Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2016: Emissão RTP 2, próximo sábado, 24 setembro

atlantis cup 2016 2

O Clube Naval da Horta informa que será imitido, no próximo sábado, 24 de setembro, pelas 17h05, na RTP 2, o programa do resumo final da XXVIII edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia.

Celtic Dream vence Atlantis Cup 2016 em ORC

atlantis cup 2016 9

A edição de 2016 da regata Atlantis Cup chegou ao fim. A ultima perna, de 45 milhas náuticas, ligou Velas de S. Jorge à cidade da Horta, na ilha do Faial.

O veleiro Celtic Dream, de João Reis, venceu a competição ORC, tendo o Pagode de Luis Melo, ficado classificado em segundo lugar. Em terceiro e quarto lugar ficaram os veleiros Air Mail, de Luis Mota e Quero-Quero, de Rui São Marcos.

Continuar...

Atlantis Cup 2016 largou da ilha de S. Jorge

atlantis cup 2016 8

A última etapa da Atlantis Cup 2016 liga Velas de S. Jorge ao Faial, terminando na cidade da Horta. A largada foi limpa, com os 12 veleiros a largarem com vento de Este e velocidade superior a 14 nós.

A primeira embarcação a cruzar a linha de partida foi o Celtic Dream, de João Reis, numa etapa, que tal como a anterior, se prevê rápida.

Continuar...

Celtic Dream lidera classe ORC da Atlantis Cup 2016

atlantis cup 2016 7
 
Concluída a 2ª etapa da regata Atlantis Cup, o Celtic Dream de João Reis lidera a Classe ORC com 9 minutos e 12 segundos de avanço (tempo compensado) em relação ao Air Mail de Luís Mota. Seguem-se os veleiros Pagode, de Luís Melo e Quero-Quero de Rui S. Marcos.
 
Na classe Open, o mais rápido na 2ª etapa foi o Soraya de Frederico Rodrigues. Seguem-se os veleiros Le Aum de José António Teixeira e Mariazinha de Manuel Nunes.

Continuar...

Regata da Autonomia chegou à ilha de S. Jorge

atlantis cup 2016 6
 
O veleiro Quero-Quero, oriundo do Funchal, ilha da Madeira, foi o primeiro a cortar a linha de chegada, instalada à entrada do porto de Velas de S. Jorge. A tripulação madeirense completou a segunda perna da Atlantis Cup em 17 horas e 37 minutos.
 
O veleiro Soraya, do Faial, Açores, foi a segunda embarcação a chegar à ilha de S. Jorge, liderando a classe Open, na qual participa a maioria da frota, da Regata da Autonomia.

Continuar...

Atlantis Cup 2016 ruma à ilha de S. Jorge

 atlantis cup 2016 5

A maior etapa alguma vez realizada na Atlantis Cup largou de Lajes das Flores em direção a Velas de S. Jorge. Uma largada limpa, com vento a soprar de Sudoeste, com velocidade de 14 nós.

A 2ª etapa da edição de 2016 da Regata da Autonomia cobre uma distância de 145 milhas náuticas, ligando o Grupo Ocidental dos Açores ao Grupo Central. Os 12 veleiros que compõem a frota da Atlantis Cup deixaram as Flores ao som dos apitos da Corveta Jacinto Cândido.

Continuar...

N.R.P. Jacinto Cândido acompanha a 2ª etapa da Atlantis Cup 2016

atlantis cup 2016 4
A 2ª etapa da Regata da Autonomia 2016 liga Lajes das Flores a Velas de S. Jorge e será a mais longa alguma vez realizada na Atlantis Cup, percorrendo os veleiros cerca de 145 milhas náuticas. A corveta Jacinto Cândido, da Marinha Portuguesa, estará presente na largada marcada para as 10 horas de terça-feira, dia 2 de agosto de 2016.

Continuar...

1ª Etapa da Atlantis Cup 2016 termina na ilha do Corvo

atlantis cup 2016 3
31/07/16

A ausência de vento durante a primeira perna da Atlantis Cup 2016, fez com que a totalidade das tripulações desistisse ou não atingisse a linha de chegada a tempo, instalada na ilha do Corvo. A competição está em aberto, uma vez que ninguém completou a primeira etapa.

A edição de 2016 da regata Atlantis Cup dá destaque à navegação no Grupo Ocidental do arquipélago açoriano. A primeira perna, inicialmente prevista para largar de Lajes das Flores, contornar a ilha do Corvo e regressar ao ponto de largada, acabou por ser encurtada.

Continuar...

Atlantis Cup - Regata da Autonomia - Veleiros rumaram à ilha do Corvo

atlantis cup 2016 2

30/07/16

A 28ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia já está no mar. Os 16 veleiros que fazem parte da frota da regata largaram de Lajes das Flores rumo à ilha do Corvo. Uma largada limpa, com o vento a soprar de nordeste, com velocidade superior a 5 nós.

A diminuição acentuada da velocidade do vento acabou por encurtar a primeira perna da Atlantis Cup 2016, tendo sido montada a linha de chegada na ilha do Corvo. A generalidade dos veleiros acabou por desistir da competição e ligar os motores, chegando à ilha do Corvo com as velas arreadas.

Continuar...

Atlantis Cup 2016 com largada na Ilha das Flores, De 30 de julho a 7 de agosto, 16 veleiros vão cobrir 236.5 milhas náuticas

atlantis cup 2016 flores 1
* Também disponível em áudio

A Atlantis Cup é a principal regata de vela de cruzeiro dos Açores e das mais importantes de Portugal. A edição de 2016 junta 16 veleiros e mais de 60 tripulantes, a maioria oriundos do arquipélago açoriano e do continente. A regata Atlantis Cup tem início no próximo sábado, dia 30 de julho, às 10 horas, na ilha das Flores (Lajes), nos Açores.

Continuar...

Atlantis Cup – Regata da Autonomia: José Decq Mota e Jorge Macedo apresentam novo modelo da Regata, em Lisboa

apresentacao atlantis cup 2016 lisboa 2

Decorreu na noite da passada quinta-feira, 17 de março, na Associação Nacional de Cruzeiros, na Doca de Belém, em Lisboa, a apresentação da Atlantis Cup – Regata da Autonomia.

Foi uma sessão concorrida, que contou também com a participação de vários skippers. Alguns dos presentes haviam já participado em edições anteriores desta prova, outros demonstraram o interesse em realizá-lo.

Continuar...

Atlantis Cup – Regata da Autonomia: Apresentação na Associação Nacional de Cruzeiros, em Lisboa

anc capture 2016 03 16

O Presidente e o Vice-Presidente da Direção do Clube Naval da Horta, José Decq Mota e Jorge Macedo, deslocam-se esta quarta-feira para a apresentação da Atlantis Cup – Regata da Autonomia em Lisboa.

Continuar...

Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2016: Casa cheia na Apresentação Pública

apresentacao ac 2016 1

Realizou-se ao final da passada sexta-feira, 11 de março, a apresentação pública das próximas três edições da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, prova que conta com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O evento contou com a presença de Sua Excelência a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dra. Ana Luís, da Secretária Regional Adjunta para os Assuntos Parlamentares, Isabel Rodrigues, em representação de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, e do Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva.

Continuar...

Apresentação Pública da Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2016

 AC 2016 cover-1

A Direção do Clube Naval da Horta convida todos os sócios e interessados em geral a participar na apresentação pública da XXVIII Atlantis Cup – Regata da Autonomia, prova que conta com o alto patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O evento decorrerá no Salão Bar do CNH, na próxima sexta-feira, 11 de março, pelas 18h.

A Sessão de Apresentação contará com a presença de Sua Excelência a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dr.ª Ana Luísa Luís, assim como outras entidades ligadas ao evento.

                  arc_logo