cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Projeto “Horizonte em Movimento”: Clube Naval da Horta leva a Vela à Escola e pretende inseri-la no currículo do próximo ano letivo

projecto horizonte movimento 2
Aprender a velejar é uma aventura excitante para estes alunos do 5º ano

“Horizonte em Movimento”. Assim se designa o mais recente projeto do Clube Naval da Horta (CNH), que tem como parceira a Escola Básica Integrada da Horta (EBI) e que pretende levar a Vela à Escola, a fim de que a mesma integre o currículo dos alunos do 5º e 6º anos, já no próximo ano letivo.

Além dos 150 alunos, também os 7 professores estão a aprender a velejar, pois não se pode avaliar aquilo que se desconhece.

O Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta falou com o Coordenador da Escola de Vela do CNH, Duarte Araújo, a fim de perceber com detalhe a matriz e os objetivos deste projeto, capaz de consagrar a verdadeira vocação desta instituição náutica.

projecto horizonte movimento 5
A Vela foi à Escola e vai fazer parte do currículo dos alunos do 5º e 6º anos já no próximo ano lectivo

Horizonte em Movimento: formar velejadores e alargar a perceção geográfica

- Gabinete de Imprensa do CNH: Quais são os objetivos deste projeto?

- Duarte Araújo: Os objetivos deste projeto são ambiciosos, pretendendo aumentar o território geográfico dos Açores!

Tendo em conta que os Açores são um conjunto de ilhas, muitas à vista e com uma limitação geográfica impossível de contornar, torna-se imperativo que o papel do Clube Naval da Horta seja o de aumentar, o máximo possível, a perceção territorial, criando, simultaneamente, pontes entre as ilhas e lançando as fundações para uma nova geração de empreendedores na economia do mar.

Sendo o Clube Naval da Horta guardião do conhecimento secular da navegação e compreensão marítima, associado a um maior respeito pelas energias limpas e conservação da natureza, este é o momento de ligar esse conhecimento ancestral à necessidade de encontrar novos rumos para a economia local e regional, e ao mesmo tempo contribuir para a formação dos corpos e mentes das camadas mais jovens. É aí que entra o ensino da Vela, inserido no programa escolar de desporto. Todos reconhecem no desporto da Vela as vantagens que incute na construção dos jovens, o trabalho em equipa, a superação, o conhecimento de todas as variáveis marítimas e meteorológicas, a liderança, a confiança, a saúde, o respeito e a humildade.

- Gabinete de Imprensa do CNH: O que é que este projeto traz de novo?

- Duarte Araújo: Os fatores que tornam esta parceria com a Escola Básica da Horta são: a proximidade física com a Escola, praticamente porta com porta; o interesse do Departamento de Desporto, Comissão Executiva e Comissão Pedagógica, assente no reconhecimento do papel do ensino da Vela na estrutura de valores partilhada por ambas as instituições; e, por último, mas muito importante, a verdadeira realização do projeto Horta: Cidade-Mar.

projecto horizonte movimento 3
Os professores têm de aprender para depois saberem avaliar. Duarte Araújo (de casaco vermelho) está empenhadíssimo nessa missão

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual o compromisso por parte da EBI da Horta?

- Duarte Araújo: A EBI da Horta propôs-se integrar no seu sistema de ensino a atividade da Vela para o 5º e 6º anos, estando a decorrer, neste momento, uma experiência com o 5º ano. Estamos a falar de 7 turmas com cerca de 150 alunos. Para o próximo ano, com a inclusão do 6º ano, o número de instruendos irá duplicar, sendo cerca de 300.

- Gabinete de Imprensa do CNH: O que está a ser feito nesta primeira fase?

- Duarte Araújo: Estamos a transmitir os conhecimentos básicos da navegação à vela e segurança no mar, de acordo com o previsto pelo Ministério da Educação no que toca ao programa curricular do ensino da Vela. Com 2 embarcações à Vela Raquero, que permitem levar, de cada vez, 5 alunos e 1 monitor assim como 1 barco de apoio com os restantes alunos e respetivo skipper, as aulas têm a duração de 90 minutos e decorrem dentro do porto da Horta. Cada aluno é desafiado a conhecer o barco, o vento e a controlar os diferentes aspetos da navegação.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Quais as datas de realização do “Horizonte em Movimento”?

- Duarte Araújo: Arrancou no dia 19 de Maio e termina no dia 13 deste mês. Serão realizadas 13 aulas de 90 minutos para as 7 turmas (alunos) e 6 aulas de Vela para os 7 professores, dando-lhes um maior controlo sobre o programa de ensino, assim como uma participação ativa no projeto.

- Gabinete de Imprensa do CNH: O  Clube Naval da Horta é a entidade coordenadora...

- Duarte Araújo: A Escola de Vela do Clube Naval da Horta, com os seus recursos humanos, juntamente com os professores de Educação Física da EBI da Horta, coordena as atividades e o CNH compromete os seus recursos materiais na execução desta parceria.

Neste momento, estamos a usar o nosso maior barco de apoio, que permite uma lotação de 20 passageiros e os 2 barcos à Vela Raquero. Infelizmente, o material que estamos a usar está muito gasto devido à utilização regular que o Clube faz do mesmo. As velas velhas e rasgadas, que se apresentam com muitos remendos; o consumo de gasolina; a necessidade de 1 treinador extra durante a semana e de 1 skipper para o barco de apoio; as instalações desadequadas para receber os alunos nos balneários; a falta de coletes de salvação que permitiriam aumentar o número de utilizadores, são tudo encargos que vêm esforçar ainda mais as contas já de si apertadas da atividade do Clube. O apoio da Escola e dos professores tem sido muito importante, mas para que este projeto chegue a bom porto, vamos ter de procurar resolver as necessidades que identificámos até agora.

projecto horizonte movimento 1
As aulas de Vela maravilham os alunos, o que faz antever o sucesso deste projeto

- Gabinete de Imprensa do CNH: Neste cenário, não é possível aumentar o número de alunos?

- Duarte Araújo: Se quisermos aumentar o número de alunos, avançar com os graus de aprendizagem e alargar este projeto ao ano letivo inteiro, bem como criar um clube inserido no desporto escolar, então teremos de fazer um investimento apropriado à medida da nossa ambição e dos objetivos a que nos propusemos.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual o balanço que se pode fazer até agora?

- Duarte Araújo: Agora que já concluímos 5 aulas, ainda só temos bons indicadores da motivação dos alunos e dos professores. Tem sido muito gratificante ver a vontade que existe de aprender mais sobre a Vela e o mar, perder os medos e aventurar-se num barco à vela. É estimulante poder participar na formação desportiva dos alunos da EBI da Horta, dando-lhes conhecimentos sobre o mar que nos rodeia, o que permite alargar, de alguma forma, a perceção geográfica. O que antes era um obstáculo, passa agora a ser um caminho, alargando, efetivamente, o nosso horizonte.

- Gabinete de Imprensa do CNH: A experiência e o know-how do CNH podem ser vistos como mais-valias neste projeto?

- Duarte Araújo: O Clube Naval da Horta nasce em termos formais a 26 de Setembro de 1947, com o objetivo de estimular o gosto pelos desportos náuticos de recreio e de competição.

Com uma atividade regular, é hoje a instituição desportiva faialense com maior número de associados, tendo, igualmente, o maior número de atletas federados, dinamizando modalidades náuticas como Vela e Remo em Botes Baleeiros, Apneia, Canoagem, Pesca Desportiva, Natação, Vela Ligeira, Vela de Cruzeiro, Remo, Windsurf, Mergulho e Mini-Veleiros.

Por todos estes factos, o Clube Naval da Horta é, atualmente, um clube fortemente enraizado na sociedade civil e desportiva do Faial, fazendo a ligação entre as suas gentes e o mar, destacando-se como uma referência a nível regional e nacional.

projecto horizonte movimento 4
Nas asas do vento, descobrindo uma nova paixão...

Bruno Silveira, professor de Educação Física da Escola Básica Integrada da Horta dá o seu testemunho sobre este projeto pioneiro nos Açores:

“O projeto “Horizonte em Movimento” resulta de um protocolo firmado entre o Departamento de Educação Física da EBI e o Clube Naval da Horta e integra-se no grupo de matérias alternativas que podemos dar no âmbito da Educação Física.

Matérias alternativas são aquelas matérias que podemos ajustar de acordo com o contexto geográfico onde damos aulas. E no Faial, como vivemos numa zona circundada por mar, pensámos que fazia todo o sentido os alunos terem algum contacto com o mar e com atividades náuticas. Começámos esta experiência no 3º período, mas a ideia é que o projeto fique associado ao programa curricular de Educação Física do 2º Ciclo. Os alunos estão a adorar! Alguns já tinham conhecimento da Vela porque praticam no Clube Naval da Horta, mas mesmo os que estão a ter contacto com a modalidade pela primeira vez, têm aprendido muita coisa.

Considero importantíssimo este projeto da Vela! Já temos um programa vasto, mas esta atividade vem enriquecê-lo muito mais. O “Horizonte em Movimento” permite proporcionar aos alunos mais uma área no âmbito do desporto que, através das aulas mais tradicionais, não seria possível. Esperemos que esta experiência na aprendizagem da Vela faça com que alguns descubram uma nova paixão na sua vida, sendo cidadãos mais ativos, conscientes e responsáveis”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.