cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

“Vela Espectacular do CNH 2018” – Alunos e Monitor dão o seu testemunho

A Monitora Mariana Luís ficou ao centro no cenário propositadamente montado para a fotografia da “Vela Espectacular do CNH 2018”, uma sugestão do Treinador, Duarte Araújo. Manuel Decq Mota e Maria Castro, os mais pequenos do grupo, encontram-se nos barcos

Está a chegar ao fim o Programa “Vela Espectacular do Clube Naval da Horta (CNH) 2018”, que começou no dia 18 de Junho e termina terça-feira próxima, dia 31 de Julho.

Este ano, foram 35 os Alunos que deram vida a este Projecto, que permite o primeiro contacto com a Vela, levando os interessados a descobrir os potenciais da modalidade. Paralelamente, a “Vela Espectacular” – destinada a um público-alvo nas faixas etárias entre os 8 e os 13 anos – também contempla a vertente de Aperfeiçoamento, dando continuidade ao trabalho de Iniciação feito em anos anteriores. Em última instância, este Programa tem como objectivo captar novos atletas para a Secção de Vela Ligeira desta instituição náutica faialense.

O Responsável pela “Vela Espectacular” é o Coordenador da Escola de Vela do CNH, Duarte Araújo (Treinador de Competição), auxiliado pelo Treinador Edmar Delgado e pelos Monitores, Leonor Porteiro, Pedro Moniz e Mariana Luís.

O Gabinete de Imprensa do CNH conversou com três Alunos e com o Monitor, Pedro Moniz, que hoje partilham com todos nós a sua experiência vivida ao longo deste tempo. Outros dos envolvidos neste Programa também serão convidados a divulgar a sua opinião.

“Gostei muito da “Vela Espectacular” e para o ano quero voltar”

vela espectacular 2 2018

Manuel Decq Mota, 6 anos, Aluno da “Vela Espectacular do CNH 2018”

 Já faço Vela no CNH mas frequentei o Programa “Vela Espectacular do CNH 2018”, porque gosto deste desporto. Além de aprendermos a velejar, também fiz alguns amigos novos. Os colegas são bons e os Treinadores fixes!

Tenho-me divertido com os colegas com quem faço brincadeiras”.

“Quero entrar para a Secção de Vela do CNH”

vela espectacular 3 2018

Rodrigo Medeiros, 11 Anos, Aluno da “Vela Espectacular do CNH 2018”

“Este foi o meu primeiro ano na “Vela Espectacular do CNH”. Inscrevi-me depois de ter vindo um dia experimentar a Vela e como gostei, decidi vir e quero continuar a fazer Vela no Clube. Acho que foi fácil aprender a velejar. Já disse a minha mãe que quero entrar para a Secção de Vela do Clube Naval da Horta. Aqui, são todos muito divertidos. Quando estamos desconcentrados, os Treinadores chamam-nos à atenção, mas quando está tudo bem, até nos deixam dar uns saltos para a escaleira, o que é bom para nos resfrescarmos. Os Monitores – Pedro Moniz, Leonor Porteiro (Nônô) e Mariana Luís (Marilu) – são bons e ajudam-nos.

Embora a Vela seja um desporto que dá trabalho, pois é preciso preparar o barco e tudo o mais, e quando está muito vento temos de fazer prancha, o que puxa pelas costas, a verdade é que se torna muito divertido. Mesmo ficando cansado, gosto de fazer Vela e quero continuar.

Foi uma experiência muito boa e além de me divertir imenso também fiz novos amigos. Foi fácil aprender e não tenho medo.

Por vezes, a minha mãe pergunta se posso começar mais tarde – moro na Praia do Norte – e eu digo-lhe que não, porque quero chegar a tempo.

Já convidei amigos meus para também virem experimentar, mas a falta de transporte impediu-os de vir”.

“Além de velejar, fazemos amigos e desenvolvemos o espírito de equipa”

vela espectacular 4 2018

Francisco Rodrigues, 12 anos, Aluno da “Vela Espectacular do CNH 2018”

“Este é o segundo ano que frequento a “Vela Espectacular do CNH”. O primeiro foi em 2017. Ando na Vela há 5 anos e também pratico Natação no Clube desde criança. Gosto de desportos que envolvam água, daí serem estas as minhas escolhas.

A “Vela Espectacular” decorre numa altura convidativa a ir o mar, pois está calor. É por essa razão que até gostamos de cair à água.

Preparar tudo para ir para o mar e quando chegamos termos de lavar e arrumar o material, dá trabalho, mas compensa, já que no mar apenas velejamos e nos divertimos. Nas aulas teóricas, em terra, também aprendemos aspectos muito importantes, como dar nós e montar velas.

Além de velejar, fazemos amigos e desenvolvemos o espírito de equipa. Por tudo isto, aconselho amigos meus a virem experimentar este desporto, mas a maior parte não adere por causa de ter tempo para estudar, já que a Vela preenche muito do nosso tempo.

Entendo que a Vela também é uma diversão e não acho que seja muito difícil aprender. É claro que exige trabalho e força física e psicológica, alem de implicar a capacidade de pensar e apontar soluções de forma rápida em situações difíceis.

Temos de ser cooperantes, sobretudo com os mais novos, que se encontram numa fase inicial da aprendizagem.

Gosto dos Treinadores e aprendo com eles. Aliás, é o facto de serem exigentes que nos permite aprender”.

“A Vela não é para todos. É preciso ter coragem e saber desenrascar-se”

vela espectacular 5 2018

Pedro Moniz, Monitor da “Vela Espectacular do CNH 2018”

“Já em 2017 fui Monitor voluntário e como este ano fui convidado pelo Duarte Araújo e pelo Sr. Presidente, José Decq Mota, voltei, pois sendo velejador do Clube já estou habituado a este ambiente.

Também fui Treinador dos Adultos (Vela Sénior), nos Raqueros.

A Vela é o meu desporto preferido. Mesmo dando algum trabalho, gosto desta modalidade, além de que tenho jeito para lidar com os mais pequenos.

O barulho é o mais complicado, tornando dificíl a concentração dos Alunos. Alguns aprendem com facilidade e acho mesmo que podem passar a ser atletas do CNH.

A Vela não é para todos. É preciso ter coragem e saber desenrascar-se.

Sem dúvida que esta experiência valeu muito a pena e pretendo continuar.

Gosto muito de ir para o mar e de estar com estes Alunos e com o pessoal do Clube. Embora seja trabalhoso, dá para aprender, o que é muito positivo”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.