Resumo EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis

Francisco Fráguas e Beatriz Gago sagraram-se campeões no EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis

resumo cpj2015 1
Foto: FPV

Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, e Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão, foram os Campeões de Portugal de Juvenis, na prova realizada na cidade da Horta, com a organização do Clube Naval da Horta e da Associação Regional de Vela dos Açores.

No primeiro e segundo dia de provas, o vento esteve perfeito para a prática de vela, permitindo aos velejadores fazer as seis regatas previstas.

Continuar...

EDP - X Campeonato Portugal Juvenis - José Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela

jose leandro presidente fpvela 2015 resize

Quais os motivos da escolha da Horta para a realização do EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis?
A Horta é sempre uma boa escolha. Temos aqui um campo de regatas muito bom, boas condições logísticas e de apoio, o Clube Naval da Horta tem boa capacidade organizativa, mas a ideia partiu da própria Associação Regional de Vela dos Açores, que no ano passado solicitou à Federação que ponderasse organizar cá o Campeonato de Portugal.

Continuar...

EDP - X Campeonato Portugal Juvenis - Hugo Pacheco, Secretário da Associação Regional de Vela dos Açores

hugo pacheco arva 2015 resize

Qual a importância da realização do EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis nos Açores?
Na óptica da ARVA, a importância da realização do EDP – X CPJ assume dois importantes factores.

Continuar...

Entrevista ao Campeão Mundial da Classe Platu 25 2013, Manuel Vilarinho

manuel vilarinho 2015

Tem 14 anos e chega-nos do Clube de Vela da Costa Nova, da cidade de Aveiro, e é o campeão mundial de uma classe da vela um pouco diferente do que se vê aqui pelo Faial: Platu 25.
Esta classe pratica vela num iate com cerca de 7 metros de comprimento e pode velejar com um mínimo de quatro tripulantes e um máximo de 400kg de tripulação.
Em 2013, o Campeonato foi disputado em Portosín, na Espanha e a tripulação do Credite EGS necessitava de um elemento que não ultrapassasse os 40kg de peso, uma vez que ficariam fora do peso máximo permitido. Renato Conde, membro da tripulação e conhecido do pai de Manuel Vilarinho, convidou-o para participar, tendo para isso que apenas ajudar a fazer peso. Tinha apenas 12 anos. E voltou um orgulhoso campeão do mundo!

Continuar...

EDP - X Campeonato Portugal Juvenis - José Decq Mota, Presidente CNH

jose decq mota 2015

A realização de um Campeonato de Portugal de Vela, neste caso de juvenis, na Região Autónoma dos Açores e aqui na Horta, em especial, é muito positiva, por variadíssimas razões.

Por um lado, as razões desportivas e de unidade desportiva, por ser um contributo muito importante para que a Vela que se pratica aqui nos Açores possa ter uma ligação mais forte com o padrão e o nível de prática que já se atingiu na generalidade do território nacional.

Continuar...

Alteração da hora de largada para o último dia de regatas do EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis

Cartaz CPJuvenis 2015

A primeira largada de amanhã, dia 28 de março, tem início previsto às 10h, ao contrário do horário de largada normal dos outros dias.

Classificações gerais no arranque do segundo dia de provas do EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis

Cartaz CPJuvenis 2015
Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, lidera provisoriamente a tabela após as três regatas do dia de ontem. Em segundo, também do CVBarreiro, segue o campeão em título de Juvenis, João Bolina, e em terceiro, a velejadora Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão.

Quanto ao pódio dos atletas do Clube Naval da Horta, Rita Branco ficou classificada em 77º, Mariana Luís em 90º e Jorge Pires em 91º.

Pode aceder à tabela completa das classificações gerais deste primeiro dia aqui.

Para esta quinta-feira, dia 26, estão previstas mais três provas.

Entrevista a Beatriz Gago, 3ª Classificada no Campeonato Portugal de Juvenis em 2014

beatriz gago 2015
Beatriz Gago, em preparativos para a primeira regata do EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis
Foto: Federação Portuguesa de Vela

Beatriz Gago tem 12 anos de idade e chega-nos do Clube Naval Portimão, de onde viajou com mais três colegas de equipa. Está no 8º ano e é aluna de excelência no quadro da sua escola.
Confidenciou-nos uma particularidade sua: além de boa velejadora, é ainda boa cozinheira. O treinador e colegas requisitam-na sempre para cozinhar muitas iguarias em todas as viagens que a equipa faz. Também tem jeito para fazer bolos.
Tem um sonho: ser oficial da Marinha. Não admira, por isso, que andar à vela seja muito importante para si.

Continuar...

Entrevista a Daniela Miranda, Campeã Nacional de Juvenis em 2014

daniela miranda 2015
A velejadora Daniela Miranda, com o seu treinador, Hugo Malheiro
Foto: Ana Borba

Aos 14 anos de idade, Daniela Miranda participa pela última vez no Campeonato de Portugal de Juvenis, onde vai tentar defender o título.
Conseguimos uns breves minutos com a velejadora momentos antes de começar a primeira regata do campeonato.

Continuar...

Convite

Cartaz CPJuvenis 2015
Com a colaboração da Transmaçor, que assim se associa ao EDP –X Campeonato Portugal Juvenis, haverá amanhã dia 26 de março, pelas 11h30, uma saída do navio “Cruzeiro do Canal”, para a observação de uma das Regatas. A duração da saída será de cerca de 40 minutos. O embarque será feito no Cais de Santa Cruz, junto à antiga Gare Marítima.

Convidam-se todos os visitantes (dirigentes de Clubes, familiares de velejadores), desportistas do Clube Naval da Horta de todas as modalidades e familiares, sócios e outras pessoas interessadas a participar nesta saída. O limite de passageiros é o da lotação do navio (193).

Entrevista a Inês Mateus: Vice-Campeã Nacional de Juvenis 2014

ines mateus

Inês Mateus, Vice-Campeã Nacional de Juvenis 2014 e os treinadores, Gonçalo Boto e Pedro Bolina
Foto: Ana Borba

Chama-se Inês Mateus e tem 14 anos de idade. Participa através do Clube de Vela do Barreiro, onde é a única rapariga entre os oito velejadores do grupo.

Continuar...

Apresentação do EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis 2015 aos órgãos de comunicação social locais

Decorreu esta manhã de segunda-feira, dia 23, a apresentação do EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis aos órgãos de comunicação social locais.

Conf Imprensa cpj 23 03 2015
Na foto, da esquerda para a direita: José Decq Mota, Presidente do CNH; José Leonardo, Presidente da Câmara Municipal da Horta; Hugo Pacheco, Secretário da Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA); Pedro Rodrigues, Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Vela e do Campeonato Nacional

Fotografia de: Ana Borba

Continuar...

André Serra, Vice-Campeão de Portugal de Optimist 2014: “Só me interessa lutar pelo primeiro lugar, pois há 2 anos que sou Vice-Campeão”

Treinador Joao Vidinha e Vice Campeao Portugal Optimist 2014 CNCascais 3 20 03 2015
O Treinador João Vidinha e o Vice-Campeão André Serra, do Clube Naval de Cascais, explicam o que pretendem deste EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis

Fotografia de: Cristina Silveira


O Vice-Campeão de Portugal de Optimist 2014, André Serra, chegou ao Faial esta sexta-feira, dia 20, acompanhado do seu Treinador, João Vidinha. Vem participar no EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, que decorrerá na ilha, de 24 a 28 deste mês.

Continuar...

João Bolina, Campeão de Portugal de Optimist 2014, e Manuel Ramos, 3º Classificado, esperam bons resultados no EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, no Faial

Chegaram ao Faial na tarde desta sexta-feira, dia 20, vindos do Barreiro, e mal refeitos da viagem foram logo convidados a falar de títulos e esperanças para o EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, que decorrerá nesta ilha, entre os dias 24 e 28 deste mês. 

Treinador Goncalo Boto Joao Bolina Manuel Ramos Treinador Pedro Bolina 20 03 2015 por Crisitina Silveira
Treinador Gonçalo Boto; Campeão de Portugal de Optimist 2014, João Bolina; 3º Classificado, Manuel Ramos, e o Treinador Pedro Bolina, todos do Clube de Vela do Barreiro 

Fotografia de: Cristina Silveira

Continuar...

No CNH: Decorreu esta sexta-feira, dia 20, a abertura dos primeiros contentores com material para o EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis

Decorreu na tarde desta sexta-feira, dia 20, a abertura dos primeiros contentores com material destinado ao EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, que decorrerá na ilha do Faial de 24 a 28 deste mês.

x cpj 2015 1

A retirada de equipamento foi registada pelo coordenador da Organização de Terra, Jorge Macedo, Vice-Presidente do Clube Naval da Horta (CNH), conforme documentam as fotografias.

Continuar...

Velejadores de fora já começaram a chegar ao Faial para o EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis

Cartaz CPJuvenis 2015
Começaram a chegar ao Faial esta sexta-feira, dia 20, os velejadores que vêm participar no EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, que decorrerá nesta ilha, de 24 a 28 do corrente. Este Campeonato é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Vela (FPV), promovida pela Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA), organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH), que conta com o patrocínio da EDP e o apoio da Fidelidade.

Serão quatro dias de prova – quarta, quinta, sexta e sábado (dias 25, 26, 27 e 28) – sendo que a terça-feira, dia 24, será dedicada a medições e outros preparativos.

A manhã da próxima segunda-feira, dia 23, (entre as 09h00 e as 12h30) será preenchida com visitas ao barco da Fundação Race for Water Odyssey, que se encontra na sua missão mundial de alertar para a poluição que os plásticos constituem nos mares. A escala na Marina da Horta começa precisamente esta sexta-feira, dia 20, e termina quarta-feira, dia 25.

De acordo com a Directora Técnica do CNH, Ana Sousa, está prevista a realização de 3 regatas por dia, o que poderá vir a sofrer alterações devido às condições atmosféricas.

Continuar...

Clube Naval da Horta debateu a Organização de Mar e de Terra do EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis

Entre Dirigentes, Treinadores, Funcionários, Velejadores, Sócios e Voluntários, são dezenas os elementos que integram a Organização de Mar e de Terra do EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, que decorrerá no Faial entre 24 e 28 deste mês, sendo esperados 120 atletas dos Açores, Madeira e das regiões Norte, Centro e Sul de Portugal continental.

reuniao cpj2015 2
A Organização do EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis mobiliza muita gente

A organização de Mar e de Terra, foram as duas grandes tónicas da Reunião Alargada de Preparação com vista ao EDP - X Campeonato de Portugal de Juvenis, que decorrerá na ilha do Faial, entre os dias 24 e 28 do corrente. O encontro de trabalho decorreu na noite desta terça-feira, dia 17, no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do Clube Naval da Horta (CNH), clube organizador deste evento de âmbito nacional.

Continuar...

De 24 a 28 de Março de 2015, no Faial: Clube Naval da Horta organiza, em parceria com a ARVA, o Campeonato de Portugal de Juvenis - Optimist

A ilha do Faial acolhe de 24 a 28 deste mês, no período das férias da Páscoa, o Campeonato de Portugal de Juvenis - Optimist 2015.


O Clube Naval da Horta (CNH) é, em parceria com a Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA), o organizador deste evento, que decorrerá no Campo de Regatas da Baía da Horta.
Em competição estarão 120 velejadores, que se fazem acompanhar de Pais, Treinadores e Dirigentes.


Este evento, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Vela (FPV), conta com o patrocínio da EDP e o apoio da Fidelidade.


No Clube Naval da Horta há muito que este importante Campeonato vem sendo preparado havendo, além do programa desportivo, uma componente social e de recepção àqueles que, oriundos de outras partes da Região e do País, dão corpo a este Campeonato de Portugal de Juvenis - Optimist.


De realçar que esta é a única prova nacional destinada ao Escalão Juvenil que, anualmente, conta com mais de uma centena de atletas das 5 regiões do país.


Recorde-se que o último Campeonato de Portugal de Juvenis - Optimist realizado nos Açores foi no ano de 2008, tendo tido como anfitrião o Clube Naval de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.


À semelhança do que aconteceu em Julho de 2014, com o Campeonato Nacional da Classe Access, um sucesso a todos os níveis, a organização deste evento vem demonstrar, uma vez mais, a dinâmica, capacidade e o know-how do Clube Naval da Horta, um embaixador do Faial no Mundo e Prémio de Excelência Desportiva 2011.

                  arc_logo