Vela de Cruzeiro do CNH: Decorrem as inscrições para a Regata Horta/Velas/Horta

Fotografia de arquivo

Encontram-se a decorrer as inscrições para a Regata “Horta/Velas/Horta - Regata da Marinha”, a realizar no dia 6 de Julho próximo, uma competição organizada pela Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH). Os interessados poderão inscrever-se até ao fim desta sexta-feira, 29, dia em que haverá o ‘Briefing’, pelas 18 horas, no Clube.

A Regata Horta/Velas/Horta é recordada por diferentes pessoas ligadas ao CNH como tendo sido marcante, registando a participação de dezenas de velejadores. De acordo com os relatos, reinava grande entusiasmo e acesa disputa, sobressaindo o convívio e o estreitar de relações entre as ilhas do Faial e de São Jorge.

“Organizávamos muitas regatas. Lembro-me particularmente da Horta/Velas/Horta, uma prova muito forte. Íamos até São Jorge na Corveta e juntava-se muita gente”, memora José Victor Alves.

“Em relação à “Horta/Velas/Horta”, lembro-me de irmos na corveta até São Jorge. Havia um entusiasmo enorme e a prova disso era o grande número de barcos participantes, em contraste com o que acontece hoje”, salienta Altino Goulart.

José Salema recorda “o grande sucesso” que foi a “Horta/Velas/Horta”, organizada pela Marinha.

“A Comissão de Regata seguia na Corveta assim como muita gente, que ia passear. Era a festa da Regata nas Velas, que contava com o grande apoio do Presidente da Câmara Municipal das Velas da altura, Frederico Maciel. Havia muitos estrangeiros a participar e os prémios eram colchas, muito bonitas, feitas no tear. Conheço alguns faialenses que têm várias colchas dessas.”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.