cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

25 anos - Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2013

Competição renhida na última etapa

Arrancou hoje a última etapa da 25ª Atlantis Cup. Para algumas classes esta perna é decisiva.

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Fotos Fotográficos: LX Sailing

Está a chegar ao fim a 25ª Atlantis Cup. A última perna da Regata da Autonomia arrancou hoje da baía de Angra do Heroísmo. O destino da frota é agora a cidade da Horta, na ilha do Faial.

Após o sinal de largada, às 13 horas, o primeiro barco a rondar a baliza de desmarque foi o Matrix II, de António Duarte, seguido do Xcape de Luís Quintino. O terceiro foi Harfang two, de Nuno Alexandre.

Nesta fase, as atenções estão sobretudo viradas para dois dos veleiros mais competitivos da regata: o Xcape e o Açor, que disputam o primeiro lugar da classe ORC 1. O Açor, de João Leal, conseguiu o melhor tempo na etapa inicial entre Santa Maria e São Miguel e o Xcape foi o vencedor da segunda perna entre São Miguel e Terceira. Esta última prova, com 75 milhas, é por isso decisiva.

A etapa entre Angra do Heroísmo e Horta é considerada a mais tática desta regata oceânica. Para chegar ao Faial, os velejadores têm três opções: o canal Pico-São Jorge, o sul do Pico ou o norte de São Jorge.

As previsões apontam para vento a rondar os 10 nós nas próximas horas. O primeiro barco poderá chegar à Horta ainda esta noite.

A linha de chegada encerra dia 5 de Agosto, à 1 da manhã. A Atlantis Cup 2013 termina com o jantar de entrega de prémios, no Domingo dia 6.

A Atlantis Cup é organizada pelo Clube Naval da Horta.

A 25ª edição da Atlantis Cup tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e conta ainda com o apoio das seguintes instituições: Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A seguradora Liberty Seguros é o maior patrocinador privado da prova.

Para mais informações contactar:
Mar de Histórias: Tel. 289 312 395 / 914602922
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.mardehistorias.pt

Mais informações sobre a regata em http://ac2013.cnhorta.org
Siga a regata no Facebook em https://www.facebook.com/AtlantisCup