cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Ligeira, dias 22 e 23 em Cascais: Miguel Guimarães/David Abecasis na 1ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Snipe

camp nacional snipe 2016

A dupla de atletas do Clube Naval da Horta (CNH), Miguel Guimarães/David Abecasis, vai participar na 1ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Snipe, que se realiza amanhã e domingo (dias 22 e 23), em Cascais.

Esta Prova, que serve de apuramento para o Campeonato do Mundo, contará com a realização de 3 regatas em cada um dos dois dias, prevendo-se que sejam 20 o número de barcos na disputa pelo pódio.

Lutar pela vitória é a maior expectativa destes velejadores da Classe Snipe pois, “sendo uma das provas de apuramento nacional é, consequentemente, uma das mais importantes a nível nacional” e, por isso, esta dupla tem participado praticamente em todas desde que começou a velejar nesta classe.  

Quando se fala em adversários, David refere: “Podemos dizer que temos os suspeitos do costume, bem como algumas equipas que têm treinado e evoluído bastante”. E é aqui que se nota a grande falta destes velejadores que, por razões profissionais, têm sido impedidos de treinar na medida da sua vontade. Como tal, “infelizmente” este ano há apenas a registar a participação no Campeonato Regional, onde alcançaram a 3ª posição.  A conciliação da actividade profissional com a desportiva tem sido uma batalha, já que Miguel Guimarães tem passado “bastante tempo fora” e David Abecasis manteve-se ocupado com questões que lhe roubaram tempo à prática da modalidade. As mudanças na vida familiar, com a chegada de filhos, também têm contribuído para esta falta de tempo para a Vela.

Perante todas estas condicionantes – sem mencionar a continuada falta de apoio –  praticamente todo o investimento feito nesta modalidade tem saído do bolso destes desportistas – afigura-se difícil navegar mais além. Assim sendo,  “o principal objectivo para esta época é garantir o apuramento para o Campeonato do Mundo”.

Mesmo neste cenário sombrio, afirmam orgulhosamente que “a motivação está lá, sempre!” Aliás, esse é o grande motor desta persistência, fazendo com que estes atletas do Clube Naval da Horta consigam sempre vencer obstáculos, derrubar barreiras e, estoicamente, brilhar no estrelato deste universo, muito competitivo, desgastante, exigente, onde só vingam os bons ou os melhores. Eles são bem a prova do que a vontade, o gosto, a dedicação e o trabalho são capazes de atingir. Literalmente falando, trata-se de sucessos suados, sofridos e aturados.

“Ambos gostamos muito de velejar e competir mas, pelas razões já enunciadas, os treinos têm sido nulos, o que influencia a nossa preparação e, consequentemente, os resultados”, realça David Abecasis.

Num esforço tripartido – vida profissional, familiar e desportiva – esta dupla tem conseguido, sobretudo a nível nacional, marcar presença nas competições tidas como mais importantes. E nesse contexto, David explica: “A nível nacional, a época está a começar, embora não tenhamos participado no Torneio de Carnaval, em Vilamoura. Em Espanha, não conseguimos estar presentes nalgumas competições em que já estivemos no passado e que teria sido bom participar novamente. Mas, tal como referido, tem sido difícil conciliar calendários de provas com o trabalho”.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Cristina Silveira

Foto de Arquivo