Windsurf do CNH: Aulas do Curso de Aperfeiçoamento foram retomadas

Hugo Duarte (formando), António Pinto João (Monitor convidado) e Luís Machado (formando)

Recomeçaram no passado fim-de-semana (dias 27 e 28 de Janeiro) as aulas do Curso de Aperfeiçoamento de Windsurf. Esta iniciativa surge no seguimento do Curso de Iniciação – realizado em Agosto e Setembro passados com excelentes resultados – e é da responsabilidade do Grupo de Trabalho da Secção de Windsurf do Clube Naval da Horta (CNH), de que fazem parte Jorge Fontes, Rute Matos, João Medeiros e Flávio Pereira.

João Medeiros refere que o Curso de Aperfeiçomento foi iniciado ainda em 2017, mas “as desfavoráveis condições climatéricas estiveram na origem de sucessivos cancelamentos de aulas”. Por essa razão, não há data prevista para a conclusão das mesmas. Contudo, “já existem bons indicadores de que as aulas vão começar a ser mais periódicas e o Grupo de Trabalho da Secção de Windsurf do CNH está desejoso que tal aconteça”.

Este amante da modalidade explica que, “o Curso de Iniciação é um curso básico em que se aprende diversas aspectos, tais como: estar em cima da prancha, içar a vela, controlar a mesma e dirigir a prancha para a direcção pretendida. Só depois dessa base é que o Curso de Aperfeiçoamento tem um factor muito importante para o desenvolvimento do windsurfista, que o irá ajudar a chegar ao patamar pretendido e apreciar totalmente o Windsurf, quer nos aspectos dinâmicos, quer nos momentos de muito divertimento e na capacidade de atingir grandes velocidades à superfície da água! É uma formação mais técnica e mais avançada, em que se desenvolve a apetência para melhor dinâmica na prancha com a vela, o uso do arnês com os cabos do mesmo, a colocação dos pés nos ‘footstraps’, e a iniciação a planar!”

No dia 27 de Janeiro (sábado), o Monitor foi Belchior Neves – que já tinha ministrado a Iniciação – com os formandos Vera Goulart e Luís Machado. Já no domingo (dia 28), António Pinto João assumiu as funções de Monitor convidado (atendendo à indisponibilidade de Belchior Neves) com os formandos Luís Machado e Hugo Duarte.

“Cursos são grande objectivo da Secção de Windsurf do CNH”

Questionado sobre a importância destas actividades na revitalização da Secção de Windsurf do Clube Naval da Horta – modalidade em que o Faial foi pioneiro nos Açores – João Medeiros sublinha que “estes Cursos foram sempre um grande objectivo desde que a Secção foi reaberta”. E vinca: “As Comissões desta Secção e Directores que estiveram à frente da nova Secção já tinham transmitido o desejo de serem realizados Cursos destes. Neste aspecto, naturalmente que muito pesou o interesse manifestado por grande parte de Sócios e não sócios do Clube que, ao mostrarem desejo em aprender, foi mais um incentivo à organização destas formações”.

Em jeito de balanço ao que até agora foi realizado, este windsurfista diz que “tem havido bom ‘feedback’ por parte dos formandos”. E realça: “É bom ver a reacção e a alegria deles quando conseguem dar mais um passo na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal dentro da modalidade!”