cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2016: XI Encontro Internacional de Vela Ligeira animou Baía da Horta

sm2016 xi eivl 1

Decorreu, nos passados dias 8, 9 e 10 de agosto, na Baía da Horta, o XI Encontro Regional de Vela Ligeira, prova que junta anualmente na Cidade da Horta mais de uma centena de participantes da Vela Ligeira regional, nacional e internacional.

O Encontro foi organizado pelo Clube Naval da Horta, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e da Associação Regional de Vela dos Açores.

Estavam previstos três dias de provas, para um total de nove regatas. No entanto, no primeiro dia, segunda-feira, 8 de agosto, não foi possível realizar qualquer regata, devido à quase inexistência de vento.

No segundo dia, 9 de agosto, pelo contrário, já com vento, mas com um pouco a mais do que o desejável, foi possível realizar quatro provas, recuperando o tempo perdido no primeiro dia. Já no último dia, 10 de agosto, realizaram-se mais 3 regatas, fechando-se as classificações com 7 regatas. A Classe Access 2.3 foi exceção, que fechou os resultados com uma regata apenas.

Participaram no XI Encontro Internacional de Vela Ligeira cerca de uma centena de jovens velejadores, locais e provenientes das restantes ilhas dos Açores e da Madeira e do Continente Português em geral, sendo que a maior comitiva recebida na Horta foi a do Clube de Vela de Viana do Castelo, com cerca de 20 elementos.

Nos Access 2.3, o pódio coube aos atletas da casa. Na única regata realizada na classe, Libério Santos ficou em primeiro lugar e Lício Santos ficou em segundo lugar.

Na classificação geral Optimist, com cerca de 60 velejadores em prova, o primeiro lugar ficou entregue a uma menina, Inês Coruche, do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC), com 24 pontos. O segundo e terceiro lugares do pódio couberam também a velejadores do CVVC: Gonçalo Alves, com 28 pontos, e Duarte Costa, com 36 pontos.

Em Optimist femininos, Inês Coruche, do CVVC, arrecadou o primeiro lugar, além do prémio na geral. Vitória Mina, do CVVC, ficou na segunda posição, com 62 pontos, e Leonor Dutra, do Ginásio Clube Naval de Faro, ficou em terceiro lugar, com 64 pontos.

Ainda nos Optimist, mas no escalão Infantis, mais uma vez uma menina como vencedora. Júlia Cardoso, da Associação Naval da Madeira. Em segundo lugar ficou Diogo Santos, do Clube Naval de Ponta Delgada, e em terceiro lugar ficou Marta Alves, do CVVC.

sm2016 xi eivl 2

Em Laser 4.7, o pódio seguiu para a Ilha de São Miguel. O atleta João Costa, do Clube Naval de Ponta Delgada ficou em primeiro lugar, com 13 pontos, e o seu colega de equipa, Gonçalo Melo, ficou em segundo, com 15 pontos. Em terceiro lugar ficou João Cabral, do Clube Naval de Vila Franca do Campo, com 19 pontos.

Por fim, em 420, o pódio contou com duas equipas da casa. Ricardo Silveira e Tiago Serpa, atuais campeões regionais da classe, ficaram em primeiro lugar, com 6 pontos. Na segunda posição ficou a equipa do Clube Naval de Ponta Delgada, Francisco Egea e Vasco Luz, com 11 pontos, e na terceira posição, do CNH, ficou a dupla Jorge Pires/Jorge Medeiros, com 20 pontos.

A entrega de prémios realizou-se no final do terceiro dia de provas, um jantar-convívio na tenda junto ao CNH, com a presença de todos os velejadores, treinadores, dirigentes e organização envolvida neste grande evento.

O Clube Naval da Horta agradece a todos os clubes que marcaram presença em mais um Encontro Internacional de Vela Ligeira, desejando que possam regressar sempre que seja possível, para engrandecer esta prova e a qualidade da vela praticada no âmbito regional.

Todas as classificações estão disponíveis aqui.