirigentes das várias Secções, designadamente Canoagem, Pesca Desportiva de Costa, Pesca Desportiva de Mar, Motonáutica, Vela Ligeira, Vela de Cruzeiro, Natação, Mini-Veleiros, Windsurf e Botes Baleeiros.

Aproveitando esta oportunidade, Jorge Fontes, Director da Secção de Windsurf, dirigiu palavras de reconhecimento aos colegas do Grupo de Trabalho do Windsurf, Flávio Pereira e João Medeiros, “os mais interessados na dinamização desta Secção”. Jorge Fontes enalteceu o trabalho gratuito de Flávio Pereira e de Belchior Neves como Monitores dos Cursos de Aperfeiçoamento e de Iniciação ao Windsurf, tendo saudado os dois únicos faialenses que participaram na Prova do Campeonato Nacional de Windsurf – Belchior Neves e Luís Decq Mota – que decorreu de 4 a 7 do corrente, na ilha do Faial, organizado pelo CNH.

“O CNH está bem vivo e cumpre o objectivo para que foi criado”

jantar 71 aniv 7 2018

“O CNH tem um papel único na promoção da prática desportiva náutica, representando a cultura marítima dos Açores”

O Secretário Regional dos Assuntos do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, referiu que era “uma honra” representar Vasco Cordeiro, endereçando os Parabéns ao CNH e ao Presidente desta “importante instituição faialense, que tem um papel único na promoção da prática desportiva náutica, representando a cultura marítima dos Açores e que o Governo Regional dos Açores tem apoiado através de alguns programas”.

“O CNH está bem vivo e cumpre o objectivo para que foi criado. Os desportos servem, também, para desenvolver os assuntos do mar, na prática de várias modalidades”, relevou o político, que acrescentou: “Destaco o trabalho do CNH na organização da “Atlantis Cup”, que contribui para a promoção do Arquipélago e da actividade náutica; do Festival Náutico, que conta com centenas de atletas; e na área da sustentabilidade ambiental felicito o CNH por ter aderido a esta Campanha.

Saliento a valorização do Património Baleeiro e a defesa da náutica de recreio e da Marina da Horta, pois a aposta nas regatas internacionais contribui para diminuir a sazonalidade, aumentar o turismo e dinamizar a economia local”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.