Atlantis Cup 2014 - Competição e suspense até ao último segundo

Na largada, um rasgo na vela de proa dificultou a vida ao Marina de Cascais/Giullieta, o concorrente direto de Xcape em ORC A. A etapa Terceira-Faial é decisiva e promete ser emocionante.

A 26ª Atlantis Cup está quase a terminar. A última perna da Regata da Autonomia – Etapa NOS Açores - arrancou hoje da baía de Angra do Heroísmo com destino à cidade da Horta, na ilha do Faial.
O sinal de largada soou às 13 horas, com vento de 12 nós. O primeiro barco a rondar a baliza de desmarque foi o Marina de Cascais/Giullieta de Alexandre Kossack, seguido do Marvavilha de Vitor Pinheiro. O terceiro foi o Xcape de Luís Quintino.


Dez minutos após rondar a bóia, um rasgo na vela de proa obrigou Alexandre Kossack a subir ao mastro para retirar o resto da vela e substitui-la. Com isto, os principais opositores do Marina de Cascais/Giullieta “ganharam-lhe terreno”. Luís Quintino é quem mais pode beneficiar com este incidente, pois o Xcape e o Marina de Cascais/ Giullieta disputam o primeiro lugar em ORC A. Quintino, velejador do Clube Naval da Horta, venceu a primeira perna entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel e Kossack, do Clube Naval de Cascais, ganhou a etapa entre São Miguel e Terceira. A prestação nesta última perna decidirá quem sobe ao pódio.
Em ORC classe B o resultado não deverá ter grandes surpresas. João Reis, skipper do Celtic Dream, partiu para a Horta com duas vitórias conseguidas nas etapas anteriores e três pontos de vantagem em relação ao segundo classificado, o Rift de Carlos Moniz.

Com 73 milhas náuticas, a etapa entre Angra do Heroísmo e Horta é considerada a mais tática desta travessia oceânica. Para chegar ao Faial, os velejadores têm três opções: o canal Pico-São Jorge, o sul do Pico ou o norte de São Jorge.

A Regata da Autonomia 2014 encerra oficialmente com um jantar de entrega de prémios no próximo dia 05 de Agosto, na ilha do Faial.

A Atlantis Cup é Organizada pelo Clube Naval da Horta.

A prova conta com o alto patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, assim como com os apoios/patrocínios das seguintes instituições: Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

Patrocinadores privados: Liberty Seguros, BMW Autoaçoriana, Quinta dos Açores e NOS Açores.

Para mais informações contactar:
Mar de Histórias:
Tel. 914602922
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.mardehistorias.pt

 

 




    
                  arc_logo