EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA DA 28ª ATLANTIS CUP - REGATA DA AUTONOMIA

A Atlantis Cup — Regata da Autonomia é a principal regata de vela de cruzeiro realizada no mar açoriano e das mais importantes de Portugal. É com justificado orgulho que registamos ter neste evento o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No presente ano assinala-se o 40° Aniversário da institucionalização da Autonomia Regional dos Açores e é intenção do CNH, com o apoio e incentivo da ALRAA, preparar um programa para a 28ª edição da Atlantis Cup — Regata da Autonomia que possa assinalar condignamente essa efeméride.

No ano de 2016 a Atlantis Cup — Regata da Autonomia largará das Lages das Flores, a 1° etapa incluirá o Corvo, a 2a etapa ligará às Velas de S- Jorge e na 3a etapa virá terminar na Horta, depois de contornar o Faial.

Em 2017 a Atlantis Cup — Regata da Autonomia será centrada no Grupo Oriental, envolvendo os portos de Ponta Delgada, Vila do Porto e Vila Franca do Campo, vindo terminar à Horta.

Em 2018 a Atlantis Cup — Regata da Autonomia será centrada no Grupo Central envolvendo os portos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e as ilhas da Graciosa e Pico.

Em 2019 retomar-se-á o percurso tradicional ligando Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

O nosso objetivo central é o de realizar sempre uma Regata oceânica, que atraia participantes, que promova os Açores e que dignifique a Autonomia.

De realçar que a Atlantis Cup — Regata da Autonomia, independentemente do percurso, em cada um destes anos, terminará sempre na Horta, no dia da abertura oficial da Semana do Mar.

Atlantis Cup 2016 - Resumo Final

Resumo final da Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016

Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 - Terminou a 28ª edição

A edição de 2016 da regata Atlantis Cup chegou ao fim. A última perna, de 45 milhas náuticas, ligou Velas de S. Jorge à cidade da Horta, na ilha do Faial.

Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 - 3ª etapa

A última etapa da Atlantis Cup 2016 liga Velas de S. Jorge ao Faial, terminando na cidade da Horta.

Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 - 2ª etapa - Celtic Dream lidera classe ORC

Concluída a 2ª etapa da regata Atlantis Cup, o Celtic Dream de João Reis lidera a Classe ORC com 9 minutos e 12 segundos de avanço (tempo compensado) em relação ao Air Mail de Luís Mota. Seguem-se os veleiros Pagode, de Luís Melo e Quero-Quero de Rui S. Marcos.

Na classe Open, o mais rápido na 2ª etapa foi o Soraya de Frederico Rodrigues. Seguem-se os veleiros Le Aum de José António Teixeira e Mariazinha de Manuel Nunes.

Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 chegou à ilha de S. Jorge

O veleiro Quero-Quero, oriundo do Funchal, ilha da Madeira, foi o primeiro a cortar a linha de chegada, instalada à entrada do porto de Velas de S. Jorge. A tripulação madeirense completou a segunda perna da Atlantis Cup em 17 horas e 37 minutos. O veleiro Soraya, do Faial, Açores, foi a segunda embarcação a chegar à ilha de S. Jorge, liderando a classe Open, na qual participa a maioria da frota, da Regata da Autonomia.

Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 - Rumo a S. Jorge

A 2ª etapa da edição de 2016 da Regata da Autonomia cobre uma distância de 145 milhas náuticas, ligando o Grupo Ocidental dos Açores ao Grupo Central.

Os 12 veleiros que compõem a frota da Atlantis Cup deixaram as Flores ao som dos apitos da Corveta Jacinto Cândido.

XXVIII Atlantis Cup - Regata da Autonomia - N.R.P. Jacinto Cândido acompanha a 2ª etapa

A 2ª etapa da XXVIII Atlantis Cup - Regata da Autonomia liga Lajes das Flores a Velas de S. Jorge e será a mais longa alguma vez realizada na Atlantis Cup, percorrendo os veleiros cerca de 145 milhas náuticas.

A corveta Jacinto Cândido, da Marinha Portuguesa, estará presente na largada marcada para as 10 horas de terça-feira, dia 2 de agosto de 2016.

XXVIII Atlantis Cup - Regata da Autonomia - Resumo da 1ª etapa

Resumo da 1ª etapa da XXVIII Atlantis Cup - Regata da Autonomia

Lajes das Flores-Corvo-Lajes das Flores

Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 - 1º Dia

Nota de Imprensa 1 (Áudio)

Nota de Imprensa (Áudio):

RTPA - Açores Hoje - Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016

José Decq Mota, presidente do Clube Naval da Horta, foi convidado na edição de 14 de Março de 2016 do programa da RTPA "Açores Hoje", onde falou da edição deste ano da Atlantis Cup - Regata da Autonomia e sobre o novo figurino da regata para as próximas três edições.

RTPA - Apresentação da Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016

Telejornal RTPA, edição de 14 Março 2016 - Notícia sobre a apresentação pública da Atlantis Cup - Regata da Autonomia 2016 que decorreu na passada sexta-feira, dia 11 de Março de 2016.

Vídeo promo - Novo figurino da Atlantis Cup - Regata da Autonomia

Vídeo promocional do novo figurino para as próximas três edições da Atlantis Cup - Regata da Autonomia

                  arc_logo