EDP - X Campeonato Portugal Juvenis - José Decq Mota, Presidente CNH

jose decq mota 2015

A realização de um Campeonato de Portugal de Vela, neste caso de juvenis, na Região Autónoma dos Açores e aqui na Horta, em especial, é muito positiva, por variadíssimas razões.

Por um lado, as razões desportivas e de unidade desportiva, por ser um contributo muito importante para que a Vela que se pratica aqui nos Açores possa ter uma ligação mais forte com o padrão e o nível de prática que já se atingiu na generalidade do território nacional.

É também muito importante do ponto de vista da quebra do isolamento. Nós estamos aqui muito mais isolados, o nível competitivo é necessariamente mais enfraquecido e dá possibilidade desta geração, entre os 12 e os 15 anos, e respetivo pessoal que os enquadra, poderem conhecer uma região que tem especiais aptidões para a prática de Vela e conhecer uma Região que é parte integrante do país, mas que também necessita muito de ser conhecida pelo conjunto do país.

Há uma outra razão muito importante. É o facto de se realizar nas férias escolares da Páscoa, ou seja, realiza-se fora do período central da época desportiva de mar. Precisamente, anunciando o começo dessa época e das escalas na Cidade-Mar, já começam a chegar ao Porto da Horta veleiros de maior dimensão, sendo muito bom que esta própria realidade seja vista pelos visitantes. Ao fazer o campeonato, estamos portanto a alargar a época desportiva de mar.

Por fim, tudo isto gera uma convivência, um movimento e uma partilha de conhecimentos, experiências e saberes, que por si só, são muitos importantes. O Clube Naval da Horta tem muito orgulho em ser o clube organizador desta prova.

                  arc_logo