Vela de Cruzeiro do CNH: Regata Entre Mares realiza-se este domingo, dia 10

As inscrições podem ser feitas na Secretaria, até sexta-feira, dia 8

A Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH) organiza a Regata Entre Mares, calendarizada para este domingo, dia 10, com início pelas 14h30.

A prova, que terá como palco o Canal Faial/Pico, destina-se a barcos de Cruzeiro nas Classes ORC e Open, sendo atribuídos Prémios em ambas as Classes.

No dia de realização da Regata, háverá um Convívio entre os participantes no Bar do Clube Naval da Horta, marcado para as 18 horas.

As inscrições podem ser feitas até às 18 horas desta sexta-feira, dia 8, na Secretaria do CNH. Neste mesmo dia, decorrerá, pelas 18 horas, o Briefing de Apresentação da Regata, no Bar do CNH.

“Açores Entre Mares 2018”: promover a literacia sobre os oceanos no Arquipélago

Com esta Regata, o Clube Naval da Horta associa-se à Campanha “Açores Entre Mares 2018”, que arrancou no dia 20 de Maio último – Dia Europeu do Mar – e termina esta sexta-feira, 8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos – com o intuito de promover a “literacia sobre oceanos em todo o Arquipélago dos Açores”, pode ler-se numa Nota enviada ao Gabinete de Imprensa do CNH pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar.

Subordinada ao tema “Lixo Zero no Mar dos Açores”, a 9ª edição da Campanha “Açores Entre Mares 2018” pretende, uma vez mais, promover “o conhecimento do mar e a sustentabilidade das actividades marítimas”, envolvendo os açorianos “na protecção e valorização do ambiente marinho dos Açores”.

Filipe Porteiro, Director Regional dos Assuntos do Mar dos Açores sublinha que se trata de “uma oportunidade para divulgar e sensibilizar a sociedade para a importância do conhecimento sobre os oceanos”, vincando que, “esta Campanha visa aprofundar, também, a nossa cultura, intrinsecamente marítima, num quadro de cidadania activa e de participação pública”.

“Prémio Artes Entre Mares”

O governante destacou como uma das “iniciativas centrais” da Campanha de 2018, a 2ª edição do Concurso Multi-Artes “O Mar é Já Aqui”, agora denominado “Prémio Artes Entre Mares”, nas modalidades de Pintura, Fotografia, Vídeo e Banda Desenhada.

Organizado pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Direcção Regional da Cultura e com o Observatório do Mar dos Açores, este Concurso pretende “estimular a criatividade e a originalidade” dos concorrentes e “a sensibilização para a protecção e conservação dos oceanos, em especial do Mar dos Açores”.

Serão atribuídos prémios pecuniários ao prémio ao 1º e 2º lugar de cada uma das modalidades a Concurso, sendo o montante de 1.200 euros, correspondente ao 1º lugar, e de 500 euros, relativamente ao 2º.

Outra das acções centrais da iniciativa “Açores Entre Mares 2018” é a Campanha “Lixo Zero no Mar dos Açores: Acção de Limpeza da Orla Costeira dos Açores”, tendo decorrido, em simultâneo, várias acções de limpeza costeira, em todas as ilhas do Arquipélago, no passado dia 26 de Maio.

A Campanha “Açores Entre Mares 2018” é coordenada pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, contando com a operacionalização da Azorina e dos Parques Naturais de Ilha, tendo ainda como parceiros escolas, câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, como escuteiros e clubes navais, entre outros.

Consulte o Anúncio de Regata nesta ligação.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.