cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

No dia 2 de Agosto: CNH organiza 3ª Travessia do Canal em Águas Abertas – inscritos 15 nadadores

A Travessia será no sentido Faial/Pico, num tempo máximo de 5 horas

Se o tempo colaborar, deverá realizar-se no dia 2 de Agosto (quinta-feira), a 3ª Travessia do Canal em Águas Abertas, no sentido Faial/Pico.

Encontram-se inscritos 15 nadadores – do Faial, Terceira, Braga e Coimbra – podendo, ainda, o número vir a ser superior. De realçar, que esta Travessia já contou com a participação de Miguel Arrobas, um dos principais nadadores de águas abertas a nível mundial.

Trata-se de uma iniciativa promovida e organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH), que acontece pelo 3º ano consecutivo a cargo desta instituição náutica faialense, e que abre o programa do Festival Náutico da Semana do Mar 2018.

Este evento – que implica nadar uma distância de cerca de 5 milhas num tempo máximo de 5 horas – destina-se a todos os nadadores filiados/não filiados em Águas Abertas pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), com idade superior a 16 anos à data de realização do percurso.

A partida será feita pelas 10h30, entre montes, e a chegada será na bacia da Areia Larga, na ilha do Pico.

Tal como aconteceu em 2017 – devido às desfavoráveis condições atmosféricas – o percurso poderá vir a sofrer alterações por razões que se prendem com a segurança dos atletas.  

Os nadadores utilizarão toucas, sendo permitido o uso de fato isotérmico. Neste caso, haverá uma classificação própria.

A classificação individual será feita de forma Absoluta e Mista (1ª - sem fato isotérmico; 2ª - com fato isotérmico).

Para que o nadador obtenha um lugar na tabela classificativa, deverá completar a distância da Prova dentro do tempo limite: 5 horas.

A Arbitragem é da responsabilidade do Conselho de Arbitragem da Associação de Natação da Região Açores (ANARA).

A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar pela 18h30 do próprio dia prova, na Tenda Multiusos do CNH. 

Serão atribuídos Prémios aos 3 primeiros classificados e entregues Medalhas de Participação a todos os nadadores que tiverem realizado a Travessia.

“A colaboração dos Sócios é fundamental”

Olga Marques, Vice-Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta, apela à colaboração dos Sócios que possuem barco no sentido de se associarem a esta iniciativa. “Como todos sabem, por razões de segurança, a participação de cada nadador implica a presença de um barco de apoio, pelo que só com a boa vontade e voluntariado dos nossos Associados – o que tem sido sempre uma realidade e a quem aproveitamos para reiterar o nosso agradecimento pelo seu seu empenho e esforço de cooperação – tem sido possível levar a cabo esta bem sucedida actividade”, salienta esta Dirigente.

O ‘Briefing’ está marcado para as 18 horas de quarta-feira, dia 1 de Agosto, destinado aos ‘skippers’ das embarcações de apoio e aos nadadores, com vista a acertar pormenores relativos à Travessia.

Na concretização desta iniciativa, o Clube Naval da Horta conta com os seguintes Apoios Institucionais: Capitania do Porto da Horta, Portos dos Açores, S.A., Hospital da Horta, Direcção Regional do Turismo (DRT), Câmara Municipal da Horta (CMH) e Associação de Natação da Região Açores (ANARA).

A segurança e o apoio no decorrer da Prova são da responsabilidade da Organização.

Para além dos barcos de apoio, o CNH colocará ao serviço dos participantes uma embarcação de apoio equipada com serviço de primeiros socorros, médico, enfermeiros e nadadores-salvadores.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.