Festival Náutico 2017: 25 Botes do Faial, Pico e Flores nas Regatas de Botes Baleeiros - Casa de Pessoal da RTP envolveram 230 pessoas

As tão aguardadas, participadas e disputadas Regatas de Botes Baleeiros - Casa do Pessoal da RTP, integradas no Festival Náutico do Clube Naval da Horta (CNH) 2017, realizaram-se na tarde deste sábado, dia 12.

Participaram 25 botes do Faial, Pico e Flores, tendo sido 23 na Vela, 6 em Remo Feminino e 11 em Remo Masculino.

Participaram os 8 botes do Faial (das Juntas de Freguesia do Salão, Feteira, Castelo Branco, Angústias e CNH); do Pico vieram 15 (Calheta de Nesquim, Ribeiras, Lajes, São João, São Mateus e São Roque) e das Flores (Lajes), vieram 2.

De acordo com José Decq Mota, da Secção de Botes Baleeiros do CNH, “as regatas decorreram bem. Inicialmente havia pouco vento, mas depois houve o suficiente para que a Regata de Vela fosse bonita e rápida”.

O limite máximo para a realização da Regata de Vela eram 2 horas, mas o Bote mais rápido precisou de apenas 1 hora e 5 minutos, ao passo que o mais lento gastou um pouco mais do que 1 hora e meia.

José Decq Mota sublinha o facto de ter sido “um espetáculo muito interessante de seguir, sobretudo na reta final, porquanto permitiu muita visibilidade para o exterior. E muita gente acompanhou os Botes no seu percurso de regata”.

De acordo com este Dirigente, a Regata de Vela e as de Remo Feminino e Masculino envolveram cerca de 230 pessoas, número que inclui, também, as tripulações das lanchas de apoio e que foram “Walkiria” e “Maria Manuela”, do CNH; “Medina”, da Calheta de Nesquim (Pico); “Açoriana”, das Ribeiras (Pico); “Rosa Maria” e “Cigana”, das Lajes do Pico e “Garota”, de São Roque do Pico.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.