cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Projecto “School at Sea”: Programa Social de recepção ao “Thalassa”, no Faial

Alunos da Escola de Vela do Clube Naval da Horta visitaram o “Thalassa”. Neste grupo encontram-se, também, a Treinadora Susana Garcia, e a velejadora, Mariana Rosa

Decorreu quarta e quinta-feiras (dias 28 e 29), o Programa Social de Recepção ao navio-escola holandês “Thalassa”, que aportou ao Faial terça-feira, dia 28.

Este Programa foi organizado pelos pais das únicas duas portuguesas que integram o Projecto “School at Sea”, neste ano lectivo de 2017/2018, e que são Mariana Rosa, faialense e velejadora do Clube Naval da Horta (CNH), e Miriam Pinto, algarvia, ambas alunas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta.

Recorde-se que o “School at Sea” é um Projecto holandês, destinado a alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade.

Programa no Faial

Quarta-feira (28), o Programa incluiu uma visita guiada ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e à Câmara Municipal da Horta, tendo terminado com o Jantar no Bar do CNH.

Na quinta-feira (29), e no âmbito do intercâmbio com a Escola Secundária Manuel de Arriaga, houve uma visita a este estabelecimento de ensino da parte da manhã e, à tarde, alunos da ESMA e da Escola de Vela do Clube Naval da Horta visitaram o “Thalassa”. Ainda na tarde de quinta-feira, a Empresa “Horta Cetáceos” fez uma apresentação sobre ‘Whale Watching’ nos Açores, a bordo deste navio-escola.

school at sea thalassa programa social 2 2018

Miriam Pinto, José Leonardo, Mariana Rosa e o coordenador pedagógico do Projecto “School at Sea”, Pascal Tak, na visita à Câmara Municipal da Horta

Sexta (dia 30) e sábado (dia 31), os alunos do Projecto “School at Sea” foram divididos em grupos e colocados em diferentes locais, fora da cidade, onde se encontram a acampar. De acordo com Susana Rosa – mãe de Mariana Rosa – estes dois dias funcionarão como um tempo destinado a reflectir sobre estes 5 meses de viagem pelo mundo.

school at sea thalassa programa social 1 2018

Intercâmbio dos alunos do “School at Sea” com os alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga 

Mariana e Miriam saíram do Faial em Outubro de 2017 rumo a Lisboa e daí até à Holanda, de onde zarparam no dia 21 (de Outubro). Ao longo destes meses, já passaram por Espanha (Corunha); Portugal (Porto Santo, na Madeira); novamente por Espanha (Tenerife, nas Canárias), Cabo Verde (São Vicente); Dominica; Martinica; Santa Lúcia; Curaçao; Panamá (San Blas, Portobelo e Bocas del Toro); Cuba, Bermudas, encontrando-se actualmente na ilha do Faial, única paragem que a Fundação “School at Sea” prevê, anualmente, no Arquipélago dos Açores.

A partida do Faial rumo à Holanda está prevista para a próxima segunda ou terça-feiras (dias 2 ou 3 de Abril), de acordo com o estado do tempo. Consoante a direcção do vento, o navio-escola poderá, ainda, fazer uma paragem em França ou na Inglaterra.

Estima-se que a chegada à Holanda aconteça no dia 18 de Abril, dando-se o desembarque a 21.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.