cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

70º Aniversário do CNH: Mensagem da Secção de Botes Baleeiros – O CNH e o Património Baleeiro Móvel do Faial nos 70 Anos do Clube

“A utilização permanente e intensa dos nossos botes e lanchas, de maio a outubro, demonstra que esta atividade é levada muito a sério nesta ilha do Faial!”

Basta seguir, mesmo de longe, a atividade intensa do Clube Naval da Horta para perceber que os botes e lanchas da baleia, as suas regatas, treinos e passeios, pela quantidade de pessoas que envolve, pelo número de barcos que movimenta, pelos espaços físicos de que necessita e pela logística que implica, ocupa, na atividade atual do CNH, um espaço de grande destaque e importância.

Como se sabe, o Património Baleeiro Móvel do Faial pertence a várias Entidades, sendo que todas elas celebram anualmente um Protocolo com o CNH, que atribui ao Clube funções permanentes de organização, apoio logístico e operacionalização da atividade.

O CNH, por via de um Protocolo permanente com a Câmara Municipal da Horta, opera a lancha classificada “Walkiria” e, por via de um Acordo com o respetivo proprietário, integra nas atividades do Património Baleeiro do Faial a lancha classificada “Maria Manuela”.

O CNH tem dois botes, a Junta de Freguesia do Capelo tem outros dois e as Juntas de Freguesia do Salão, Angústias, Feteira e Castelo Branco um cada.

Existe e funciona com regularidade uma Comissão da Secção de Botes Baleeiros, na qual têm assento os Presidentes das Juntas e o Presidente e dois membros da Direcção do CNH, Comissão esta que acompanha e planifica a atividade.

Tudo isto faz com que a atividade do património baleeiro navegável do Faial esteja a cumprir bem todos os objetivos desta grande recuperação que se fez de botes e lanchas: salvar os botes e lanchas da baleia, mantendo a navegar estas embarcações tradicionais excelentes; chamar e envolver homens e mulheres de todas as idades, de todas as origens sócio-profissionais e de toda a ilha para a  prática de vela e remo em bote baleeiro; divulgar com intensidade estas embarcações tradicionais e históricas;  desenvolver uma intensa atividade competitiva que passa por campeonatos de ilha, pelo campeonato regional e pela regata internacional de botes baleeiros que se realiza, alternadamente, nos EUA e nos Açores.

A utilização permanente e intensa dos nossos botes e lanchas, de maio a outubro, demonstra que esta atividade é levada muito a sério nesta ilha do Faial!

O CNH assume e continuará a assumir o intenso trabalho que resulta, quer da gestão e utilização do seu próprio Património Baleeiro, quer da coordenação operacional de todos os botes e lanchas, que resulta dos Protocolos e Acordo existentes.

Neste momento em que fazemos 70 anos é tempo de agradecer, muito reconhecidamente, à empresa COFACO/Açores e à Dr.ª Manuela Bairos, a cedência benévola dos espaços onde se faz a invernia e manutenção dos botes e onde se deposita e prepara a palamenta, mas também é tempo de lembrar que o CNH e o Património Baleeiro Móvel do Faial precisam, no futuro, de espaços que sirvam permanentemente essa função de manter e usar este magnífico património.

Será com muita alegria que no Jantar do Aniversário do CNH, a 30/9/2017, se fará, com a presença de todos os praticantes, a entrega dos prémios correspondentes a esta modalidade que em, bom rigor, se deve chamar Vela e Remo Em Bote Baleeiro!

José Decq Mota