cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Resumo EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis

Francisco Fráguas e Beatriz Gago sagraram-se campeões no EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis

resumo cpj2015 1
Foto: FPV

Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, e Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão, foram os Campeões de Portugal de Juvenis, na prova realizada na cidade da Horta, com a organização do Clube Naval da Horta e da Associação Regional de Vela dos Açores.

No primeiro e segundo dia de provas, o vento esteve perfeito para a prática de vela, permitindo aos velejadores fazer as seis regatas previstas.

No terceiro dia, porém, os atletas não foram ao mar, devido ao forte vento e ondulação. Finalmente, no quarto e último dia de prova, os velejadores puderam voltar a competir, mas o tempo voltou a estar contra, desta vez com algum vento a menos do que seria normal.

Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, foi consistente na sua prestação ao longos dos dias, tendo estado sempre na frente da tabela, e alcançou merecida vitória. O seu companheiro de equipa, Manuel Ramos, foi segundo classificado e Luís Pinheiro, do Sport Dafundo e Algés, terminou em terceiro.

Quanto às meninas, Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão, ficou classificada em 12º lugar da geral, mas assegurou 1º lugar feminino. Inês Mateus, do Clube de Vela do Barreiro, ficou em 2º lugar, terminando em 14ª da geral, enquanto Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana, alcançou o bronze, tendo sido 19ª da tabela.

Haverá ainda, entre 5 e 7 de Junho, uma Prova Final de Seleção da Classe Optimist, em Leixões, onde se apurarão os velejadores portugueses a participar no Campeonato da Europa, na Grã-Bretanha, e no Campeonato do Mundo, na Polónia.

resumo cpj2015 2
Dia de Medições.
Foto: José Macedo

resumo cpj2015 4
Pormenor da saída para o Campo de Regatas
Foto: José Macedo

resumo cpj2015 6
2º Dia de Provas com muito vento e ondulação
Foto: Federação Portuguesa de Vela

resumo cpj2015 9
A Transmaçor associou-se ao evento, com o Cruzeiro do Canal a acompanhar uma das regatas do dia com pais de velejadores, utentes da APADIF e população em geral.

resumo cpj2015 10
A passagem de uma frente impossibilitou as três regatas previstas para o dia.

resumo cpj2015 17
4º dia de provas

resumo cpj2015 13
Discurso de José Decq Mota na entrega de prémios
Foto: Federação Portuguesa de Vela

resumo cpj2015 14
José Decq Mota, em entrevista à RTP/Açores
Foto: Federação Portuguesa de Vela