Campanha Açores Entre Mares

A Campanha Açores Entre Mares decorre na Região desde o ano 2010, durante 20 dias, entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos. São dinamizadas diversas atividades que têm como base a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do Mar dos Açores.

O tema central desta campanha será, a partir deste ano, “Lixo Zero no Mar dos Açores”. Desta forma, pretende-se alertar e sensibilizar a população em geral para mitigar os impactos no ambiente marinho e as ameaças à vida marinha que estes resíduos podem provocar. Apelam-se aos cidadãos e às diversas entidades para participarem na Ação de Limpeza da Orla Costeira dos Açores 2018, uma campanha de limpeza das zonas costeiras simultânea em toda a Região, no dia 26 de maio.

Tal com em 2017, será promovido o Prémio “Artes Entre-Mares: O Mar é Já Aqui”, uma parceria entre a DRAM, a Direção Regional da Cultura (DRC) e o Observatório do Mar dos Açores (OMA), nas categorias de pintura, vídeo, fotografia e banda desenhada.

Como nos anos anteriores, serão ainda englobadas na campanha, um conjunto de atividades mobilizadoras da sociedade. Estão neste momento em preparação várias atividades, incluindo ações de limpeza subaquáticas e de orla costeira, exposições, palestras, passeios marítimos, entre muitas outras. Apela-se à adesão de toda a comunidade a esta campanha, tomando iniciativas neste âmbito ou participando nas atividades propostas.