cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico da Semana do Mar 2016: Rui Tejo vence Travessia do Canal

travessia canal sm2016 1

O Clube Naval da Horta organizou, na passada sexta-feira, 5 de agosto, uma prova de Natação em Águas Abertas, a Travessia do Canal Faial Pico.

Com 27 atletas inscritos para participar, o grupo foi dividido em dois: o primeiro largou às 10h30 e o segundo 6 minutos depois, no sentido Faial/Pico: a largada foi dada na Baía de Entre-Montes (entre o Monte da Guia e o Monte Queimado) e a meta esperava os atletas na escaleira Norte da Areia Larga, junto ao restaurante Ancoradouro.

A travessia do Canal acabou por revelar-se uma prova de difíceis condições, com o vento a soprar do quadrante sudeste e a maré a empurrar bastante, subindo de intensidade ao longo da prova. Dos 27 atletas que iniciaram a travessia, apenas sete concluíram a prova no local previsto.

Os restantes ou não terminaram a prova dentro do tempo máximo regulamentado (5h), ou foram desclassificados por terminarem fora da Zona de chegada prevista. O primeiro nadador a cortar a meta foi Rui Tejo, com o tempo de 3 horas, 7 minutos e 45 segundos. Pedro Afonso seguiu-lhe na linha de chegada uns minutos após, com 3 horas, 17 minutos e 57 segundos de prova. A fechar o pódio da prova, em terceiro lugar, ficou o nadador Sérgio Alves, com o tempo de prova de 3 horas, 33 minutos e 19 segundos.

 travessia canal sm2016 2

Gjilt van der Zee ficou na 4ª posição, com o tempo de 3 horas, 34 minutos. Em 5º lugar, e 1º dos femininos, chegou Maria Ana Fonseca, às 4 horas, 5 minutos e 35 segundos de prova. De seguida, na 6ª posição geral e 2ª de femininos, chegou Rita Cabral Guimarães, com o tempo de 4 horas, 23 minutos e 12 segundos. Por último, na 7ª posição, chegou o nadador Paulo Alves, com o tempo de 4 horas, 26 minutos e 36 segundos.

A entrega de prémios vai realizar-se no jantar do Caldo de Peixe “Como tudo começou…”, pelas 21h30, na tenda junto ao CNH.

As classificações estão disponíveis aqui.