ARC Europe 2018: No Faial, Entrega de Prémios decorreu no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

O Director de Prova, Mark Burton, deu os parabéns aos vencedores, tendo os prémios sido entregues pelos convidados

Decorreu na tarde desta sexta-feira, dia 1 de Junho, a Cerimónia de Entrega de Prémios relativa à 2ª perna da ARC Europe 2018: Bermuda/Horta.

O cenário escolhido foi o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, onde esteve presente o Director Regional do Turismo, Hernâni Jorge; os velejadores (mais de uma centena) participantes; o Director de Prova, Mark Burton; o Assistente do Director, Manuel Ferreira Lima; o Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH), José Decq Mota; o proprietário do “Peter - Café Sport”, José Henrique Azevedo; e autoridades Militares e da Marinha.

arc europe entr prem centro intr vulcao capelinhos 6 2018

O ‘Rally’ deste ano conta com 114 tripulantes de 16 nacionalidades

A Cerimónia decorreu no âmbito da Recepção de Boas-Vindas à ARC Europe 2018, a cargo da Direcção Regional de Turismo, entidade que patrocinou os prémios.

Manuel Ferreira Lima referiu que o último veleiro – o “Born Free”, com bandeira italiana e dois italianos a bordo – chegou ao Faial na tarde deste sábado, dia 2.

Dos 29 barcos que partiram da Bermuda com destino à Horta, 6 ficaram no Faial, pelo que, o grupo que zarpou rumo à Terceira, na manhã de sábado último, era composto por 23 veleiros.

Na Marina da Terceira o vento tem-se sentido com intensidade, criando instabilidade às embarcações.

São Miguel e Santa Maria são os próximos destinos dos velejadores.

A saída da Terceira para São Miguel aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 4, ao passo que a viagem que liga São Miguel a Santa Maria está prevista para esta quinta-feira, dia 7. A partida para a última perna deste ‘Rally” acontece no próximo sábado, dia 9 do corrente.

A ARC Europe é um ‘rally’ do Atlântico Oeste-Leste, navegando do Caribe ou da América do Norte para a Europa, organizado pelo World Cruising Club, que todos os anos tem paragem obrigatória na ilha do Faial. Aqui, a ARC Europe conta, invariavelmente, com o apoio do Clube Naval da Horta, que passa pela cedência das instalações do Centro de Formação de Desportistas Náuticos, onde funcionou o Secretariado, com todo o sistema de comunicações, apoio administrativo e outros serviços.

arc europe entr prem centro intr vulcao capelinhos 8 2018

Os prémios, o ‘gin’ no “Peter - Café Sport” e a forma como são recebidos, são atractivos da escala no Faial, ilha onde muitos decidem ficar

arc europe entr prem centro intr vulcao capelinhos 1 2018

Rota da ARC Europe 2018

A ARC Europe desenrola-se ao longo de três pernas. A primeira decorreu entre Tortola/Bermuda, com Prémios entregues na Bermuda. A segunda etapa ligou a Bermuda ao Faial, tendo a Cerimónia de Entrega de Prémios decorrido sexta-feira passada. A terceira perna liga Santa Maria a Lagos, onde se realizará a última Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 17 deste mês.

Neste ano de 2018 figuram 114 tripulantes de 16 nacionalidades, havendo um maior número de barcos, de tripulantes e de nacionalidades envolvidas.

O programa prevê que os velejadores naveguem livremente à Vela entre as ilhas até Santa Maria, um novo ponto incluído na viagem deste ano.

A classificação da 2ª perna pode ser consultada nesta ligação.

arc europe entr prem centro intr vulcao capelinhos 16 2018

Tripulação do “Lumikki” (finlandês), o 1º barco a chegar ao Faial, cerca da 1h30 da madrugada do dia 27 de Maio último. Jukka Maki-Kullas é o ‘skipper’

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.