25ª Atlantis Cup: Última etapa chega à Horta

Veleiros chegam ao Faial

A maior parte dos barcos participantes na 25ª Atlantis Cup já terminou a terceira e última etapa da competição. O primeiro veleiro a chegar à Horta foi o Harfang two.

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Fotos Fotográficos: LX Sailing

o fim de 8 dias de competição e muitas horas a navegar no Oceano Atlântico, a 25ª Regata da Autonomia está terminada para a maior parte das tripulações. A frota começou a chegar esta manhã à Horta. O primeiro barco a passar a linha de chegada foi o Harfang Two, do skipper Nuno Alexandre.

Eram 06h38m, quando a tripulação deu por completa a última etapa, entre Angra do Heroísmo, na Terceira, e Horta, na ilha do Faial.

Vinda do Continente e repetente na Atlantis Cup, a tripulação do Harfang Two mostrou capacidade de dominar o mar açoriano ao conseguiu liderar a tabela de classificação da classe ANC A em todas as etapas.

O segundo barco a chegar à Horta foi o Xcape. Luís Quintino chegou às 08.50m, duas horas mais cedo do que o seu adversário direto João Leal, skipper do Açor.

O Xcape, um veleiro do Faial, conseguiu assim a vitória em ORC1 (resultado provisório).

Nesta que é considerada a perna mais tática da regata, os velejadores contaram com vento inconstante durante as 75 milhas do percurso. “Ao entrarmos no canal é sempre um totoloto, mas arriscámos. Sabíamos que só tínhamos o Xcape por perto e tentámos manter-nos. Encostámos ao sul do Pico e entre umas rajadazinhas, outros ventos, boiar a zero nós e dar duas voltas sem leme, lá conseguimos chegar à entrada do canal. A partir daí foi sempre a abrir, com vinte nós de vento”, contou o skipper do Harfang two.

Os poucos barcos que ainda estão no mar deverão chegar ao Faial nas próximas horas. A linha de chegada encerra à 1 da manhã de dia 5 de Agosto.

Considerada uma das mais importantes regatas oceânicas do país, a Atlantis Cup é organizada pelo Clube Naval da Horta.

A 25ª edição da Atlantis Cup tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e conta ainda com o apoio das seguintes instituições: Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A seguradora Liberty Seguros é o maior patrocinador privado da prova.

Para mais informações contactar:
Mar de Histórias: Tel. 289 312 395 / 914602922
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.mardehistorias.pt

Mais informações sobre a regata em http://ac2013.cnhorta.org
Siga a regata no Facebook em https://www.facebook.com/AtlantisCup