cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

70º Aniversário do CNH: Mensagem do Director da Secção de Windsurf, Jorge Fontes

“Não será por acaso que vários antigos desportistas do CNH desenvolveram carreiras profissionais ligadas ao mar e à marinharia”

O Clube Naval da Horta é muito mais do que um clube desportivo; é uma referência no Faial, nos Açores e, provavelmente, a organização desportiva açoriana com maior projecção internacional, com ligações importantes nos dois lados do Atlântico.      

Não existem muitas organizações que ofereçam uma formação tão transversal e que vai muito para além do plano desportivo. Não será por acaso que vários antigos desportistas do CNH desenvolveram carreiras profissionais ligadas ao mar e à marinharia, tendo, em vários casos, atingido elevados níveis de excelência desportiva e profissional. Um bom exemplo é o percurso do antigo velejador e Campeão Regional de Vela, Rui Terra, recentemente nomeado Capitão do Porto de Cascais.

Muito do trabalho do Clube e das conquistas dos atletas ainda passam despercebidas junto de uma parte significativa da sociedade. Contudo, parece-me que todos os faialenses reconhecem o CNH como a organização de referência dos desportos náuticos e na organização de grandes eventos desportivos regionais, nacionais e internacionais. Haverá, seguramente, muito trabalho a fazer para aproximar mais a sociedade do seu mar, e os desportos náuticos são, sem dúvida, uma das melhores estratégias para atingir este objectivo, que é, aliás, reconhecido desígnio nacional.  

A dinâmica de qualquer clube ou modalidade depende das pessoas

Apesar do Clube já ter uma oferta muito diversa, haverá algumas modalidades que já foram muito importantes no passado e que poderiam ser novamente dinamizadas. A dinâmica de qualquer clube ou modalidade em particular depende das pessoas, que são o capital mais importante, e não pode ser decretada por uma liderança. Havendo um conjunto de pessoas dedicadas e dinâmicas não há razão nenhuma para não expandir a oferta de actividades, apesar dos recursos serem finitos.   

Embora existam algumas carências e os recursos sejam sempre insuficientes para um Clube dinâmico e ambicioso como o nosso, a vasta actividade do CNH só é possível porque temos o apoio de muitas instituições e, sobretudo, de muitas pessoas, voluntários e funcionários. As pessoas que colaboram e apoiam a actividade do CNH são, seguramente, o seu capital mais importante.

 O que faz mais falta ao CNH são pessoas: mais gente dinâmica e dedicada com vontade de fazer coisas. Claro que temos carências a nível financeiro e em termos de infra-estruturas e meios, mas sem pessoas nada disso é importante.  

Uma boa prenda de Aniversário seria poder ver a nossa sede melhorada e ampliada de acordo com a nossa dimensão e ambição e que permitisse eliminar os contentores e espaços precários.

Nacional de Fórmula Windsurf, na Horta

Em jeito de balanço à Secção de Windsurf, é de realçar que está em franco crescimento, porque se apostou na formação e aperfeiçoamento para aumentar a massa crítica de praticantes e a visibilidade da modalidade e, com isto, imprimir uma nova dinâmica à Secção, com mais praticantes e actividade regular. Se tivermos muita gente motivada, então podemos ser mais ambiciosos. Por exemplo, teremos, já em 2018, uma prova do Nacional de Fórmula Windsurf, na Horta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.