cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

67 Anos de Vida do Clube Naval da Horta: Jantar Comemorativo juntou cerca de 500 pessoas, no Centro Paroquial das Angústias

Foram Entregues Prémios nas modalidades de Canoagem, Pesca Desportiva, Botes Baleeiros, Vela Ligeira, Vela de Cruzeiro e Mini-Veleiros

Terminou este sábado, dia 4, o Programa Comemorativo dos 67 Anos de Vida do Clube Naval da Horta (CNH), com o Jantar de Aniversário, que juntou cerca de 500 pessoas entre Dirigentes, Funcionários, Colaboradores, Treinadores, Desportistas e Convidados representantes de diversas instituições da ilha e da Comunicação Social. As actividades destinadas a assinalar a data começaram no dia 14 de Setembro e contemplaram um leque muito variado de eventos. Projecção de centenas de fotografias relativas a provas das diversas modalidades, música, convívio e muitos prémios marcaram a noite, onde não faltaram alguns discursos e o apagar das velas ao som dos parabéns cantados.

As velas foram apagadas pelos Presidentes da Direcção, da Assembleia-Geral e do Conselho Fiscal do Clube Naval da Horta



Apesar dos 67 Anos de Vida comemorados este sábado, dia 4, o Clube Naval da Horta (CNH), oficialmente criado a 26 de Setembro de 1947, pode considerar-se um jovem dinâmico e activo, sempre na senda do crescimento e aperfeiçoamento. Após o Jantar Comemorativo da efeméride, o Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta, José Decq Mota, agradeceu a presença de todos, e eram cerca de 500 pessoas no Centro Paroquial das Angústias, entre Dirigentes, Funcionários, Colaboradores, Treinadores, Desportistas e Convidados representantes de diversas instituições da ilha, bem como de alguns Órgãos de Comunicação Social locais.

José Decq Mota começou por dizer que, “tradicionalmente, o Jantar de Aniversário do CNH é concorrido”, o que se confirmou novamente este ano. Para este Dirigente, “é sinal do reconhecimento da actividade deste Clube, que este ano foi muito intensa”. E frisou: “Neste ano de 2014, a actividade do Clube Naval da Horta foi especialmente intensa e diversificada, com um número de eventos muito elevado”. Neste contexto, “saiu reforçado o esforço desta instituição em promover a Cidade da Horta, a Ilha do Faial e a Região Açores”.

O Presidente da Direcção do CNH reafirmou “o grande esforço que tem vindo a ser feito no sentido de melhorar as condições estruturais desta casa”, que teve como actividades marcantes este ano, o Campeonato Nacional da Classe Access (Vela para pessoas com mobilidade reduzida), organizado pelo CNH, tratando-se de uma prova oficial de âmbito nacional.

Neste sentido, recordou, também, a realização da XXVI edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, que “já ganhou estatuto próprio e capacidade de atracção”.

Quanto ao Campeonato da Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial 2014, “embora a meteorologia tenha prejudicado bastante a realização de várias regatas”, a verdade é que se realizaram as 8 provas previstas no calendário. Este Campeonato resulta de uma parceria entre o CNH e as Juntas de Freguesia do Faial que detêm património baleeiro, designadamente, bote, como é o caso do Salão, Capelo, Castelo Branco, Feteira e Angústias.

Em termos de actividade, este Dirigente sublinhou, ainda, o funcionamento do Centro de Formação de Desportistas Náuticos do CNH, que tem vindo a dar resposta às várias solicitações verificadas.

Outra iniciativa “sempre muito marcante” tem sido a realização das Náuticas no Bar, destinadas a juntar mais conhecimento ao que já existe sobre temáticas relacionadas com o mar.

E para que o Clube Naval da Horta consiga levar a bom porto a vasta panóplia de acções que constam do seu Plano de Actividades e outras que vão surgindo, “tem contado com muitos e importantes apoios”, como é o caso do Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) e dos diversos apoios do Governo Regional dos Açores e ainda de apoios informais de vários Departamentos do Governo. “Absolutamente essencial” tem sido o trabalho desenvolvido com a Portos dos Açores S.A., que José Decq Mota reputa como “uma cooperação perfeita” e isso acontece “pela vontade e empenho das pessoas que trabalham no Clube e nesta empresa”. Foi igualmente reconhecida a colaboração que tem sido dada pela Capitania do Porto da Horta, “com demonstrações de compreensão e lealdade”.


José Decq Mota agradeceu e enalteceu o trabalho dos funcionários e voluntários do Clube e o apoio de várias entidades, essencial à actividade desta instituição

José Decq Mota referiu, igualmente, o apoio dado por outras entidades ligadas à portuária, bem como patrocinadores privados, que são vários, “os quais reconhecem a credibilidade da acção do Clube Naval da Horta, ajudando a promover o trabalho desta casa”.

Uma palavra “muito especial” foi dirigida aos voluntários, sócios e não sócios, que, entre outros aspectos, colaboram na segurança no mar, na fiscalização de bóias, colocação e retirada de bóias e privados – sócios, amigos e outros – que emprestam barcos, etc. “Sem este apoio determinante, não seria possível todo este volume de iniciativas”, sustenta o Responsável máximo pelo Clube Naval da Horta, instituição que está a entrar numa nova época desportiva, e no fim do ano entrará num novo ciclo de vida, tendo em conta a realização de eleições em Novembro próximo.

Com receio de esquecer alguém, José Decq Mota deixou um reconhecimento genérico a todos os que têm colaborado com o Clube Naval da Horta.

No seu discurso, diferenciou 3 pessoas voluntárias:
- José Macedo, “fotógrafo amador de grande categoria”, cada vez mais virado para a fotografia náutica, que integrou Comissões de Regata e desempenhou outras funções;
- Carlos Silva, colaborador, que se encontra doente, e que ao longo de todo o Verão, durante os fins-de-semana, sempre deu apoio nos semi-rígidos aos Botes Baleeiros;
- Vítor Mota, mestre da lancha baleeira “Walkiria”, “que tem feito um trabalho precioso a favor do Clube Naval da Horta”. Para José Decq Mota, “estas 3 pessoas simbolizam, em 2014, o trabalho voluntário intensivo ao CNH”. Este Dirigente realçou, ainda, o trabalho que é realizado pelos funcionários do Clube, “a quem se deve grande parte do sucesso desta instituição”.

A encerrar, o Presidente da Direcção desta instituição agradeceu aos que viabilizaram esta iniciativa no Centro Paroquial das Angústias, na pessoa do pároco, padre Paulo Silva, presente nesta festa.

Federação de Clubes Navais nos Açores


O Director Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Filipe Porteiro, sugeriu a criação de uma Federação de Clubes Navais nos Açores

O Director Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Filipe Porteiro, em representação do Secretário da tutela, deu os parabéns ao Clube pela passagem do 67º Aniversário, realçando que se trata de “uma instituição com uma actividade muito intensa em diversas valências, a qual promove e projecta o Faial e os Açores no Mundo”. Para este governante, “o Clube Naval da Horta diferencia-se dos 13 clubes navais dos Açores no activo”.

Referindo-se ao Projecto Portugal Náutico, de âmbito nacional, uma iniciativa conjunta da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e do Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar em Portugal, apresentada o mês passado, a nível regional, apenas na cidade da Horta, cuja aposta é no turismo náutico, o Director Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que “os Açores têm uma cultura náutica que se diferencia, podendo ser uma peça fundamental no sentido de projectar o país para o mar”. Este político defende que “seria interessante criar uma Federação de Clubes Navais na Região com o objectivo de ajudar a promover, ainda mais, a cultura náutica dos Açores”.

As velas do bolo foram apagadas pelos Presidentes da Direcção (José Decq Mota); Assembleia-Geral (Luís Carlos Decq Mota) e Conselho Fiscal (Luís Paulo Morais) ao som dos parabéns cantados pelos presentes.




Este espaço revelou-se insuficiente para reunir todos os convivas, pelo que as mesas colocadas no alpendre também foram ocupadas




Fotografias de: Carlos Pedro

CANOAGEM

Campeonato de Ilha:

Veterano C Masculino:

Frederico Benjamim

Júnior Masculino:

Gonçalo Sousa

Cadete Masculino:

Octávio Moreira

Guilherme Nunes

Cadete Feminino:

Patrícia Piedade

Infantil Masculino:

Clésio Pereira

David Graça

Leandro Curvelo

João Ponte

Iniciado Feminino;

Mariana Rosa

Menor Masculino:

Ricardo Valadão

Francisco Lourenço

PESCA DESPORTIVA

Campeonato de Pesca Desportiva de Costa:

Carlos Medeiros

José Silva

José Armando Silva

Maior exemplar: Samuel Raposo – Veja: 1,050 kg

Campeonato de Pesca Desportiva de Barco de Fundo – patrocinado pelo Espaço X:

“Rosana” – Hélder Fraga

“Senhora da Guia” – Renato Azevedo

“100 Peixes” – Cláudio Garcia

Lembrança do patrocinador para Jorge Oliveira “100 Peixes”

Maior exemplar: “Gustavo” – José Resendes – Congro: 8,640 kg

Campeonato de Pesca Desportiva de Barco de Corrico – patrocinado pela Empresa Delfim Vargas:

“Rosana” – Hélder Fraga

“Senhora da Guia” – Renato Azevedo

“Zeus” – Jorge Oliveira

Maior exemplar: “Rosana” – Hélder Fraga – Anchova: 4,810 kg

Prova do 67º Aniversário de Pesca Desportiva de Costa do CNH:

José Armando Silva

José Escobar

Teles Neves

Prova do 67º Aniversário de Pesca Desportiva de Barco do CNH:

“Rosana” – Hélder Fraga

“100 Peixes” – Cláudio Garcia

“Gustavo” – José Resendes

BOTES BALEEIROS:

Campeonato Local de Vela 2014

“Senhora do Socorro” – Oficiais: Pedro Garcia/José Alberto Norte

“Capelinhos” – Oficiais: Luís Decq Mota/César Matos

“Senhora das Angústias” – Oficiais: Nuno Silva/José Gonçalves

Regata do 67º Aniversário do CNH:

Vela

Senhora do Socorro” – Oficial: Pedro Garcia

“Capelinhos” – Oficial: Luís Decq Mota

“Senhora das Angústias” – Oficial: José Gonçalves

VELA LIGEIRA:

Torneio 67º Aniversário do CNH:

Uma vez que os velejadores das Classes Optimist, Laser 4.7 e 420 se encontravam a participar na 1ª Prova do Campeonato Regional, na ilha do Pico, a Entrega de Prémios da Prova do 67º Aniversário do CNH foi realizada no dia 27 de Setembro. Assim sendo, foram entregues os Prémios da

Classe Access:

Libério Santos

Rui Dowling

MINI-VELEIROS:

Troféu do 67º Aniversário do CNH:

Hedi Costa

João Nunes

António Pereira

VELA DE CRUZEIRO:

Campeonato de Ilha de Vela de Cruzeiro 2014

Classe ORC B:

“No Stress” – António Pedro Oliveira

“Além Mar” – António João

“Tuba V” – Fernando Rosa

Classe ORC A:

“Azul” – Luís Quintino

“Rift” – Carlos Moniz

“Mariazinha” – Manuel Gabriel Nunes

Regata do 67º Aniversário do CNH:

Classe ORC B:

“No Stress” – António Pedro Oliveira

“Tuba V” – Fernando Rosa

“Rajada” – António Luís

Classe ORC A:

“Rift” – Carlos Moniz

“Mariazinha” – Manuel Gabriel Nunes

“Air Mail” – Luís Decq Mota

Diplomas de Participação aos velejadores que participaram nas Provas de Vela de Cruzeiro em 2014:

CLASSE OPEN

Embarcações:

- Slowfox”

- “Komejafu”

- “Soraya”

- “Solaris”

- “Ilhéu Deitado”

- “Primo”

- “Patagónia”

- “Ilha da Ventura”

- “Stella Maris”

- “Grizu”

- “Synergy”

- “Hot Stuff”

- “Alta Pressão”

- “Kasia”

- “Boreas”

- “Gabriel of Barth”

- “Ofelia”

- “Trillemus”

- “Anfitrite”

- “Reflections”

- “5 Estrelas”

Por fim, foram entregues os Prémios relativos à Regata de Botes Baleeiros “Senhora do Socorro”, da Freguesia do Salão:

“Senhora das Angústias” – Oficial: José Gonçalves

“Capelinhos” – Oficial: Luís Decq Mota

“Senhora do Socorro” – Oficial: Pedro Garcia

O Presidente da Junta de Freguesia do Salão, Luís Rodrigues, também entregou Diplomas de Participação às restantes Freguesias que detêm património baleeiro na Ilha do Faial, e que participaram nesta e nas outras Regatas do Campeonato da Ilha do Faial 2014:

- Capelo

- Castelo Branco

- Feteira

- Angústias



Luís Rodrigues aproveitou a oportunidade para cumprimentar, publicamente, o Clube Naval da Horta pela passagem do seu 67º Aniversário, afirmando que era “um grato prazer” poder entregar estes prémios no decorrer da festa de anos do Clube. Mais do que os prémios – geralmente simbólicos – a opinião unânime dos presentes foi de que o importante é a participação e o convívio que estes eventos proporcionam.

Veja as fotos do evento no site CNH/Arquivo/Galeria ou no Google+ do CNH