CNH participa no IV Troféu Cidade de Viana - Semana do Atlântico

Pedro Moniz, Manuel Bettencourt, Maísa Silva, Ana Luísa Silva e Leonor Porteiro, são os atletas da Secção de Vela Ligeira do Clube Naval da Horta (CNH) que vão participar no IV Troféu Cidade de Viana - Semana do Atlântico, que decorrerá em Viana do Castelo, no Continente português, nos dias 28 e 29 deste mês.

“Trata-se do maior Campeonato da Classe Optimist organizado em Portugal, com cerca de 250 velejadores inscritos, oriundos de mais de 30 Clubes, representando quase todos os Clubes com Competição em Portugal, muitos de Espanha, Bélgica e Irlanda”, realça o Treinador de Competição do CNH, Duarte Araújo.

“Competir com alguns dos melhores velejadores da Península Ibérica”

Este evento é organizado pelo Clube de Vela de Viana do Castelo em parceria com o  Real Clube Náutico de Vigo, contando com o apoio da West Sea - Estaleiros Navais, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Federação Portuguesa de Vela.

A propósito da deslocação, Duarte Araújo explica: “Tendo em conta que o Clube de Vela de Viana do Castelo tem participado, nos últimos 2 anos, no Encontro Internacional de Vela Ligeira – organizado pelo CNH  e que se realiza durante o Festival Náutico da Semana do Mar – e que o convite que nos endereçou oferecia excelentes condições para podermos participar neste Campeonato, decidimos aproveitar esta belíssima oportunidade”. E frisa: “A experiência que os atletas do Clube Naval da Horta vão adquirir ao competir com alguns dos melhores velejadores da Península Ibérica, num evento que dificilmente teriam hipóteses de estar presentes, é o objectivo desta participação”.

Pais investem na participação dos atletas

Este Técnico refere que “o CNH não tem condições para suportar a deslocação das suas equipas a competições fora do Triângulo, mas, atendendo à importância deste Campeonato e ao investimento que os pais estão dispostos a fazer para proporcionar aos velejadores esta experiência, irá suportar a deslocação do Treinador”.

“Nem nos Campeonatos Nacionais participa uma frota açoriana tão grande!”

Esta é a segunda vez que o Clube Naval da Horta participa neste Campeonato, tendo tido uma representação há 2 anos. “A procura de provas de maior competitividade tem sido uma preocupação da Direcção e da Escola de Vela. Devido ao calendário pouco competitivo e curto da Região Açores, é necessário competir fora para poder elevar a qualidade dos nossos atletas”, sublinha Duarte Araújo, que acrescenta: “O que é novo nesta época, é a representação açoriana. Prevê-se a participação de 19 velejadores dos Açores, designadamente das ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel, sinal de que os Clubes da Região Autónoma dos Açores têm consciência de que, para elevar o nível competitivo têm de participar em provas de maior dimensão. De realçar que nem nos Campeonatos Nacionais participa uma frota açoriana tão grande! Mas isso só é possível graças às condições excepcionais que a Organização nos proporciona”.

A comitiva do Clube Naval da Horta embarca do Faial no dia 27 e regressa a 30.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.