cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2014: 9 nadadores conseguiram fazer a travessia do Canal Pico-Faial – Letícia Toste foi a primeira mulher a conseguir tal proeza



Foto: Rolando Marques

Foram 9 os nadadores que conseguiram chegar à outra margem, objectivo número um desta travessia, onde não entrou o factor competição. Ainda assim, foram marcados os tempos de cada um, pois a referência que existia era de 2 horas e 20 minutos, tempo que o norte-americano David Yudovin levou a fazer o Canal, mas no sentido Faial-Pico, em 2008. Todos ficam para a história, mas o feito tem um sabor especial para Letícia Toste, a primeira mulher a conseguir esta proeza. Grande satisfação é a imagem de marca desta equipa, que já pensa em fazer Faial-Pico, em 2015.




O Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta, José Decq Mota, fez questão de ir saudar os recordistas à medida que foram chegando. Miguel Arrobas fala entusiasticamente da forma como decorreu esta maratona

Miguel Arrobas e Miguel Furtado foram os primeiros a fazer a travessia do Canal Pico-Faial, realizada este sábado, dia 2 de Agosto. Os dois nadadores chegaram à outra margem (Faial) em linha, o que significa que ambos levaram 2 horas e 11 minutos a percorrerem os cerca de 9 quilómetros que o percurso traçado implicou.

A largada deu-se a partir do Bico de Simão (em frente à casa do Salema), na Areia Larga, ilha do Pico, e a chegada foi a entrada pela Marina da Horta do 1º ao 5º nadador e pelo Monte das Guia do 6º ao 9º nadador. A entrada em diferentes lugares deveu-se ao atraso na partida, que estava marcada para as 15 horas, mas aconteceu pelas 15h48.

Embora não se tenha tratado de uma competição mas, sim, de uma travessia, a verdade é que todos levavam no pensamento a marca alcançada em 2008 (20 de Agosto) pelo norte-americano David Yudovin, de 58 anos de idade, que atravessou o Canal a nado mas no sentido Faial-Pico. Neste caso, David Yudovin destronou um recorde que na altura contava quase 80 anos e que pertencia ao faialense Manuel Azevedo Lima, desportista do Sporting Clube da Horta, que em 1929 tinha realizado o mesmo percurso, mas em 3 horas e 20 minutos, ou seja, mais 1 hora do que este norte-americano. (Há quem afirme que foram 3 horas e 6 minutos e não 3 horas e 20 minutos).

David Yudovin chegou à Ponta da Pedra Banca, na Madalena do Pico, exactamente 2 horas e 20 minutos depois de ter partido do Ilhéu Negro, junto ao monte da Guia, na ilha do Faial.

Este recordista da Califórnia (que nas suas maratonas apenas necessita de calções, touca e óculos em termos de equipamento), é um homem de negócios reformado, que é mundialmente famoso pelas suas travessias marítimas a nado, como a do Canal da Mancha, do Estreito de Gibraltar, do Estreito de Cook, na Nova Zelândia, do Estreito de Sunda, na Indonésia, e do Estreito de Tsugaru, no Japão.

Satisfação geral
Vítor André, o único faialense que conseguiu fazer a travessia, sentia-se extremamente satisfeito por ter alcançado esta vitória pessoal, o que significa o concretizar de um sonho antigo, mesmo tendo descoberto a Natação aos 44 anos de idade.

Letícia Toste tornou-se a primeira mulher a alcançar este feito, não cabendo em si de contente.

O mentor desta travessia, o terceirense Vitor Medina, era um homem feliz, que já só pensava na próxima “aventura”.

Ainda mal refeitos da maratona, todos se diziam dispostos a entrar noutra, o que deverá acontecer em 2015, mas no sentido Faial-Pico.

Grande satisfação era a imagem de marca de todos os que conseguiram chegar à outra margem (Faial), relatando aspectos da travessia, que contou com diferentes tipos de mar, devido às correntes.

Recorde-se que esta foi uma iniciativa do Grupo Nadar Açores, que tem como Responsável Vitor Medina, o qual por diversas vezes agradeceu ao Clube Naval da Horta todo o apoio dado a este evento.

O Clube Naval da Horta apoiou esta iniciativa, com assistência no mar, tal como foi solicitado pela Organização. O Presidente da Direcção do CNH, José Decq congratula-se com o feito alcançado por estes nadadores e agradece a todos os sócios e colaboradores desta instituição o apoio dado nesta iniciativa.

E como símbolo e registo desta travessia, Vitor Medina fez questão de que José Decq Mota assinasse os postais (um para cada nadador e um para o CNH) que comprou no Peter relativos ao “Diário de Bordo”, os quais foram previamente carimbados com o selo do Clube Naval da Horta.

Os recordistas têm idades bastante díspares, se tivermos em conta que o mais novo conta 22 anos anos e o mais velho 59 anos, completando 60 no próximo mês (Duarte Simões).

Dos 14 nadadores que projectaram fazer a travessia, 5 não a concretizaram, por diferentes razões: Raquel Furtado, da Madeira, mas a residir no Faial; Camilo Moniz e Ricardo Bettencourt, ambos de São Miguel; João Medeiros, da Terceira e João Esteves, do Faial.

Testemunho de Miguel Arrobas:
“Eu e o Miguel Furtado chegámos em linha, com o tempo de 2 horas e 11 minutos. A travessia correu lindamente, embora tenha sido difícil, porque o mar estava complicado. Apanhámos muita ondulação e vento, com a particularidade de a ondulação estar sempre a vir do lado direito, ou seja, para o lado em que respirávamos, tanto eu como o Miguel Furtado. Engolimos um bom bocado de água o que nos deixou com a garganta um pouco arranhada, mas chegámos ao Faial, que era o grande objectivo. Apenas tínhamos como referência as 2 horas e 20 minutos do norte-americano que fez este mesmo Canal, mas no sentido contrário. Esse tempo constitui o recorde da travessia Faial-Pico. Na direcção oposta, que foi o que nós fizemos, não há grandes registos aparentemente, mas seja qual for, foi o melhor tempo de sempre nesta travessia. Por isso, sinto-me naturalmente satisfeito. Quero agradecer o apoio do Clube Naval da Horta com os barcos de segurança no mar e todas as pessoas disponíveis para isso”.

Testemunho de Miguel Furtado:
“Não foi difícil. O mar não estava óptimo, mas podia estar muito pior. Sentia-me preparado para chegar ao fim, mas com mar pior nunca teria conseguido neste tempo. Um dos objectivos, embora não fosse o principal, era bater o tempo de referência, que eram 2 horas e 20 minutos. Estou muito satisfeito e quero fazer outras travessias. Para o ano se houver, estou cá novamente. Esta foi a minha primeira travessia. Pratico natação desde miúdo e outros desportos que envolvem nadar no mar, nomeadamente triatlo. É disto que eu gosto e que quero continuar a fazer. Nadar em mar e em piscina não tem nada a ver. O sentido de orientação é completamente diferente no mar e em 8 quilómetros, para encontrar um ponto de referência, é ainda mais complicado. Os barcos foram fundamentais para nos apoiar. Agora quero nadar para melhorar, treinar e é para repetir, sem dúvida”.


Miguel Furtado chegou em linha com Miguel Arrobas e também foi muito saudado à chegada

Testemunho de Letícia Toste:

“Dedico este recorde aos meus filhos: Frederico e Adriana Ferrão. Sinto uma satisfação muito grande e estou contente comigo própria”.


Atrás, da esquerda para a direita: Nuno Braga (que completou 42 anos no dia da travessia), Vítor André, Duarte Simões e João Medeiros (não concluiu a travessia)
Á frente, pela mesma ordem: Miguel Arrobas, Miguel Furtado, Vitor Medina, José Decq Mota e Rodrigo Ferreira
Nesta fotografia falta Luís Francisco, de São Miguel, que logo que completou a travessia, preferiu ir descansar, e Letícia Toste, da Terceira (na foto abaixo), para completar o grupo dos 9 que fez a travessia do Canal Pico-Faial este sábado, 2 de Agosto

Fotografias de: Cristina Silveira

Travessia do Canal Pico-Faial, 2 de Agosto de 2014:

Miguel Arrobas – Lisboa – 40 anos – não usou fato isotérmico – 2:11’31’’38
Miguel Furtado – São Miguel – 22 anos - usou fato isotérmico – 2:11’34’’03
Rodrigo Ferreira – Terceira – 23 anos - usou fato isotérmico – 2:41’24’’33
Luís Francisco – São Miguel – 42 anos - usou fato isotérmico – 2:43’26’’78
Nuno Braga, Terceira – 42 anos - não usou fato isotérmico – 3:34’07’’96
Duarte Simões – Terceira – 59 anos não usou fato – 3:35’00’’00
Vítor André – Faial – 50 anos – usou fato isotérmico – 3:37’00’’00
Letícia Toste – Terceira – 46 anos - não usou fato isotérmico – 3:43’00’’00
Vitor Medina – Terceira – 49 anos - usou fato isotérmico – 3:51’00’00

Veja as fotos do evento no site CNH/Arquivo/Galeria ou no Google+ do CNH