Secção de Pesca Desportiva de Barco do CNH realizou reunião preparatória da época 2018

Luís Carlos Rosa, Director da Secção de Pesca Desportiva de Barco do CNH, revela algumas das novidades para a época de 2018

Elencar o que correu bem e menos bem na temporada anterior e apontar situações que podem ser melhoradas na época 2018, foram objectivos da reunião promovida pela Secção de Pesca Desportiva de Barco do Clube Nava da Horta (CNH) e que decorreu na noite desta quinta-feira, dia 23, no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do CNH.

Neste encontro, que durou horas, foram feitas propostas para melhorar o funcionamento desta modalidade, que conta com gente interessada em pescar mas, acima de tudo, conviver.

Luís Carlos Rosa, Director desta Secção, revela que a empresa “Delfim Vargas” vai patrocinar as Provas que compõem o Campeonato de Ilha do Faial do próximo ano. E a propósito de Provas, este Dirigente anunciou que aquelas – uma Prova de Corrico e uma de Fundo – que se realizam por altura do Festival Náutico da Semana do Mar vão deixar de integrar o Campeonato de Ilha. Assim sendo, a Semana do Mar passar a contar com um Torneio próprio, aberto a todos os pescadores e não apenas àqueles que pontuam para o Campeonato de Ilha.

Já no que concerne à Prova de Aniversário do Clube – Pesca de Fundo – foi decidido que a mesma passa a fazer parte do Campeonato de Ilha, funcionando como a última competição deste Campeonato.

Convívios = criação de laços de amizade

Por diversas vezes tem sido enfatizada a tónica de que esta Secção não pretende fomentar a pesca na vertente lucrativa mas, sim, promover a modalidade desportivamente, com respeito pelas leis vigentes. Tão ou mais importante do que competir de forma saudável afigura-se a componente recreativa, com destaque para a amizade, a camaradagem e o convívio que se gera entre os participantes. Nesse contexto, é intenção desta Secção que na próxima época – que começa no início de 2018 – sejam organizados jantares-convívio, com periodicidade acordada entre os participantes, além dos habituais momentos de amena cavaqueira, que acontecem no fim de cada Prova e no momento da pesagem do pescado. De realçar que o Clube oferece sempre um pequeno lanche em cada uma das provas calendarizadas.

Como novidade neste capítulo, surge o Passeio ou Ralli a realizar ao Pico, no mês de Julho, com prova de pesca naquela ilha, rematando com convívio. “Pretende-se que estes encontros e momentos de convívio contribuam para criar mais laços de amizade entre todos os que dão corpo a esta Secção, já que o que está em causa não é meramente a competição”, salienta Luís Carlos Rosa.

Como habitualmente, será realizada no Faial a Prova do Campeonato Regional de Pesca de Corrico Costeiro, competição que é organizada anualmente pela Associação Açoriana de Pesca Desportiva de Mar (AAPDM), de São Miguel, e pelo CNH, além de outros dos Açores.  

O calendário da próxima época vai ser disponibilizado brevemente.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.