cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2017: Entrevista a Beatriz Gago e a Beatriz Cintra, de Portimão – Grupo de Ouro e Prata no Mundial de Optimist 2017

Beatriz Gago e Beatriz Cintra são ambas do Clube Naval de Portimão e fazem muitos sacrifícios pela Vela

Elas estão no top 5 da Vela em Portugal, representaram o País das Quinas no Mundial de 2017, são simpáticas e adoram o Faial. Beatriz Gago tem 15 anos, 7 dos quais dedicados à Vela, no Clube Naval de Portimão. Participou no Mundial, realizado há 2 semanas, na Tailândia, tendo ficado em 4º lugar feminino – Grupo de Ouro – a 2 pontos do 3º lugar. No grupo dos 281 velejadores que disputaram o Mundial na Tailândia, Beatriz Gago classificou-se em 43º lugar.

Beatriz Cinta tem 14 anos e também pratica Vela desde os 7, no mesmo Clube. Aliás, foi a Vela que as tornou amigas. Participou igualmente no Mundial, tendo ficado no 2º grupo de 4, o que significa Grupo da Prata.

Ambas já vieram várias vezes ao Faial, a convite do Clube Naval da Horta (CNH), onde se sentem muito bem, tendo mesmo pedido para voltar em 2018. Aproveitando a sua participação no XII Festival Internacional de Vela Ligeira, organizado pelo CNH, o Gabinete de Imprensa do Clube entrevistou estas medalhadas atletas, que têm grandes ambições no mundo da Vela.

 Beatriz Gago: “Os meus pais apoiam-me muito!”

 Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH): Como correu o Mundial?

Beatriz Gago: Poderia ter sido um pouco melhor, já que fiquei a 2 pontos do 3º lugar. No entanto, alcancei o meu objectivo, que era fazer melhor do que em 2016, ano em que fui em 6º lugar feminino, na 59ª posição da geral.

Gabinete de Imprensa do CNH: Como surge a Vela na tua vida?

Beatriz Gago: O meu avô tinha um veleiro e meu pai gostava que eu praticasse Vela. Isto começa porque quis fazer a vontade a ele, mas a verdade é que depois fui começando a ganhar gosto e posso dizer que os meus pais me apoiam muito!

beatriz gago 2017

“A Vela permite-me conhecer novas culturas”

Gabinete de Imprensa do CNH: O que é que a Vela te trouxe?

Beatriz Gago: Conquistas e oportunidades de conhecer novas pessoas, novos países e culturas, fazer amizades dentro e fora do país e praticar outras línguas. Como fazemos muitos estágios em que só se fala inglês, temos de dominar este idioma. Até agora, a Vela já me permitiu conhecer Tailândia, Irlanda, País de Gales, Omã, Espanha e até o meu país, incluindo duas ilhas dos Açores: Faial e Pico.

“Gostava de ser velejadora olímpica!”

Gabinete de Imprensa do CNH: O que representa a Vela para ti?

Beatriz Gago: A Vela é a minha vida.

Gabinete de Imprensa do CNH: Qual o teu sonho?

Beatriz Gago: Ser velejadora olímpica! Mas para assegurar o meu futuro, gostava de tirar um Curso na área das Ciências e Matemáticas.

Gabinete de Imprensa do CNH: É fácil conciliar a Escola com a Vela?

Beatriz Gago: Já tive umas picardias com alguns dos meus professores para conseguir que mudassem a data dos testes e consegui, pois a legislação diz que são obrigados a fazer isso quando se trata de atletas de competição que representem o país no estrangeiro.

“Quando se trabalha e se tem vontade, tudo é possível”

Gabinete de Imprensa do CNH: És vista como um exemplo?

Beatriz Gago: Sim, dizem-me que eu sou um exemplo para os outros no sentido de mostrar que, quando se trabalha e se tem força de vontade, tudo é possível. Incentivo outros colegas e amigos a também praticarem Vela.

Gabinete de Imprensa do CNH: Fazes sacrifícios pela Vela?

Beatriz Gago: Abdico da minha vida pessoal para treinar.

Gabinete de Imprensa do CNH: Gostas de vir ao Festival Náutico, organizado pelo Clube Naval da Horta?

Beatriz Gago: Muito! Esta é já a 4ª vez que venho ao Faial. A primeira foi em 2012, depois em 2015 vim duas vezes: uma por altura do Campeonato Nacional de Juvenis e a segunda aquando do Festival Náutico, e agora novamente no Festival Náutico.

Gabinete de Imprensa do CNH: Qual é a tua impressão?

Beatriz Gago: A ilha é bonita, assim como o Pico, que também aproveitei para visitar. Os atletas são simpáticos e as pessoas estão sempre dispostas a ajudar, sendo hospitaleiras e humildes. O Encontro Internacional de Vela Ligeira está bem organizado.

Entendo que os velejadores têm potencial, mas compreendo que devido às circunstâncias geográficas e não só, seja mais difícil evoluir aqui do que no Continente. Falta experiência. Nós lá, metemo-nos no carro e vamos para qualquer lado, ao passo que aqui, já não é assim.

Gabinete de Imprensa do CNH: Dá para aprender alguma coisa aqui?

Beatriz Gago: Sim, aprende-se sempre qualquer coisa, pois não há regatas perfeitas.

Gabinete de Imprensa do CNH: Contas com algum patrocínio?

Beatriz Gago: Da Companhia Náutica, que me cedeu o barco que uso desde o início de 2016.

Gabinete de Imprensa do CNH: O que fazes nos tempos livres?

Beatriz Gago: Faço surf com meu pai e o meu irmão. Gosto de estar com a minha família e com os meus amigos, gosto de ir à praia, de passear e de viajar.

 

Beatriz Cintra: “É muito difícil conciliar a Escola com a Vela”

beatriz cintra 2017

Gabinete de Imprensa do CNH: Porque apostaste na Vela?

Beatriz Cintra: Comecei na Vela por causa do meu irmão, que também praticava. O meu pai também já fez Vela e tenho um primo que ainda pratica.

Gabinete de Imprensa do CNH: Porquê a Vela e não outro desporto?

Beatriz Cintra: Porque gosto e por achar que é um desporto mexido e engraçado.

Gabinete de Imprensa do CNH: É fácil conciliar com a Escola?

Beatriz Cintra: É muito difícil, mas consigo porque estudo todos os dias.

Gabinete de Imprensa do CNH: Os professores percebem a vossa vida?

Beatriz Cintra: Alguns sim, mas também já tive de conversar com outros para lhes fazer ver a minha situação, o que nem sempre é fácil de perceber.

“Estamos as duas no top 5”

Gabinete de Imprensa do CNH: Porque razão foste ao Mundial?

Beatriz Cintra: Por ter conseguido ficar apurada, tendo representado Portugal, assim como a Beatriz Gago. Ao Mundial de Optimist – o maior campeonato da classe – foram 5 velejadores de cada país, num total de 281 atletas. Estamos as duas no top 5.

 Gabinete de Imprensa do CNH: A carga de treino é muito intensa?

Beatriz Cintra: Treinamos sempre que podemos, mas garantidos estão 3 treinos semanais de várias horas. O nosso Treinador é o Frederico Rato e o Clube Naval de Portimão tem condições para a Vela.

“A Vela fez com que aprendesse a organizar-me”

Gabinete de Imprensa do CNH: Também tens o mesmo patrocinador?

Beatriz Cintra: Sim, é também a Companhia Náutica, mas no meu caso uso um barco do Clube. Há velejadores que têm o seu próprio equipamento, mas o Clube Naval de Portimão tem barcos para todos e, bons!

Gabinete de Imprensa do CNH: O que é que a Vela te proporcionou?

Beatriz Cintra: Aprendi a organizar-me e a gerir o tempo; tenho viajado, já fui à Tailândia, à Itália e a Espanha. Conheço o meu país e esta é a terceira vez que venho ao Faial. Só lamento ter de mudar de escalão, devido à idade.

Gabinete de Imprensa do CNH: Qual a tua opinião sobre o CNH e a ilha?

Beatriz Cintra: O CNH está bem situado, mesmo à beira-mar, o que é muito bom. As pessoas são muito simpáticas e estão sempre prontas a ajudar. Não querem problemas com ninguém nem stressam.

Gabinete de Imprensa do CNH: Quando vens às competições organizadas pelo CNH aprendes algo de novo?

Beatriz Cintra: Aprende-se em todas as regatas, porque cometemos sempre erros. Cada uma tem o seu grau de dificuldade.

Gabinete de Imprensa do CNH: Fazes sacrifícios pela Vela?

Beatriz Cintra: Desde que estou na Vela nunca mais fui a uma festa de aniversário.

Gabinete de Imprensa do CNH: Consideras-te um exemplo?

Beatriz Cintra: Na Vela, somos exemplos. Muitas vezes dizem-me: “Não vens à praia, não sais com os amigos, tudo por causa da Vela? Eu não era capaz de fazer isso!”

Gabinete de Imprensa do CNH: O que fazes quando não estás na Vela?

Beatriz Cintra: Vou com meu pai andar de bicicleta, jogo ténis, ping-pong, vou à praia e passeio pelas montanhas.

Gabinete de Imprensa do CNH: No futuro, gostarias de ser...?

Beatriz Cintra: Quando era pequena, queria ser PSP, seguindo o exemplo de meu pai, mas depois, por causa da Vela, passei a querer um futuro relacionado com o mar. Então, juntando os dois, decidi que vou ser Polícia Marítima.

Gabinete de Imprensa do CNH: A Vela vai ser uma realidade até...?

Beatriz Cintra: Nunca vou deixar a Vela!

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.