Tentativa de recorde na vela oceânica parte esta quarta-feira da cidade da Horta

Parte da cidade da Horta esta quarta-feira o velejador francês Yves Le Blevec na tentativa de estabelecer, o recorde do maior número de milhas marítimas percorridas em apenas 24 horas, ligando, dessa forma, o porto faialense, à cidade francesa de Lorien.

Os contornos da viagem foram divulgados esta terça-feira pelo skipper do "Actual", minutos antes de dar a conhecer o trimaran, que atinge velocidades superiores à do vento, às autoridades locais e comunicação social, numa volta pela baía da Horta.

A embarcação, destinada a provas de competição oceânica, consegue atingir velocidades superiores a 25 nós, e procurará, em apenas três dias, uma distância correspondente a cerca de 400 a 500 milhas náuticas por dia.

 

Apesar das condições meteorológicas não serem as mais propícias ao bom desempenho do trimaran, o velejador sairá do porto da Horta na tarde desta quarta-feira. Para o velejador, a largada da Horta foi o local escolhido não só pela sua excelente posição estratégica no Atlântico, mas simultaneamente pelo acolhimento que a torna uma referência entre os homens do mar.

O trimaran Actual é uma embarcação com 15,24 metros de comprimento, da classe Multi50, pesa 4.200 kg e tem uma superfície de vela de 270 m2.

Fonte www.cmhorta.pt