cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Prémios Semana do Mar 2011

 

O Clube Naval da Horta, para a Semana do Mar 2011, apostou no artesanato Faialense para a elaboração dos prémios das provas náuticas.


Estas peças, desenhadas e executadas pelos artesãos Marta e Sergio Scarlati, utilizam madeiras nobres de diversos tons, como seja o mogno, carvalho, afizélia, sucupira brasileira e africana, badi, tacula, pinho e tantas outras.


Veja as fotos dos prémios no Site CNH/Arquivo/Galeria ou no Picasa do CNH

 

Mais informações sobre os prémios:

"Quando no final do mês de Março deste ano, o Clube Naval da Horta nos propôs e desafiou para elaborarmos alguns dos troféus para a Semana do Mar 2011, não pensámos duas vezes para aceitar este convite.


É uma grande honra para nós e um privilégio, podermos executar com o nosso artesanato, as peças que nos foram propostas.


Estamos inscritos como artesãos no Centro Regional de Apoio ao Artesanato desde 2004, exatamente um ano após a uma viagem de férias ao Canada, onde tomamos conhecimento e aprendemos a fazer esta arte com um primo meu.


 Intarsia: é este o nome da técnica que utilizamos para executar estes trabalhos. É uma técnica que deriva da marchetaria, mas enquanto na marchetaria se utiliza como matéria-prima a madeira em folheados de poucos milímetros de espessura e outros materiais como sejam marfim, madrepérola, osso e até metais preciosos, na intarsia, utilizamos apenas madeira de várias espessuras, tons e tipos.


Para cada um dos troféus elaborados para o Clube Naval, tivemos de fazer algum trabalho de pesquisa, sobre o tipo de regata, as embarcações, pesquisa de fotos na Internet, etc uma vez que os nossos conhecimentos nestas áreas eram praticamente nulos!
Em seguida, foi necessário criar um desenho de base, que serviu de guia para a elaboração das peças.


Uma das fases mais importantes, consiste no cuidado na escolha dos tipos de madeiras a utilizar. É necessário combinar bem os tipos de madeiras diferentes, para que o resultado final seja o melhor possível.


Utilizamos madeiras nobres de diversos tons, como seja o mogno, carvalho, afizélia, sucupira brasileira e africana, badi, tacula, pinho e tantas outras.


Desde que começámos nesta arte, em Agosto de 2003, temos vindo a colecionar um conjunto de diferentes tipos de madeira que vamos comprando sempre que há possibilidade de deslocação a locais de venda noutras ilhas, e até continente.

Como algumas das peças têm pedaços de madeira muito pequenos, quase se pode dizer que não se desperdiça quase nada, cada pedaço de madeira é possível de utilizar e até mesmo reciclar!


É com muita satisfação que acontece com muita frequência, haver pessoas amigas, que nos oferecem pequenos pedaços de madeiras nobres, que sobram de restos de obras feitas em casa, etc. Afinal, é preferível reciclar um pedaço de castanho, de que fazer churrasco com tão boa madeira!!!


Cada peça de artesanato, depois de ter o desenho base, tem de ter esse mesmo desenho aplicado à madeira de cada tipo ou cor. Todos os pedaços são cortados, lixados, e colados uns aos outros por forma a criar a peça final em madeira.
Finalizamos com verniz, incolor e sem brilho ou semi-brilho, para realçar ao máximo os diferentes tons das madeiras.


Sendo este artesanato um hobby meu e do Sergio, só executamos este tipo de trabalhos ao final dos dias, aos fins de semana ou, como aconteceu este ano, em tempo de férias!


Já estivemos presentes algumas vezes nas exposições de artesanato da Semana do Mar, mas não conseguimos estar presentes em outro tipo de exposições, porque, felizmente, para nós, o stock de peças, rapidamente se esgota.


Ainda temos outro tipo de trabalhos em madeira que executamos, como sejam pequenos jogos e brinquedos em madeira, peças decorativas em recorte da madeira e mais recentemente, estamos a tentar aperfeiçoar as técnicas de trabalho em marchetaria e até mesmo bijuteria.


Tentamos sempre aperfeiçoar e melhorar os nossos conhecimentos e técnicas com muita autoaprendizagem e muita, muita pesquisa.


Neste álbum, podem ver algumas fotos de arquivo dos nossos trabalhos desde o início até à presente data.


Ao CNH os nossos agradecimentos por esta oportunidade de divulgação do nosso trabalho, e bons ventos a todos!"


Marta e Sergio Scarlati