Dias 11, 12 e 13 de Julho, no Faial: Campeonato Nacional de Access 2014 reúne número recorde de barcos e participantes de todas as regiões do país

Este evento (http://nacaccess2014.cnhorta.org), organizado pelo Clube Naval da Horta, realiza-se pela primeira vez na ilha do Faial e na Região Açores e envolve mais de uma centena de pessoas, incluindo 29 velejadores, 6 dos quais do Clube Naval da Horta, e 22 barcos, com a particularidade de, pela primeira vez, estarem representadas todas as regiões do país. A Tenda do Campeonato foi montada este sábado, junto ao CNH.


A Tenda do Campeonato Nacional da Classe Access 2014 foi montada este sábado



No Clube Naval da Horta (CNH) encontra-se tudo a postos para receber as diversas comitivas que começam a chegar ao Faial quarta-feira, dia 9, com o objectivo de participar no Campeonato Nacional da Classe Access 2014, que se realiza nos dias 11, 12 e 13 do corrente mês (sexta, sábado e domingo próximos).

Em termos da logística em terra, foi montada na manhã deste sábado (dia 5), a Tenda do Campeonato, junto ao CNH, onde decorrerão os convívios do final do dia, bem como as reuniões com os velejadores.

Este evento tem vindo a ser organizado pelo Grupo de Trabalho do CNH composto para o efeito e de que fazem parte o Presidente da Direcção, José Decq Mota; a Directora Técnica, Ana Sousa; Luís Paulo Moniz e João Duarte, da Secção de Vela de Cruzeiro, e Nilzo Fialho da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF).




Esta Tenda será o palco dos convívios do fim de tarde, bem como das reuniões com velejadores
Fotografias de: Nilzo Fialho

Programa desportivo, social e turístico

Para quinta-feira, dia 10, está programada a volta à ilha do Faial com visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, roteiro que será feito por duas vezes, uma vez que os visitantes serão divididos em 2 grupos.

Sexta-feira, dia 11, começa o Campeonato, estando marcado para as 10h55 o Sinal de Advertência para a 1ª regata do dia. Pelas 18 horas começará o convívio, com mostra de produtos regionais, prova de vinhos do Pico e música ao vivo, com Nuno Carneiro, no CNH/Tenda do Campeonato.

O segundo dia de provas (sábado, dia 12) começará pelas 9h55, com o Sinal de Advertência para a 1ª regata do dia. O programa deste dia encerrará com um convívio, marcado para as 18 horas, sendo a ementa porco no espeto, acompanhado por música ao vivo, no CNH/Tenda do Campeonato.

Domingo (dia 13), último dia do Campeonato, o Sinal de Advertência para a 1ª regata do dia será pelas 9h55. À tarde serão arrumados os barcos nos contentores e o jantar de Entrega de Prémios será no Restaurante “Barão Palace”, com início pelas 20 horas.

No dia 14, os visitantes regressarão às suas terras.


João Duarte realça o número de voluntários e sócios do CNH que vão colaborar neste evento, bem como o apoio de vários parceiros
Fotografia de: Cristina Silveira

Muitos voluntários e apoios locais

O Campeonato Nacional da Classe Access 2014, destinado a velejadores com mobilidade reduzida, vai reunir este ano “um número recorde de embarcações”, sublinha João Duarte, da Secção de Vela Ligeira do Clube Naval da Horta. Ao todo, estão inscritos 22 barcos, sendo 9 da Classe Access 303 e 13 da Classe Access 2.3, num total de 29 velejadores.

Do Clube Naval da Horta participam 6 velejadores: Libério Santos, Aguinaldo Luís, Rui Dowling e Lício Silva, na Classe 2.3 (individual), e Carlos Cardoso e Francisco Correia, na Classe 303 (duplo).

João Duarte realça que “pela primeira vez estão representadas todas as regiões do país” neste evento: Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores.

O Clube Naval da Horta é o único participante do arquipélago açoriano, sendo a primeira vez que este Campeonato se realiza na ilha do Faial e na Região Autónoma dos Açores.

Esta iniciativa movimenta mais de 100 pessoas, entre velejadores, treinadores, dirigentes, acompanhantes, técnicos e voluntários. A propósito, este Dirigente salienta “o grande número de voluntários e sócios do Clube Naval da Horta que colabora neste evento, sendo mais de 50”.

Clube Naval do Funchal, Iate Clube da Marina de Portimão, Clube de Vela de Viana do Castelo, Sporting Clube de Aveiro, Cercina Nazaré, Clube Naval de Cascais, Sport Clube do Porto, Clube Naval Povoense e Clube Naval da Horta, são os clubes participantes neste Campeonato.

Em termos de alojamento, os visitantes ficarão instalados no Centro de Dia da Conceição (da APADIF), no Complexo Desportivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), no Centro de Estágio do Faial (os dois últimos do Serviço de Desporto da Ilha do Faial) e na Marina da Horta.

Relativamente aos apoios, João Duarte frisa “a colaboração fundamental” da Santa Casa da Misericórdia, dos Bombeiros Faialenses, do Turismo e da APADIF no que diz respeito aos transportes adaptados.

No que concerne à logística no mar, este Responsável refere como “parceiros imprescindíveis” a Portos dos Açores, a Marina e a Capitania do Porto da Horta.

De realçar, também, “o amplo apoio concedido” pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e pela Câmara Municipal da Horta, “essenciais à viabilização deste importante evento nacional”.

“Apesar da actual conjuntura, temos de enaltecer a boa vontade e compreensão dos diversos parceiros – onde se incluem os comerciantes locais – aos quais o Clube Naval da Horta, enquanto Entidade Organizadora, agradece todo o apoio recebido, indispensável à realização deste Campeonato Nacional de Access”, frisa João Duarte.

O Campeonato Nacional da Classe Access 2014 é promovido conjuntamente pela Federação Portuguesa de Vela (FPV) e pela Associação Portuguesa da Classe Access, cabendo ao Clube Naval da Horta a organização da prova.

Esta é a segunda vez que o CNH participa e a primeira que organiza, sendo também a primeira vez que este evento se realiza na ilha do Faial e na Região Açores.

Recorde-se que em 2013 este Campeonato foi organizado pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, tendo sido a primeira vez que os Açores participaram neste evento nacional. A representação açoriana esteve a cargo dos velejadores do Clube Naval da Horta Libério Santos, Lício Silva e Rui Dowling.

PARCEIROS DO CNH NESTE EVENTO:

Luís Silveira        
                  arc_logo