cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Apneia com Francisco Gautier

Instrutor, atleta, juiz internacional, organizador de competições de apneia ao mais alto nível, Francisco Gautier – o primeiro português a atingir os -100m com uma única respiração, está de volta à Ilha do Faial empenhado na criação um núcleo sólido para o desenvolvimento desta modalidade num dos seus locais de eleição. O CNH acarinhou a ideia e a motivação de Francisco disponibilizando desde logo todo o apoio logístico necessário e pôs de pé um Workshop de Apneia em Fevereiro passado. Na altura, Francisco, com o seu indeterminável conhecimento de causa e experiência, deixou “água na boca” dos praticantes e curiosos do mergulho livre no Faial. Atingiu-se desta forma um objetivo importante que era juntar as pessoas em torno de uma modalidade um tanto misteriosa e motivá-las para o seu desenvolvimento.



Agora está de volta para ministrar cursos da especialidade a cerca de uma dúzia de alunos empenhados em aprender mais sobre o funcionamento, a fisiologia, a segurança, e claro as técnicas aplicadas para chegar cada vez mais fundo. Durante as aulas práticas Francisco conta com o apoio de Paulo Nóbrega, apneista do CNH, instrutor e também recordista nacional. Paulo, que em conjunto com a sua esposa Simone Martins tem sido um forte impulsionador da atividade na Ilha do Faial, disponibilizou-se para supervisionar e instruir os alunos durante as suas descidas para o azul. As aulas decorrem bem de manhãzinha no centro de formação do CNH, e à tarde na piscina municipal ou no mar aqui ao largo do Monte da Guia, um pouco mais perto da costa do local onde em 2004 Francisco Gautier bateu o record nacional na disciplina de “No Limits”, descendo aos 100 metros de profundidade. O apoio do CNH era indispensável, e prontamente disponibilizou todo o material necessário para a prática segura da apneia em mar aberto - boias, cabos e lastro, e ainda a embarcação ERIC TABARLY.

Todos confirmam, a experiência desta aprendizagem é absolutamente fantástica, e mergulhando ali junto ao Monte da Guia onde a água cristalina permite avistar o fundo a 28 metros da superfície, denuncia o porquê do aqui – este sítio no meio do Atlântico tem muito potencial para a prática da apneia.