Bote “Senhora do Socorro”, do Faial, ganhou a Regata de Botes Baleeiros Terra Baleeira, nas Lajes do Pico


Foto: Clube Náutico de Santa Cruz

Em 2º lugar ficou o “Senhora da Guia” da Feteira e em 3º o “Santo Cristo” de São João do Pico. Participaram 26 botes do Faial e Pico, 8 dos quais não concluíram a prova. O estado do mar e os prejuízos registados levaram ao cancelamento da 2ª etapa da Regata.

Foram 26 os botes do Faial e do Pico que participaram na Regata de Botes Baleeiros Terra Baleeira 2014, que se realizou este sábado (dia 21), nas Lajes do Pico.

Do Faial foram o “Claudina” do Clube Naval da Horta; o “São José” e “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo; o “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira; o “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco”, o “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão e o “Senhora das Angústias” este último com a tripulação do “Maria da Conceição” e o seu Oficial, Luís Alves, uma vez que o “Maria da Conceição” se encontrava impossibilitado de participar.

Os botes saíram do Faial cerca das 6h30 da manhã deste sábado, a reboque da lancha baleeira “Walkiria” até São Mateus, onde a lancha “Rosa Maria” colaborou no reboque de 2 botes faialenses, juntamente com 2 de São Mateus até às Lajes. A largada da 1ª etapa da Regata, Lajes/Ribeiras, aconteceu 1 hora depois daquilo que estava marcado, ou seja, pelas 11 horas.

No decorrer da prova, o bote “Boavista” das Ribeiras foi abalroado pelo bote “Ester”, pelo que o primeiro não teve condições para prosseguir. O “Claudina” também não concluiu a Regata pelo facto de o mastro se ter partido, e o “Capelinhos” completou a prova fora do tempo limite.

O vento e o estado do mar, além dos prejuízos registados levaram a Comissão da Regata a cancelar a 2ª etapa da competição: Ribeiras/Calheta.

O almoço foi servido na sede da Filarmónica Recreio Ribeirense.

CLASSIFICAÇÕES:

“Senhora do Socorro” – Salão, Faial
“Senhora da Guia” – Feteira, Faial
“Santo Cristo” – Pico
“Senhora de Fátima” – Castelo Branco, Faial
“Pontinha” – Pico
“Norberto” – Pico
“João Baptista” – Pico
“São José” – Capelo, Faial
“São Miguel” – Pico
10º “Ester” – Pico
11º “Nossa Senhora da Conceição” – Pico
12º “São João” – Pico
13º “Senhora das Angústias” – Angústias, Faial
14º “Nossa Senhora da Boa Viagem” – Pico
15º “Maria Armanda” – Pico
16º “Maria Adelaide” – Pico
17º “Diana” – Pico
18º “São Pedro” – Pico
DNF – “Capelinhos” – Capelo, Faial
DNF – “Nossa Senhora Santana” – Pico
DNF – “Boavista” – Pico
DNF – “Maria Celeste” – Pico
DNF – “Maria Pequena” – Pico
DNF – “Nossa Senhora do Livramento” – Pico
DNF – “Claudina” – Clube Naval da Horta, Faial

DNF – Do Not Finish (não concluiu a prova)

NOTA: O Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta agradece a colaboração do Director do CNH, António João, do mestre da lancha “Walkiria” e que nesta Regata também foi o Oficial do bote “São José” do Capelo, Vítor Mota; de Luís Alves, Oficial do bote “Maria da Conceição” do Clube Naval da Horta e de Ricardo Ferreira, Presidente do Clube Náutico das Lajes do Pico, os quais deram informações e resultados sobre este evento.

Mais detalhes consulte a Classificação Final