cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Semana do Mar


Há 44 anos atrás o Clube Naval da Horta organizou, na 1ª semana de agosto, um pequeno Festival Náutico integrado no programa de recepção a uma Regata Inglesa que cá esteve. Esse pequeno, mas simpático, Festival caracterizou-se por uma viva interacção entre gente de cá e visitantes que vieram por mar e despertou a viva convicção de que haveria toda a vantagem em desenvolver e aprofundar aquele curioso conceito de festa em que o Mar era um dos protagonistas.

A Semana do Mar, que nasceu assim, foi crescendo, ganhando apoios, construindo um nome e uma forte personalidade própria e chegou àquilo que hoje é: Uma grande Festa Popular, enraizada na nossa Terra, olhada com respeito e vivida com gosto por sucessivas gerações que vinham e ainda vêm hoje participar no Festival Náutico que esteve na origem da Festa e que, ainda hoje, é definidor da natureza própria da Festa.

A Semana do Mar começou por ser um (pequeno) Festival Náutico! Hoje o grande Festival Náutico que sabemos construir todos os anos é o coração próprio e único da grande Festa em que a Semana do Mar se transformou por acção de todos nós!

É absolutamente natural que, nós faialenses, tivéssemos sabido construir, nos últimos 44 anos, uma Festa assim. A baía onde está o porto da Horta, hoje pertencente ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, foi, a partir do início do século XVIII, um porto muito procurado pela então muito crescente navegação transatlântica. A Horta cresceu à beira do seu porto e transformou-se no meio urbano maior desta parte do Arquipélago porque tinha um dos melhores portos naturais das nossas ilhas. A Horta viveu muito ligada ao seu porto, às pessoas que a ele chegavam, ao movimento que ele gerava. A ligação ao Mar marcou muito a forma de viver e de estar que se foi construindo. A Horta, chamada Cidade Mar, faz, naturalmente, uma Festa muito ligada a muitas actividades marítimas de natureza desportiva e lúdica.

O Festival Náutico da Semana do Mar 2019 integra dezenas de competições em desportos náuticos com qualidade. Logo no dia 2/8 o Festival Náutico da Semana Mar abre com a Travessia do Canal Faial Pico a nado. No dia 3/8 realiza-se o Encontro Regional de Canoagem, a Prova S8 João Carlos Fraga em Windsurf e a chegada da Atlantis Cup – Regata da Autonomia. Durante a Semana do Mar haverá provas de Vela de Cruzeiro, de Vela Ligeira, de vela e remo em Bote Baleeiro, de Pólo Aquático, de Pesca de Barco, de Pesca de Costa, de Motonáutica, de Natação em Águas Abertas, de Apneia, de Xadrez e de Miniveleiros.

No plano lúdico-desportivo o Festival Náutico oferece passeios à vela em Bote Baleeiro, aulas de Padle, demostração aberta da Classe Hansa e Cross Challenge. As travessias curtas e longas da doca a nado são abertas a todos os interessados.

Será bom que o Programa da Semana do Mar seja consultado por todos, porque assim ir-se-ão aperceber da dimensão e diversidade deste grande Festival Náutico.

O Secretariado do Festival Náutico abre, no Centro de Formação de Desportistas Náuticos, às 9h00 do dia 2 e é lá que serão feitas todas as inscrições.

O Festival Náutico da Semana do Mar tem sido e este ano será novamente um grande evento desportivo náutico que nos individualiza e nos enche de satisfação.

O Programa da edição de 2019 pode ser consultado nesta ligação.