cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Projecto “School at Sea”: Mariana Rosa em expedição no Panamá

Mariana Rosa e Miriam Pinto encontram-se, com o grupo, em expedição no Panamá

Com a chegada do “Thalassa” ao Panamá (San Blas), o que aconteceu no dia 12 do corrente, a viagem no âmbito do “School at Sea” – Projecto educativo holandês que reúne alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades entre os 14 e os 17 anos – encontra-se a meio do percurso traçado para o ano lectivo de 2017/2018.

San Blas é um arquipélago de 365 ilhas a Leste do Canal do Panamá, das quais 49 são habitadas pelos índios Kuna.

Para esta escala, o “School at Sea” preparou uma pequena experiência de sobrevivência de 3 dias numa ilha deserta, onde os alunos tiveram de cozinhar as suas refeições, com recurso a fogueiras. A ementa desses dias foi composta por arroz com côco, misturado com peixe ou marisco.

school sea mariana rosa expedicao panama 2 2018

Os alunos têm de confeccionar as suas refeições

Em conversa telefónica mantida com a mãe (Susana Rosa) este fim-de-semana (dias 20 e 21), Mariana Rosa – velejadora do Clube Naval da Horta (CNH) – demonstrou-se “muito animada”, tendo relatado que foi “muito interessante”, atendendo a que tiveram o apoio dos índios, que lhes forneceram muitas iguarias da zona, tendo, também, ficado a conhecer melhor a cultura dos mesmos.

As noites foram animadas com música à volta da fogueira. Durante o dia, aproveitaram para tomar banhos de mar e conhecer a fauna marinha da ilha, onde se destacam as inúmeras estrelas do mar.

O tempo esteve quase sempre bom, com temperaturas médias de 27 graus, mas no último dia os alunos expedicionários foram presenteados com uma tempestade de muita chuva e trovoada, o que os obrigou a recolher os seus pertences rapidamente e a regressar ao barco.

De San Blas para Portobelo

O destino seguinte foi Portobelo, que pertence à província de Cólon. Foi desta cidade que os alunos partiram no dia 20 deste mês para a grande expedição de 700 quilómetros no Panamá, a qual terá a duração de uma semana.

Foram divididos em 4 grupos de 7 alunos, sendo cada grupo acompanhado por um professor. Foram entregues 200 dólares a cada grupo, o que em média dá 25 dólares diários para cada um gastar em transportes, comida e dormida.

school sea mariana rosa expedicao panama 3 2018

Os índios deram a conhecer a sua cultura

school sea mariana rosa expedicao panama 5 2018

Mariana tem aproveitado os banhos de mar 

Após uma viagem de autocarro que demorou 2 horas, os alunos do “Thalassa” – que veio substituir o “Regina Maris” – chegaram à cidade do Panamá. Aí, o grupo de Mariana Rosa conseguiu um quarto “num bom hotel” por 45 dólares. “O único senão foi não ter camas, mas como tinham levado as esteiras e sacos-camas, ninguém se importou”, explica Susana Rosa, que prossegue: “Ao jantar também conseguiram outro bom negócio. Depois de explicarem à dona de um restaurante o Projecto em que se encontram envolvidos, foi-lhes servida uma boa refeição apenas por 20 dólares para todos”.

school sea mariana rosa expedicao panama 4 2018

O grupo de Mariana Rosa conseguiu uma boa refeição por apenas 20 dólares

Vai ser assim durante esta semana, em que terão de negociar sempre dentro do orçamento de que dispõem, para poderem chegar ao próximo destino, que é  Bocas del Toro – ainda dentro do Panamá, mas encostado à Costa Rica – a 700 quilómetros de distância, onde o “Thalassa” os espera. A chegada a Bocas del Toro deverá acontecer este sábado, dia 27. 

Mensagem deixada por Mariana

school sea mariana rosa expedicao panama 6 2018

“Tudo o que passei, todos os momentos bons ou maus fizeram com que esteja a viver os melhores 6 meses de sempre!”

“Hoje [domingo, dia 21] estou exactamente a meio da viagem.

Há 3 meses atrás começou o que ia ser a experiência da minha vida.

Como é possível já terem passado 3 meses e só faltarem outros 3?

Já aconteceu tanta coisa, muitas histórias para contar, imensas fotos para mostrar...

É tão difícil pensar que a vida a que estou habituada vai acabar! Nunca mais vou estar com estas pessoas neste barco; nunca mais vamos comer todos juntos ou ouvir o que o Sam tem para dizer no Midle Deck.

Se o início foi difícil? Sim, foi!

A língua foi um problema? Sim, foi!

Passei frio? Sim, muito!

Se fazia tudo outra vez? Sim, sem dúvida!

Tudo o que passei, todos os momentos bons ou maus fizeram com que esteja a viver os melhores 6 meses de sempre!

Podem tentar imaginar o que é estar a navegar num barco pelas Caraíbas, sem se estar a conseguir viver esse sentimento?

Quando embarquei do Faial, diziam:

“Agora vais estar a passear durante 6 meses. Mentira, isto não é um passeio, é uma Escola! Aprendemos tanta coisa: a estudar sozinhos, a navegar, a desenrascarmo-nos sozinhos...

Além disso, ainda temos que acordar a meio da noite para fazer turno. Mas tudo isto faz parte e é o que torna a melhor experiência de sempre.

Estou agora no Panamá, num grupo de 8 pessoas, só com 25 dollars por dia, a cada um, para fazer tudo. A semana começou bem e vai acabar melhor. As pessoas são simpáticas e ajudam-nos sempre a arranjar os preços mais baratos. Ontem à noite consegui arranjar jantar por 20 dollars para 8 pessoas e a senhora no final ainda nos ofereceu bolachas.

Agora a contagem é decrescente. Só me restam mais 3 paragens e já estou em casa outra vez. Mas antes disso, não se esqueçam de irem visitar-me quando parar no Faial, a 25 de março!

Obrigada do fundo do coração a todos os que me ajudaram!”

school sea mariana rosa expedicao panama 7 2018

Mariana e o grupo conseguiram um excelente jardim, coberto, para pernoitarem de domingo para segunda-feira (de 21 para 22) 

E por que Mariana voltou a falar telefonicamente com a mãe neste domingo (dia 21) à noite (no Panamá são menos 4 horas do que no Faial), adiantou que o grupo onde se encontra ia pernoitar numa casa particular, “onde há um jardim enorme”. Como tal, os donos concordaram em deixá-los ficar debaixo de uma cobertura nesse jardim. “Ela e os colegas estão muito contentes, porque assim conseguiram poupar muito dinheiro”, explica Susana Rosa.

Fotografias cedidas por: Susana Rosa

Aventura termina em Abril deste ano

Recorde-se que a faialense Mariana e a algarvia Miriam embarcaram nesta aventura em Outubro de 2017, a qual termina em Abril próximo.  

Ambas são alunas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta: Mariana Rosa, de 15 anos de idade, iniciou, neste ano lectivo, o 10º ano de escolaridade, e Miriam Pinto, de 17 anos, o 12º ano. 

Itinerário da viagem:

De 21 a 26 de Outubro de 2017: Amsterdão

De 27 de Outubro a 16 de Novembro de 2017: Navegação

De 17 a 23 de Novembro de 2017: Santa Cruz, Tenerife

De 24 a 30 de Novembro de 2017: Navegação

De 1 a 3 de Dezembro de 2017: Cabo Verde

De 4 a 19 de Dezembro de 2017: Navegação

De 20 a 24 de Dezembro de 2017: Dominica

De 25 a 29 de Dezembro de 2017: Navegação

De 30 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2018: Curaçao

De 7 a 12 de Janeiro de 2018: Navegação

De 13 a 18 de Janeiro de 2018: San Blas Eilanden (Panamá)

De 19 a 20 de Janeiro de 2018: Navegação

De 21 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2018: Costa Rica

De 2 a 12 de Fevereiro de 2018: Navegação

De 13 a 24 de Fevereiro de 2018: Cuba

De 25 de Fevereiro a 4 de Março de 2018: Navegação

De 5 a 10 de Março de 2018: Bermuda

De 11 a 24 de Março de 2018: Navegação

De 25 de Março a 1 de Abril de 2018: Açores (Ilha do Faial)

De 2 a 17 de Abril de 2018: Navegação

De 18 a 21 de Abril de 2018: Ijmuiden (Holanda)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.