cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

ARC Europe escala a Horta

arc europe 2015 1
Amanhecer na Marina da Horta, com a presença de iates da ARC Europe.

A Atlantic Rally for Cruisers (ARC Europe) é uma prova transatlântica anual que liga as Ilhas Virgens Britânicas, nas Caraíbas, a Lagos, no Algarve, com passagem pelas Bermudas e pelos Açores.

Este ano estão em corrida 38 iates, divididos em quatro classes: Classes A, B e C de monocasco e uma classe de catamaran.

Mais do que competir por um prémio, o grande objetivo é atravessar o Atlântico em segurança, o convívio e o companheirismo característicos destas viagens e, apesar de tudo, conhecer a cultura dos portos por onde vão passando.

A primeira largada partiu de Nanny Cay, um pequeno istmo na ilha de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, Caraíbas, em direção à ilha Bermuda, primeira paragem obrigatória. De lá, os iates partiram com destino à Horta, no dia 20 de maio.

No dia 31 de maio, o catamaran ‘Dala’ foi o primeiro iate a escalar a Marina da Horta, tendo realizado a viagem em 11 dias.

arc europe 2015 2
Catamaran ‘Dala’ a entrar na Marina da Horta

arc europe 2015 3
A tripulação do ‘Dala’: Albert, Joelle e Richard, após entrada na Marina.

No momento desta notícia, dia 2 de junho, estavam já presentes na Marina da Horta 11 iates, aguardando-se a chegada dos restantes nos próximos dias.

Para o próximo sábado, dia 6, a Direção Regional do Turismo preparou um tour para os velejadores à volta da ilha, com paragem no Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos, onde será realizada uma receção e a entrega de prémios relativa à etapa Bermuda/Açores. A DRT oferece também os primeiros prémios referentes aos prémios das quatro classes.

No dia seguinte, 7 de junho, os iates partem rumo à Ilha Terceira, onde os espera um tour pedonal na cidade património e uma tourada à corda.

No dia 9, é dia de largada para São Miguel, onde ficarão dois dias. A 12 de junho partem de novo para Santa Maria, onde está prevista uma festa de convívio no Clube Naval de Santa Maria.

A etapa final, Açores/Lagos tem largada da Marina de Santa Maria no dia 14 de junho.

Pode acompanhar todo o trajeto da prova e as notícias dos iates e velejadores nestes dois sites:

https://www.facebook.com/arceurope?fref=ts
http://www.worldcruising.com/arc_europe/event.aspx

Fotografias de: World Cruising Club