Transat Jacques Vabre

transjacques

Dentro de cerca de 4 dias (um dia após o inicio da Volvo Ocean Race) tem lugar a largada da Transat Jacques Vabre.

Esta regata, que se realiza de 2 em 2 anos, teve inicio em 1993 e contou com a participação de 13 embarcações divididas por 8 monocascos e 5 multicascos, todas em solitário. Nessa edição correram vários nomes "grandes" da vela oceânica como Loick Peyron, Vincent Riou, Francis Joyon e Paul Vatine, tendo este último visitado várias vezes a Horta quer por escalas técnicas de regatas, quer para gozar férias. Paul Vatine venceu as duas primeiras edições desta regata na classe multicascos, com o veleiro Haute Normandie. Após 1995 a regata passou a ser em Double e o seu figurino foi alterando, contando sempre com a participação de grandes velejadores.

Na edição deste ano irão participar 36 barcos, divididos por 3 classes. 13 barcos na classe IMOCA, 16 na Classe40 e 7 na classe Multi50. O percurso ligará Le Havre e a Costa Rica, totalizando 4730 milhas para os Monocascos e 5323 milhas para os Multicascos.

Curiosidades: Na classe IMOCA participa a embacação Akena Verandas com o skipper Arnaud Boissières que recentemente estabeleceu o tempo de referência da Horta-Les Sables Challenge.

Na Classe40 irão participar muitos dos barcos participantes nas duas edições da Les Sables-Horta.

Pode acompanhar toda a informação através do site da Transat Jacques Vabre, bem como participar na regata virtual através da Virtual Regatta.