cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Regata Les Sables-Horta-Les Sables 2017 foi apresentada na ilha do Faial: “A Marina da Horta é a que, em cada ano, recebe mais regatas de Alta Competição”

apresent les sables horta les sables 2017
Presidente da Portos dos Açores, Fernando Nascimento; Presidente do Clube Naval da Horta, José Decq Mota; e Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva
Fotografia: Direitos Reservados

Foi apresentada na tarde desta segunda-feira, dia 19, nos Paços do Município, a edição de 2017 da Regata Les Sables-Horta-Les Sables (Classe 40 pés). Esta Regata Internacional sai da cidade francesa de Sables D’Olonne no próximo dia 2 de julho com destino à cidade da Horta.

Na apresentação, a cargo do Chefe do Gabinete de Operações Náuticas da Portos dos Açores, Armando Castro, estiveram presentes todas as entidades que dão corpo à Comissão Náutica Municipal, e que são: Câmara Municipal da Horta, Clube Naval da Horta, Portos dos Açores e Associação Regional de Vela dos Açores.

Historiando a situação do Porto da Horta, o Presidente da Direção do Clube Naval da Horta (CNH), José Decq Mota, destacou que se trata, “desde há dezenas de anos, de um grande porto de escala da Náutica Internacional de Recreio”, vincando que “esse crescimento e alargamento se encontra muito longe de estar esgotado”. E frisa: “A possibilidade de a Horta manter essa situação não só existe como tem sido reforçada, e isso deve-se essencialmente ao facto de se ter juntado à Náutica Internacional de Recreio – que os franceses chamam de pleasance – a Náutica Internacional de Competição Profissional”.

José Decq Mota não tem dúvidas de que “este cenário, de grande projeção do Faial e dos Açores, resulta da existência da Comissão Náutica Municipal que, desde há 10 anos, vem fazendo um trabalho sistemático de captação de regatas internacionais de competição realizadas por profissionais da Vela Oceânica de Competição, o que fez com que a Horta ficasse de corpo inteiro integrada na família da Náutica Internacional de Recreio”.

“A Horta é hoje um porto de recreio, de barcos e iates, que fazem ralies, regatas, etc, mas é também um importantíssimo porto de escala de regatas de Alta Competição à Vela”, reforça.

No entender do mais alto dirigente do Clube Naval da Horta, “este panorama pode ser aprofundado e desenvolvido logo que se consiga resolver alguns problemas de infraestruturas, nomeadamente a capacidade de varar barcos com determinadas características e condições; a capacidade de os parquear em terra de forma segura; e de poder prestar assistência. Ultrapassadas estas situações, o Faial tem uma altíssima probabilidade de ser procurado para, na época baixa, funcionar como uma base de treino para equipas altamente especializadas. Há igualmente uma grande probabilidade de a Horta ter um elevado número de barcos estacionados e em reparação”. “Falta-nos dar esse passo”, assevera.

Na sua intervenção, este Dirigente enfatizou, também, “o facto de os próprios centros principais da Náutica Internacional de Recreio de Competição tratarem os elementos que representam a Horta – designadamente o CNH, a Câmara Municipal, a Portos dos Açores, etc – como parentes próximos. É preciso realçar que nós assistimos à saída da Vendée Globe, que é uma regata que dá volta ao mundo (mas não passa no Faial)  de um lugar de grande destaque no Pavilhão principal da feira associada a este prestigiante  evento mundial. Isto faz com que o Faial seja reconhecido neste importantíssimo mundo da vela internacional”.  

O Chefe do Gabinete de Operações Náuticas da Portos dos Açores, Armando Castro, revelou um dado de grande relevo e que se traduz na realidade inequívoca de “a Marina da Horta ser aquela que mais regatas de alta competição recebe em cada ano”.

Recorde-se, a propósito, que há anos que o Faial recebe 2 e 3 regatas internacionais.  

“A Marina da Horta é procurada por 3 classes de alta competição: os barcos de 6,5 metros; os da Classe Figaro e os de 40 pés. A conjugação destas 3 classes europeias de Alta Competição e o facto de todas usarem o Porto da Horta merecem ser realçados”, destaca José Decq Mota.

José Leonardo Silva, Presidente da Autarquia Faialense, tem como pretensão suscitar o envolvimento da população na receção às regatas de âmbito internacional que aportam à cidade da Horta.  Como tal, a Comissão Náutica Municipal delineou a criação de um Programa de Voluntariado de Apoio à Regata Internacional Les Sables-Horta-Les Sables, com pré-requisitos elaborados e traduzidos numa ficha de inscrição, que já se encontra disponível na Secretaria do Clube Naval da Horta. E o prémio para essa colaboração – sempre muito habitual – será uma viagem a Sables D’Olonne, a sortear na Cerimónia de Entrega de Prémios da 1ª etapa da Regata Les Sables-Horta-Les Sables, a realizar na Horta, no dia 12 de julho.

A viagem, suportada pela Câmara Municipal da Horta, pretende que o vencedor esteja presente na Entrega de Prémios da última perna desta competição, que terá lugar no dia 22 de julho, em Sables D’Olonne.

José Leonardo relembrou a importância da ligação náutica da Horta com a cidade francesa de Sables D’Olonne, que conta já com 10 anos de existência e, que, neste momento, “vai muito para além da mera competição náutica, alargando-se a outros domínios como a área económica e a promoção turística”.

O edil salientou a participação da Comissão Náutica Municipal, com stand próprio, na largada da maior competição de vela, a Vendée Globe, e enalteceu o destaque que, em França e no mundo da vela, é dado à cidade da Horta, “já conhecida pela excelente organização de eventos internacionais, fruto do trabalho empenhado e estratégico de todos estes parceiros e voluntários”.

cartaz voluntarios les sables 2017LES SABLES-HORTA-LES SABLES 2017

PROGRAMA (PROVISÓRIO)

JULHO:
Domingo, dia 2:
13h02 - Largada da 1ª etapa da Regata Les Sables-Horta-Les Sables.

Sexta-feira, dia 7:
16h40 - Chegada da Organização à Horta.
18h00 - Abertura do Secretariado na Horta.

Sábado, dia  8:
Data prevista para a chegada do 1º concorrente à Horta.

Domingo, dia 9:
Chegada dos concorrentes à Horta.

Segunda-feira, dia 10:
Data prevista para a chegada do último concorrente à Horta.

Terça-feira, dia  11:
12h00 - Volta à Ilha do Faial, com almoço no Capelo.

Quarta-feira, dia 12:
19h00 - Cerimónia de Entrega de Troféus e Sorteio da viagem do Voluntário.

Quinta-feira, dia 13:
17h00 - Briefing Météo.

Sexta-feira, dia 14:
17h00 - Largada da 2ª etapa da Regata Les Sables-Horta-Les Sables.

Sábado, dia  15:
20h00 - Jantar da Organização, oferecido pelo Presidente da CMH.

Domingo, dia 16:
10h345 - Partida da Organização da cidade da Horta.

Sábado, dia 22:
Cerimónia de Entrega de Troféus em Sables D´Olonne.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.