“Conhecer os Nossos Atletas” – Manuel Bettencourt: “Para mim, a Vela é vida”

Prosseguindo a recém-criada rubrica “Conhecer os Nossos Atletas”, o foco de hoje é o velejador do Clube Naval da Horta (CNH), Manuel Bettencourt - Classe Optimist Juvenil.

“Com a Vela, aprendi a ter calma”, revela quando confrontado sobre as mudanças operadas através deste desporto. “O Treinador [Duarte Araújo] diz-me para eu me manter calmo, porque assim faço melhores largadas, e tem resultado”.

 vela ligeira manuel bettencourt 1 2017

“Mesmo nos dias de mau tempo, dá para aprender”

Mesmo sendo recente no seu percurso de apenas 11 anos – começou a praticar este Verão – a Vela já marcou a vida de Manuel, que ainda encontra tempo para jogar Futebol e praticar karaté.

Além de servir para “aprender coisas novas” – o que acontece “mesmo em dias de mau tempo” – a Vela também lhe permitiu “fazer amigos”, garantindo que “os colegas são bons” e o Treinador “é fixe”.

Afirma que já convidou colegas para experimentarem a Vela, mas até agora ainda não conseguiu adeptos. Talvez seja uma questão de persistência ou convite às pessoas certas.

Manuel confessa que se cruzou com a Vela pela “vontade da mãe”, que queria que ele experimentasse, o que se revelou uma boa aposta, pois “o gosto foi imediato”. Aliás, essa tem sido uma relação profícua, a avaliar pela forma como define este desporto: “Para mim, a Vela é vida”.

E o seu desejo enquanto velejador passa por “ter melhores resultados nas regatas”. Se puder haver “mais equipamento” seria bom, mas certamente que não será por causa disso que Manuel vai deixar de treinar e se empenhar.

É claro que há ainda a Escola, onde prevalece o gosto pelas Ciências, mas isso não é, para já, indicador de um futuro caminho profissional.

Manuel: foste um entrevistado de resposta pronta e fácil, muito cooperante e simpático. A tua imagem e atitude são sinais visíveis de uma postura determinada e de alguém que leva as coisas a sério.

Nota-se que a Vela já trabalhou em ti e que tu irás trabalhar para fazer dela um ideal, a qual te vai proporcionando um conjunto de valores, que te ajudarão pela vida fora, quer estejas no mar ou em terra.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.