cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

EDP – X Campeonato Nacional de Infantis e Iniciados em Tróia

“Resultado final dos velejadores do CNH é aceitável, mas ficou por mostrar um pouco mais das suas capacidades”, afirma o Treinador Duarte Araújo


Duarte Araújo acompanhado pelos “seus” velejadores de quem espera prestações mais elevadas, logo que a experiência e o treino o permitam

Decorreu de 5 a 7 do corrente, em Tróia, entre a Praia da Galé e a Praia do Bico das Lulas, o EDP - X Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados, cujos representantes dos Açores foram os velejadores do Clube Naval da Horta (CNH) Lucas Silva, Bernardo Melo e Ricardo Henriques.

Os atletas fizeram-se acompanhar pelo Treinador de Vela Ligeira do CNH, Duarte Araújo.



Este Campeonato foi uma iniciativa da Federação Portuguesa de Vela em conjunto com a Associação Regional de Vela do Centro e em co-organização com o Clube de Vela do Barreiro, que contou com o patrocínio da EDP e o apoio da Fidelidade Mundial e da Marina de Tróia.

A comitiva faialense regressou à Horta esta semana. Aqui fica o balanço final da participação desportiva da equipa do Clube Naval da Horta neste Nacional de Optimist, feito pelo Treinador Duarte Araújo:

Os velejadores partiram do Faial para participar no Campeonato Nacional depois de se terem sagrado Campeões Regionais numa prova realizada nas Lajes do Pico. Encontraram uma frota de 103 barcos divididos em duas, sendo que a deles tinha 72 velejadores. Depois de terem começado o Campeonato com 3 largadas adiantadas, o Bernardo voltou atrás e largou legalmente, mas em último, tendo terminado essa regata na 40ª posição. Os restantes foram apanhados fora e não foi o melhor começo para esta competição nacional. A primeira regata era logo para descartar. Na segunda regata, os velejadores largaram melhor, mas os resultados não foram os desejáveis.

No segundo dia, após várias horas no mar, entre voltar a terra e ficar novamente à espera de vento, acabou por não se conseguir realizar mais nenhuma regata. Como tal, foi um dia extremamente cansativo para todos e sem nenhuma regata realizada. No último dia, o vento apareceu, mas apenas no limite da realização de regatas, com muita corrente, pouco vento e uma frota enorme. O Lucas não conseguiu largar bem e ficou preso na linha de largada; já o Bernardo conseguiu sair bem da linha e fazer uma bela regata. O Ricardo foi sempre a melhorar a cada regata, conseguindo surpreender pela sua concentração e vontade.

O resultado final dos velejadores do Clube Naval da Horta é aceitável. No entanto, ficou por mostrar um pouco mais das suas capacidades e espera-se que, com mais alguma experiência e treino, consigam melhorar bastante as classificações”.


A participação neste Campeonato permitiu aos velejadores do CNH ganhar experiência e contacto com frotas grandes


Durante 3 dias estiveram em Prova 103 barcos

Fotografias cedidas por: Duarte Araújo

Mais detalhes consulte a Classificação Final