Festival Náutico: Torneio Semana do Mar Individual de Semi-Rápidas de Xadrez, realiza-se este sábado, 9 de Agosto

Rui Campos salienta que jogar xadrez implica estudo, disciplina e concentração”

Fotografia de: Cristina Silveira

Inserido no Festival Náutico da Semana do Mar 2014, realiza-se este sábado, 9 de Agosto, o Torneio Semana do Mar Individual de Semi-Rápidas de Xadrez, organizado pela Secção de Xadrez do Clube Naval da Horta (CNH).

Este evento destina-se à equipa de Xadrez do CNH e a toda e qualquer pessoa que queira participar. Em 2013, a iniciativa juntou 12 jogadores, número considerado como “muito bom” pelo Responsável pela Secção de Xadrez do Clube Naval da Horta, Rui Campos.



Os mais novos poderão inscrever-se na Classe até aos 18 anos de idade e os restantes na Classe Sénior. As inscrições estão abertas até ao dia da prova, inclusive. Os prémios contemplam os 3 melhores jogadores.

Cada jogador tem 20 minutos e aquele que ultrapassar este tempo sem ter feito o seu jogo, perde por tempo, por isso é que se trata de um Torneio de Semi-Rápidas. Caso se verifique algum xeque-mate ou desistência, o jogo acaba.

“O objectivo – explica este Responsável – é divulgar a modalidade. Há muita gente a jogar, mas jogar bem é diferente. Estamos a falar de um jogo que requer imenso treino, além de ser necessário gostar muito”.

Rui Campos, jogador há mais de 25 anos, sublinha que “é preciso estudo, disciplina e concentração para jogar xadrez”, o que faz com que “muitas pessoas não estejam dispostas a isso. Vão jogando, mas quando se trata de elevar o jogo a outro nível, torna-se bastante difícil”.

Este amante do xadrez frisa que este é um jogo com “uma complexidade enorme”, recordando que “já foram feitos milhões de jogos no mundo, não havendo nada que se repita”.

A Cerimónia da Entrega de Prémios será pelas 19 horas deste sábado, nas instalações do CNH.