Idosos do Centro de Convívio da Conceição visitam o Clube Naval da Horta

182

No seguimento da apresentação que Projecto Vela Para Todos – Faial Sem Limites, fez no Centro de Dia da Conceição, englobado no projecto de Enfermagem “Controle a Tensão”, os idosos da valência, visitaram na tarde do dia 24 de setembro, o Clube Naval da Horta com o intuito de verem in loco as embarcações Access.


Os 25 idosos começaram por assistir a uma introdução sobre os Projecto, visto alguns dos presentes não terem assistido à sessão no Centro de Dia. Foi apresentado de seguida, a embarcação Access 303 baptizada por “Bacalhau” (oferta da Academia do Bacalhau do Faial), tendo sido aparelhada em frente dos idosos, para terem a noção da simplicidade de todo sistema.
Alguns idosos chegaram a entrar no “Bacalhau”, em terra, para comprovarem o conforto da embarcação e a noção de segurança que transmite.


Para finalizar a tarde, os cerca de 15 idosos que se voluntariaram, deram um passeio pela baía da Horta, a bordo de um semi-rigido “Éric Tabarly” do Clube Naval da Horta, para a maioria deles a primeira experiência numa embarcação semi-rigida.


A felicidade de quem foi no passeio era patente em todos os rostos.

182


Segundo a Coordenadora do Centro de Dia, Cláudia Abreu,“foi uma experiencia enriquecedora, o balanço foi positivo e todas as expetativas foram superadas uma vez que a maioria dos idosos aderiu a esta iniciativa com grande entusiasmo.  A alegria estampada no rosto dos nossos idosos revelava a enorme satisfação por terem a oportunidade de velejar. Quando o espirito é jovem e a vontade de viver é imensa, não há idade que impeça de fazer algo….por isso, os nossos idosos estão preparados para novas experiencias, e a próxima etapa é na embarcação à vela. Quero agradecer ao Clube Naval da Horta e a todos os que fazem parte do Projeto “Vela para Todos – Faial sem Limites”, pela excelente tarde que proporcionaram aos nossos idosos, sem dúvida um Projeto aliciante de Todos e para Todos.


Ficou a promessa da próxima vez que vierem ao Clube Naval da Horta é para experimentarem a embarcação à vela, o Access 303 “Bacalhau”.


Sr.º Carlos Faria: "Gostei muito de participar nesta atividade. Há muitos anos atrás, andei muito tempo em embarcações pequenas mas nunca num barco como aquele que andámos. Foi muito bom, gostei muito. Não há razão para ter medo de andar no barco, porque vamos muito bem estabilizados dentro dele. Estou inquieto para voltar a repetir a experiência mas desta vez, no barco à vela, mas tem de ir alguém mais eu que perceba daquilo para eu não virar o barco! Foi bastante bom, uma experiência a repetir.".

 

182

Srª Maria Lurdes Vieira: "Gostei muito. Tinha medo de entrar no barco, mas foi ultrapassado esse medo. Já tinha experimentado uma vez, mas já foi há muitos anos e foi no barco pequeno que o meu pai tinha. Eu acenei a toda gente que via nas embarcações. Queria repetir novamente, eu nunca julguei que iria andar neste tipo de barcos, não tenho medo do mar nem daqueles balanços. Foi uma grande alegria para mim, quero repetir! Hoje sou uma mulher feliz ".

 

Srª Maria José Freitas: "Desta vez não andei de barco, tenho algum medo, mas da próxima vez prometo andar, a felicidade dos meus amigos, motivou-me andar na próxima vez."

 

Sr.ª Conceição Correia: “ Ter a oportunidade de velejar foi sem dúvida uma sensação única, uma experiencia a repetir.


 Veja as fotos do evento no site CNH/Arquivo/Galeria ou no Google+ do CNH

 

Vídeo em http://youtu.be/Zb_y6xp7Pw8



Parceiros

 

Apoios